VÁRZEA GRANDE

"Potencial"

Senac-MT inicia qualificação de garçons e camareiras, em Cuiabá

As duas turmas totalizam quase 50 vagas gratuitas para trabalhadores de bares, restaurantes, hotéis e pousadas da capital e de cidades vizinhas.

Publicado em

Turismo

Foto: Assessora/SENAC-MT

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), deu início aos cursos de Aperfeiçoamento para Garçons e Garçonetes e para Camareiras em Meios de Hospedagem, no Centro de Educação Profissional (CEP), em Cuiabá.

As duas turmas totalizam quase 50 vagas que foram oferecidas gratuitamente pelo Senac-MT aos trabalhadores de bares, restaurantes, hotéis e pousadas da capital e de cidades vizinhas, como Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.
De acordo com o diretor regional do Senac-MT, Carlos Rissato, os cursos foram estruturados a partir de uma demanda identificada pela instituição junto ao empresariado dos setores de turismo e hospitalidade, durante o Fórum Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2022), realizado pela Fecomércio-MT, em junho deste ano.
“Esses setores foram um dos mais atingidos durante a pandemia e estão encontrando aos poucos sua rota de crescimento. Só em 2021, por exemplo, o setor de turismo foi responsável pela abertura de 16,7 mil novas empresas em Mato Grosso, gerando abertura de novos postos de trabalho e grande necessidade de profissionais qualificados”, destaca Rissato.
A formação, com cargas horárias totais de 40 horas-aula para os garçons e garçonetes e 16 horas-aula para camareiras, está sendo conduzida pela instrutora do Senac-MT, Érika Corrêa da Costa, pós-graduada em Gestão Hoteleira.
Ela explica que a maioria dos alunos já atua há certo tempo na área, mas sem uma formação específica. “O conteúdo programático abordará, entre outros tópicos, o desenvolvimento das competências e habilidades técnicas dos profissionais, como atendimento, cuidados e higiene, manipulação de alimentos, harmonização de bebidas, além da comunicação, a relação interpessoal e o trabalho em equipe”, elenca a instrutora.
Há 20 anos exercendo a função de garçom em Cuiabá, Eduardo Magalhães, 40 anos, espera aprimorar os conhecimentos que já possui e “ficar atualizado na área para o mercado de trabalho”.

Para a auxiliar de cozinha e atendente Michely de Souza, de 27 anos, que atua em Chapada dos Guimarães, o interesse pelo curso a ajudará, já que não tem muita experiência na área e a dificuldade de interagir com os clientes.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cuiabá: Prefeitura apresenta futuras instalações do Mercado do Porto
Propaganda

Turismo

Distrito de Bonsucesso completa 199 anos com feira gastronômica e cultural

A mais antiga comunidade de Várzea Grande é berço e endereço certo para quem prestigia e valoriza as tradições da cidade. Conhecida como ‘Rota do Peixe’, o Distrito com quase dois séculos de história festeja mais um aniversário

Publicados

em

Foto: Secom-VG

Uma das mais antigas comunidades de Várzea Grande, o Distrito de Bom Sucesso, está em festa. A partir de hoje, dia 14, os moradores locais iniciam os festejos pelos 199 anos de fundação da localidade. Sim, também conhecido como ‘Rota do Peixe’, Bonsucesso é mais antigo que Várzea Grande e berço das mais tradicionais manifestações culturais da cidade. Ao longo de décadas, tornou-se referência em gastronomia e está no radar de boa parte dos turistas que chegam a Mato Grosso.

O Distrito abriga, desde 1980, a tradicional Festa de São Pedro, em celebração aos pescadores, realizada todo dia 29 de junho e que reúne milhares de pessoas de toda a Baixada Cuiabana.

Logo mais, a partir das 17 horas, será aberta oficialmente a programação de aniversário. Até o dia 15, sábado, Bonsucesso será festejado em inúmeras atividades, principalmente, pela feira gastronômica e cultural. As comemorações estarão concentradas na rua Joaquim José de Magalhães, ao lado da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Maria Barbosa Martins’. Neste ano, a coordenação da festa está sob a responsabilidade de duas moradoras antigas: Cilbene Maria Rosa da Conceição e Gislene Kelle (Gika de Bonsucesso).

Como destaca o prefeito de Várzea Grande, Bonsucesso abriga uma comunidade acolhedora e muito tradicional. “Não tenho dúvidas de que o melhor peixe de Mato Grosso é servido nas peixarias aqui de Bonsucesso. Essa comunidade pacata, aprazível, segue, mesmo próxima de grandes vias comerciais da nossa cidade, quase que intocada. Aqui as tradições são resguardadas e passadas de geração em geração”.

Leia Também:  Município de Salto do Céu comemora aniversário

Ainda conforme o Chefe do Executivo Municipal, Bonsucesso recebe inúmeras obras e ações da prefeitura. “Estação de tratamento de água, reforma da escola municipal, pavimentação e apoio logístico para realização de todas as manifestações culturais da comunidade. O poder público municipal está presente junto à comunidade”.

Recentemente, cerca de R$ 1,3 milhão foram investidos no local, somente com a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) “Justino Antônio da Silva Claro” e na reforma da EMEB.

Kalil ainda lembrou que em junho, a prefeitura realizou um grande mutirão de serviços na comunidade. “Os moradores, de diversas localidades do Distrito de Bonsucesso, puderam acessar inúmeros serviços do Município num só lugar. De consultas médicas a medicamentos, corte de cabelo, oficinas, treinamentos, emissão de documentos, mudas de árvores frutíferas e etc”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, Bonsucesso é o maior ponto turístico de Várzea Grande. “Temos peixarias que fazem parte do Cadastur, do Ministério do Turismo, o que comprova o nível de excelência do serviço prestado, nesse caso, chancelando a culinária local e promovendo a localidade para todo o País e até mesmo, no Exterior”.

Em relação ao aniversário de 199 anos de Bonsucesso, Caetano destaca que a realização da festa é uma iniciativa da Comissão Organizadora de Bonsucesso, formada em suma por moradores antigos, e que conta com total apoio da prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Leia Também:  Jovem perde controle de carro e capota em pista contrária em Cuiabá

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS 199 ANOS DA FESTA DE BONSUCESSO:

DIA 14 /10/ 2022.

17:30 – ABERTURA  COM FALA DAS AUTORIDADES

18:00 – BANDA MUNICIPAL -Maestro UELITON

18:30 – CORAL CANTO E ENCANTO         

19:00 – CORAL VESPER    

20:00 – Apresentações dos alunos da EMEB ‘Maria Barbosa Martins’

21:0 – GRUPO DE DANÇA TRIPLO X           

22:00 – SANDRINHO DOS TECLADOS      

DIA 15/10/2022

18:00 – BANDA MUNICIPAL       

19:00 – DUDA RIOS E DUDU         

19:30 – COMPADRE VEVE

20:00 – BANDA OS FERRAZ

21:00 – Apresentação dos alunos da EMEB ‘Maria Barbosa Martins’

22:00 – BANDA SIGNUS                 

23:00 – ENCERRAMENTO

RESISTINDO AO TEMPO – Como explica o pesquisador e jornalista, Wilson Pires, Bom Sucesso, surgiu a partir de 1.823 e é constituído por sete comunidades: Bom Sucesso (sede), Souza Lima (antigo Sovaco), Capão Grande, Pai André, Praia Grande, Capela do Piçarrão e Limpo Grande.

O Distrito está situado às margens do rio Cuiabá, cuja rua principal, estreita se alonga na barranca do rio, ostentando casas boas, peixarias e muitas residências humildes ao longo de aproximadamente dois mil metros lineares.

Na rua principal do Distrito é possível ver um engenho antigo, ainda traçado por animais, onde era produzida a famosa rapadura de cana-de-açúcar de Boncusesso.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA