VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Variedades

17ª Parada da Diversidade Sexual acontece em Cuiabá neste sábado

Publicado em

Variedades

Da Redação

“Tire seu preconceito do caminho que estamos passando com nosso amor” é o lema principal da 17ª da Parada da Diversidade Sexual que acontece neste sábado (16) em Cuiabá.

A concentração está marcada para as 14h na Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá, após a concentração a caminhada segue para a Orla do Porto. A organição estima que 20 mil pessoas compareçam na Parada deste ano, que contará apresentações artísticas regionais e nacionais.

Clovis Arantes, um dos organizadores do encontro, explica que a Parada da Diversidade Sexual é uma maneira de ampliar o espaço de luta, dando visibilidade à causa e levando informação à sociedade.

“Continuamos ainda tendo que gritar que existimos e queremos viver segundo nossos desejos. Contrariando à muitas pessoas desinformadas, não buscamos privilégios, mas exigimos igualdade de direitos e respeito às diferenças de cada um”, explica.

Os debates abordados vão além da sexualidade, se trata de um ato de resistência e reivindicação de direitos à comunidade LGBTQI+ no contexto social como um todo: direitos, mercado de trabalho, entre outros. A nova Previdência Social é a pauta com maior destaque nesta edição.

“Travestis, homens e mulheres trans sofrem todos os dias a dor de serem preteridos quando saem em busca de uma vaga de trabalho. Não são poucas as denúncias de abuso, somente por conta da orientação sexual, e, ou, identidade de gênero. Isso se apresenta nas mais variadas formas. Além do mais, será que teremos direito a aposentadoria? ”, questiona Clovis.

A 17ª edição da Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá é uma realização do Grupo Livremente: Conscientização e Direitos Humanos LGBTQI e do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual de Cuiabá (CMADS). Coordenação Geral do Conselho Estadual de Educação, União Brasileira de Mulheres, Mães pela Diversidade e Conselho da Juventude (Conjuv).

O encontro tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Prefeitura de Cuiabá, Central Única dos Trabalhadores (Cut), Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro (Seeb – MT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep MT e Sintep Cuiabá), Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Defensoria Pública, Polícia Militar (PM), da Secretaria de Mobilidade Urbana (Sembo) e do Corpo de Bombeiros atuarão prestando suporte técnico.

Foto: Reprodução

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Variedades

Detran reciclou quase 57 mil de veículos em todo o Estado em seis anos

Os veículos estavam nos pátios de 61 Ciretrans, 33 agências em todo Estado e pátios de delegacias

Publicados

em

Foto : Detran-MT

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou, de 2019 a 2024, a descontaminação e reciclagem de 56.658 veículos que estavam nos pátios de 61 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), 33 agências municipais no interior do Estado e pátios de delegacias da Polícia Judiciária Civil.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressalta que a ação é um trabalho contínuo realizado desde o início da atual gestão para manter os pátios sempre organizados e dar a destinação correta aos materiais poluentes, preservando a saúde pública e o meio ambiente.

O processo de limpeza começa com a separação, descontaminação, prensagem, pesagem e reciclagem das sucatas e veículos inservíveis, relatou o gerente de Leilão do Detran-MT, Lupércio de Lima Soares.

Todos os veículos que passaram pela reciclagem foram removidos, recolhidos ou apreendidos pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e não possuíam mais condições de transitar pelas vias públicas.

“São carros e motocicletas que estavam parados nos pátios das Ciretrans das agências municipais e que não foram reivindicados pelos proprietários no prazo de um ano, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro”, explicou Lupércio.

Antes do processo de descontaminação e reciclagem, os proprietários dos veículos sempre são notificados pelo Detran-MT via edital que é publicado no Diário Oficial do Estado. Porém, muitas vezes, não providenciam a regularização e a retirada do veículo antes do prazo de 12 meses.

Para realizar a descontaminação dos veículos, é retirada a bateria, óleo, combustível e pneus, dando à empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem.

Após o processo de reciclagem, o Detran-MT realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos seguintes.

Além da ação contínua de reciclagem dos veículos inservíveis, o Detran-MT também realizou, na atual gestão, seis leilões de 4.694 motocicletas, automóveis, caminhonetes e ciclomotores, limpando os pátios da sede do Detran, em Cuiabá, das unidades da autarquia no interior do Estado bem como os pátios das agências municipais e das delegacias da Polícia Judiciária Civil.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA