VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Variedades

2ª Fase da Campanha de Vacinação contra Sarampo começa nesta segunda-feira

Publicado em

Variedades

Da Redação

Nesta segunda-feira (18) começa a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, o inicio da campanha acontece em todo o país.

Pessoas com idades entre 20 e 29 anos são os alvos desta segunda fase da campanha, já que esta faixa etária é a que mais possui casos registrados da doença, de acordo com dados do último Boletim Epidemiológico, do Ministério da Saúde, nos últimos 90 dias já foram mais de 1.700 casos em jovens desta faixa etária.

De acordo como secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, um dos motivos que coloca este público como vulnerável, é o fato que os mesmos não tomaram a vacina em nenhuma frase da vida, e nos casos que houve a vacina, os mesmos não voltaram para a aplicação da segunda dose.

Para conseguir atingir o público com maior eficácia, uma das estratégias do ministério é realizar a campanha em locais com grande fluxo de pessoas e será realizado em conjunto com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e também com as secretarias municipais de saúde.

Sarampo

É uma doença extremamente contagiosa causada pelo vírus Measles morbillivirus, os  principais sintomas da doença, são febre, que podem ser superiores a 40ºC, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

Dois ou três dias após o inicio dos sintomas, formam-se pequenos pontos brancos dentro da boca, entre três e cinco dias aparece uma mancha vermelha e plana na face e se espalha rapidamente pelo resto do corpo.

Os sintomas começam-se a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias. Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações, as quais podem incluir, entre outras, diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia. A rubéola e a roséola, apesar de causarem sintomas semelhantes aos do sarampo, são causadas por vírus diferentes e apresentam características distintas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Variedades

Fortes chuvas deixa casas sem energia na região de Várzea Grande

Tês árvores e dois postes caíram na Estrada da Guarita, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá

Publicados

em

Foto: Reprodução/Guarda Municipal

Na sexta-feira (24) logo após um temporal que atingiu algumas regiões de Várzea Grande e Cuiabá, deixou mais de 2 mil casas sem energias. O fato aconteceu depois de três árvores e dois postes caírem na Estrada da Guarita, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, em razão da forte chuva que atingiu a região.

De acorco com informações a Concessionária Energia informou que, em menos de uma hora, cerca de 99% das residências tiveram o fornecimento de energia restabelecido. No entanto, cerca de 13 casas ainda ficaram sem energia, com previsão de normalização ao longo do dia.

Segundo o gerente de construção e manutenção, Rogério Fernandes, a energia sofreu instabilidade na região porque as árvores caíram sobre a rede que fornece eletricidade, fazendo com que um cabo se rompesse e caísse em um poste. Ao todo, 2.180 casas ficaram sem energia. “Com isso foi necessário enviar equipes especializadas junto com o Corpo de Bombeiros para fazer a poda da árvore e também fazer manutenção na rede para restabelecer a energia”, contou.

Vale rresaltar que nesta sexta (24) o município de Várzea Grande publicou um decreto de situação de emergência por causa das chuvas registradas na cidade. A medida vale por 180 dias e permite que a prefeitura mobilize a Defesa Civil e outros órgãos municipais para implementar algumas medidas de resposta aos estragos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA