CUIABÁ
Secretaria de Turismo e comerciantes definem 4ª edição do Festival da Pamonha
O evento ocorrerá entre os dias 20 a 23 de abril, na comunidade Rio dos Peixes
Turismo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, juntamente com os comerciantes da comunidade Rios dos Peixes, localizada no quilômetro 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), realizará entre os dias 20 a 23 de abril a 4º edição do Festival da Pamonha. O evento criado na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, faz parte da extensa programação de aniversário de Cuiabá, que completará 304.
Também estão envolvidas na organização do evento as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer; Mobilidade Urbana; Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
Na primeira reunião, realizada nesta segunda-feira (27), foi definido assuntos ligados ao horário do evento que ocorrerá em todas as datas de 8h às 20h. A decoração do ambiente, disposição das barracas, o estacionamento, produtos a serem comercializados, segurança dos comerciantes e visitantes. Conforme a Secretária de Turismo da Capital, alguns pontos que precisam ser corridos foram debatidos com a comunidade. “É um evento da gestão Emanuel Pinheiro, que envolve a parceria de todas as secretarias, e nesta reunião, decidimos a comissão, as datas do evento e horários. Também debatemos pontos a serem corrigidos para que o festival tenha mais sucesso ainda. Sabemos da procedência dos produtos vendidos aqui e pedimos para que a comunidade se atente para manter a qualidade que todos conhecem. No festival passado, foi vendido 25 toneladas de derivados do milho e neste próximo evento será mais de 33 toneladas”, conta a secretária.
Além da pamonha haverá outras iguarias que serão vendidas: curau, doce, espetos, comidas típicas, artesanatos, caldos, espetos, doces e outros: O comerciante, Valdivino de Oliveira, da “Pamonharia do Divino”, conta lembra que a primeira edição começou com 8 toneladas, na segunda foram 15 toneladas e na ´[ultima foram 27 toneladas. “Estamos esperando vender 35 toneladas desta vez e com o apoio da imprensa, da Prefeitura de Cuiabá, vamos chegar a esse número, estamos nos reunindo para que todos conseguiram atender a demanda e vender os seus produtos, temos aqui a costela assada, peixe ao molho. pastel e outras iguarias. No último festival veio gente de varias regiões e até estrangeiros passaram por aqui. Tem sido sucesso mesmo”, agradeceu o senhor Divino a gestão Emanuel, Pinheiro.
A última edição, além de fomentar o turismo, o Festival da Pamonha possibilitou uma injeção de ânimo no comércio que gerou 300 empregos diretos nas quase 60 pontos de comercialização de produtos derivados da pamonha, conforme os comerciantes, a região passou a receber mais visitantes após a realização do ultimo festival.
Fonte: SECOM CUIABÁ

Turismo
Mato Grosso expõe potencial turístico na maior feira de pesca do país
Cinco municípios e 11 operadores de turismo do Estado divulgaram destinos e empreendimentos no evento

Mato Grosso marcou presença na “Pesca e Companhia Trade Show”, a maior feira de pesca do país, que reúne operadores do turismo e profissionais do mercado de pesca com o público e com o mercado interessado. O Estado é um dos principais destinos brasileiros para os amantes da pesca.
O Pantanal, a Amazônia e o Vale do Araguaia são os principais pontos para o turismo de pesca esportiva. A riqueza de espécies nas bacias hidrográficas da Amazônia, do Prata e Araguaia-Tocantins permitem que os pescadores consigam exemplares de pintado, piraputanga, pacu, tucunaré, além de dourado, piraras, pirarucu, matrinxãs e piraíbas, que são as mais procuradas pelos pescadores.
O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jefferson Moreno, considerou como muito positiva a participação de Mato Grosso no evento, que é uma grande vitrine de divulgação do potencial estadual na pesca esportiva.
“A secretaria contou com a parceria de 11 operadores de turismo e representantes de 5 municípios para exporem os seus destinos e empreendimentos no evento. Pudemos mostrar todo o potencial da pesca esportiva em nosso Estado, além de possibilitar novas oportunidades de negócios”, disse sobre o evento, que foi realizado de 23 a 25 de março, em São Paulo.
Proprietário de uma pousada na região do Pantanal, o empresário Gustavo Degani destacou que a participação na feira permitiu a construção networking e a possibilidade de fechar novos negócios.
“A feira foi um sucesso e eu agradeço muito ao Governo do Estado por nos possibilitar essa participação no evento. Fizemos um networking que deve gerar negócios para nós no futuro e já estamos na expectativa para participarmos novamente em 2024”.
O prefeito de Querência, Fernando Gorgen, participou do evento com objetivo de divulgar o etnoturismo com as tribos indígenas na região, proporcionando conhecimento e imersão na cultura dos povos originários.
“É muito bom poder mostrar na maior feira de pesca esportiva da América Latina todo o potencial turístico do nosso Estado, tudo isso é graças ao trabalho do governador Mauro Mendes, e nós agradecemos muito”.
A participação em feiras de turismo é uma das frentes de trabalho mais importantes da Sedec, pois é por meio delas e de eventos similares que novos negócios e empreendimentos podem ser promovidos e desenvolvidos, fazendo com que o mercado turístico mato-grossense seja notado pelos mais diversos públicos ao redor do globo.
Somente neste primeiro trimestre, o Estado participou, além da Pesca e Companhia Trade Show, de mais duas feiras internacionais, sendo uma em Lisboa, em Portugal, e outra em Berlim, na Alemanha.
Fonte: SECOM MT
-
Entretenimento4 dias atrás
2ª edição do Refestela Cuiabá abre as comemorações do aniversário de 304 Anos da cidade
-
Política5 dias atrás
Botelho diz que menção do seu nome é uma honra
-
Política6 dias atrás
Câmara de VG debate implantação da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher
-
Política6 dias atrás
Nossa Senhora do Livramento recebe na 2ª feira (27) mutirão
-
Esporte7 dias atrás
Internacional encara o Caxias neste domingo em jogo decisivo
-
Esporte5 dias atrás
Botafogo vence e avança para a decisão da Taça Rio
-
Política6 dias atrás
Decreto institui calendário de feriados e pontos facultativos
-
Política6 dias atrás
Botelho comemora destacada menção do seu nome nas pesquisas internas