alerta total
Alerta de umidade do ar abaixo de 12% em cidades de MT
É recomendado que a população beba bastante água,
Variedades

A Defesa Civil de Mato Grosso alerta a população para os cuidados com a saúde diante da baixa umidade relativa do ar no Estado nesta sexta-feira (16.08).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 33 municípios das regiões centro-sul, sudeste e sudoeste mato-grossenses estão em zona de grande perigo, com umidade relativa do ar abaixo de 12% (veja no final da matéria).
O coordenador de prevenção e preparação da Defesa Civil estadual, subtenente BM José Bruno de Souza Filho, observa que, além de facilitar os incêndios florestais, o tempo seco pode ser prejudicial à saúde.
“A baixa umidade do ar pode resultar em danos à saúde, como agravamento de doenças respiratórias, além de provocar desconforto nos olhos, ressecamento da pele e contribuir para a desidratação”, pontua.
Para esse período, a recomendação é evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, bem como a prática de exercício físico intenso.
Além disso, é fundamental a hidratação. É recomendado que a população beba bastante água, ainda que não esteja com sede, consuma alimentos leves, umidifique o ambiente e mantenha a pele hidratada.
Confira os municípios em alerta de umidade abaixo dos 12%: Acorizal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Curvelândia, Dom Aquino, Glória D’Oeste, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Jangada, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Pedra Preta, Poconé, Ponte Branca, Porto Estrela, Poxoréu, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Várzea Grande.
Outros municípios do Estado também estão com alertas de perigo e perigo potencial, com umidade do ar abaixo de 30%. Para ambos os casos, as recomendações de hidratação são as mesmas.
Alertas
Para receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de seu interesse. O recebimento das mensagens é gratuito.

Variedades
Crédito para Crescer: Desenvolve MT fortalece apoio a empreendedores em Cáceres e Rondonópolis
Agência de fomento do Estado amplia presença no interior e apresenta soluções financeiras para impulsionar negócios locais

A Desenvolve MT promoveu, nesta semana, ações estratégicas nos municípios de Cáceres e Rondonópolis, com o objetivo de estreitar o relacionamento com empreendedores e ampliar o acesso ao crédito em Mato Grosso.
Na quinta-feira (12.6), a cidade de Cáceres recebeu a palestra “Crédito para Investir e Crescer: Oportunidades para sua Empresa”, que atraiu mais de 160 participantes ao auditório da Escola Técnica Estadual Professor Adriano Silva. O evento foi realizado com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
O secretário da pasta, Wilson Kishi, destacou a importância da iniciativa para fortalecer os laços entre o município e o Governo do Estado. “Essa ação mostra que Cáceres quer estar mais próxima da Desenvolve MT. A presença expressiva do público foi fruto de um trabalho de mobilização, e reforça o desejo da população de empreender com apoio do crédito estadual”, afirmou.
Durante a programação, a equipe da Desenvolve MT apresentou as principais linhas de crédito da instituição, voltadas ao fortalecimento de pequenos negócios, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Os empresários puderam esclarecer dúvidas com atendimento personalizado e entender melhor como acessar os financiamentos oferecidos.
-
Judiciário7 dias atrás
Sindicato pede ao CNJ suspensão de contrato temporário e convocação de aprovados no concurso do TJMT
-
Judiciário7 dias atrás
Justiça prorroga prisão temporária de casal acusado de ser mandante da morte do advogado Renato Nery
-
Cidades5 dias atrás
Motoristas de aplicativos em Cuiabá e VG aderem à campanha ‘Fique Off’
-
Esporte7 dias atrás
Lucas Mineiro brilha e garante vitória do Cuiabá sobre o Paysandu na Arena Pantanal
-
Judiciário4 dias atrás
Mauro Cid admite interferência de Bolsonaro em minuta golpista
-
Economia6 dias atrás
Governo de MT apresenta LDO e projeta orçamento de R$ 39,8 bilhões para 2026
-
Judiciário5 dias atrás
TCE suspende concorrência de R$ 2,6 bilhões da Sinfra após denúncia de irregularidades
-
Saúde6 dias atrás
SES reforça importância do Teste do Pezinho e debate ampliação do programa em encontro estadual