VÁRZEA GRANDE

Variedades

Abrasel-MT orienta bares e restaurantes a proibirem cigarro eletrônico

Por ter um aroma agradável como menta, chiclete, dentre outros, muitos usuários pensam que o produto é inofensivo

Publicado em

Variedades

Crédito: HAZEMMKAMAL/istock

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel-MT) está orientando os empresários e gerentes do ramo que comuniquem claramente que é proibido fumar, inclusive cigarros eletrônicos dentro do ambiente.

“Existe uma Lei que diz que o cigarro é proibido em locais fechados ou parcialmente fechados. Então, caso o restaurante queira ter o fumódromo, o correto é que se tenha um espaço não coberto para isso. Inclusive, os fumantes de cigarro eletrônico devem fazer uso deste local também”, explica a presidente da Abrasel-MT, Lorenna Bezerra.

Vale destacar que o mesmo vale para os espaços de festas, casamentos, formaturas e buffets.

Por ter um aroma agradável como menta, chiclete, dentre outros, muitos usuários pensam que o produto é inofensivo. A utilização tem crescido, principalmente entre os jovens. Porém, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) afirma que o vapor emitido por estes aparelhos pode causar ou aumentar as chances de infecções pulmonares, como é o caso do enfisema pulmonar.

Também pode causar dermatite, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer. Outro risco está relacionado às substâncias químicas presentes no líquido, que podem causar danos às moléculas, aumentando o risco de acidente vascular cerebral (AVC), especialmente em mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional.

Leia Também:  Faissal apresenta projeto que efetiva alíquota de 12,5% para o etanol

“Temos percebido que os empresários estão com dúvidas em relação a esse tema, se pode ou não pode. Até porque os clientes que fazem uso acham que não estão incomodando por conta do cheiro agradável que emite, mas quem não é fumante se sente prejudicado. Esclarecer esse ponto é uma questão de bem-estar social”, observa Lorenna.

Para quem se interessar mais sobre o assunto, vale a pena dar uma olhada na Lei nº 12.456 de 14 de dezembro de 2011, que proíbe expressamente “o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público, em todo país”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Homem fica gravemente ferido ao perder controle de caminhonete e bater em árvore na MT-251

Quando as equipes chegaram no local, outros condutores relataram que o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pisTa e bateu na árvore

Publicados

em

Foto: PMMT

Um homem de 50 anos ficou gravemente ferido, após bater sua caminhonete Mitsubishi L-200 em uma árvore, na MT-251, conhecida como Estrada de Chapada, na manhã desta segunda-feira (27). Ele sofreu várias fraturas ao ficar preso nas ferragens.

De acordo com o Batalhão de Trânsito, o acidente aconteceu por volta das 10h50. Quando as equipes chegaram no local, outros condutores relataram que o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pisTa e bateu na árvore.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e retirou a vítima das ferragens. O homem foi encaminhado para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), com múltiplas fraturas. O tráfico na região ficou lento e estava funcionando no sistema pare e siga, mas já foi liberado e segue normal.

A Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) foi acionada e deve investigar as causas do acidente.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  ALMT promove debate sobre ciclo de formação humana
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA