VÁRZEA GRANDE

Turismo

Projeto de requalificação do Centro de Cuiabá é apresentado

Revitalização do Mercado Municipal também integrou a Audiência Pública

Publicado em

Turismo

Luiz Alves

Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (26), de forma semipresencial, a audiência pública de apresentação dos estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica de estruturação de projeto de parceria público-privada para requalificação urbana do Centro da Cidade de Cuiabá e revitalização do Mercado Municipal. O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo abriu os trabalhos destacando que este é um “momento emblemático e importante de transformação da cidade de Cuiabá, numa oportunidade efetiva de termos uma revitalização no centro da cidade”. 

“Quero hoje dizer que essa audiência tem como objetivo principal avançar dentro de um processo instituído pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, que são instrumentos de Parceria Público-Privada. A Prefeitura de Cuiabá, por meio do prefeito Emanuel Pinheiro, abriu a possibilidade, de forma legal, a garantir que pudéssemos ter os instrumentos de procedimentos de manifestação de interesse, onde os investidores pudessem identificar situações para fazer investimentos com recursos próprios. E dentre os equipamentos apresentados, um deles foi justamente a questão do Centro Histórico de Cuiabá, mais pontualmente no Mercado Municipal Miguel Sutil, que foi o primeiro mercado municipal de Cuiabá, instituído e construído na década de 60, na então gestão do ex-prefeito Vicente Emílio Vuolo”, relembrou. 

Através de uma mensagem gravada, o prefeito Emanuel Pinheiro também participou do evento, reforçando que a audiência pública é o passo mais importante para a estruturação da PPP, instrumento democrático e de participação popular. “Ela valida os desejos e os sentimentos da sociedade, de forma a levar melhoria e o aprimoramento do projeto a ser implementado. […] Vale ressaltar que o projeto encontra-se sob consulta pública desde 20 de maio de 2021 e que diversas reuniões do grupo gestor da PPP foram realizadas pela Prefeitura”, frisou o gestor, complementando que com essa iniciativa, a gestão cumpre o seu programa de implantação de um projeto inovador e de grande relevância para o Município de Cuiabá. “Cuiabá merece, a população merece!”, exclamou. 

Arthur César de Oliveira, engenheiro e representante da Promulti Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente, empresa habilitada em Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto pela Prefeitura de Cuiabá em dezembro de 2019, fez a apresentação do estudo de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica para requalificação urbana do Centro da Cidade de Cuiabá e revitalização do Mercado Municipal, destacando que o mesmo foi embasado em diversos diagnósticos, avaliações, pesquisas de opinião feitas tanto com comerciantes e empresários quanto com a população em geral. O estudo compreende ainda quatro cenários possíveis de viabilização, que foram alvos de questionamentos por parte dos presentes, que foram esclarecidos pelo representante da empresa. 

Participação popular

Importante destacar que a audiência pública foi transmitida nas redes sociais oficias da Prefeitura de Cuiabá. Desse modo, quem não pôde acompanhar ao vivo, tem até 15 dias após a audiência para fazer suas contribuições, por meio de dúvidas, sugestões, críticas e reclamações através do WhatsApp (65) 99205-0595 ou do e-mail [email protected] Todas as manifestações serão documentadas no processo e respondidas no prazo de até 10 dias.

O evento, que seguiu todas as normas sanitárias recomendadas para prevenção contra o coronavírus, também contou com as presenças dos secretários municipais Ellaine Mendes (Gestão), Zito Adrien (Planejamento), Antônio Roberto Possas de Carvalho (Fazenda) e Juliette Caldas Migueis (Procuradoria-Geral); do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Jonas Alves; do presidente da Associação Comunitária de Habitação de Mato Grosso, Emídio de Souza, do secretário da Assessoria Parlamentar do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Carlos Brito de Lima, representando o presidente do TCE-MT, Guilherme Maluf, além de permissionários do Mercado Municipal, que puderam fazer suas perguntas e participar ativamente do debate.

 

Leia Também:  Ações da Setur em 2017 contribuíram para o destaque da Bahia no ranking turístico

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Turismo

Turismo: com frio ou calor, Hotel Águas Quentes não perde a “majestade”

O Hotel Águas Quentes fica localizado no miolo da Serra de São Vicente, a 85 km de Cuiabá

Publicados

em

Localizado no Parque Estadual Águas Quentes, a 85 km da área urbana de Cuiabá-MT, com acesso pela BR-364, o Hotel Águas Quentes continua sendo um dos balneários mais procurados na região Centro Oeste do país. Mensalmente, o Águas Quentes recebe centenas de turistas de todos os lugares do Brasil e, inclusive, do exterior. A fascinação dos visitantes é explícita logo ao aportar na recepção do hotel.

Segundo a gerência, essa procura independe de fatores climáticos. Porém, em datas especiais no calendário anual (Natal, Ano Novo, Carnaval, Dia dos Pais, Dias das Mães, etc…), o recomendável é agendar vagas, pois elas se esgotam facilmente. “Há reservas que são feitas com meses de antecedência, prevendo-se a lotação do hotel”, diz o gerente Fábio Oberyt Fávaro.

É que, além das famosas piscinas naturais [de águas termais], o Hotel Águas Quente encampa arsenal carismático de receptividade em todos os níveis, serviços já aclamados no segmento turístico nacional. Inclusive, o balneário detém premiações destacadas pela sua excelência profissional.

Foto: Site Hotel MT Águas Quentes

O forte do hotel, além das piscinas termais, reside também nas piscinas “frias”; atrativo irresistível a quem não gosta de altas temperaturas. Principalmente agora, quando os termômetros não têm sido nada acanhados, aproximando-se fácil dos 39 e 40º, mesmo na região serrana. Assim, mergulhar em águas naturais é mais confortador ao físico e espírito.

Uma dessas piscinas se encontra instalada na ala central do hotel, ponto de confluência de grande parte dos banhistas. É frequentada maciçamente por adultos e crianças que deslizam velozes pelo tobogã gigantesco, estatelando-se nas águas azuis em grande algazarra.

Outros atrativos podem ser conferidos pelos visitantes: acomodações confortáveis, Salão de Convenção, boate, passeios pelas trilhas e show musical impecável durante o almoço, típica gastronomia regional.  Sem falar na seleta sobremesa (doce de leite, coco, abóbora, arroz doce, pudim…).

Foto: Site Hotel MT Águas Quentes

Também na avalição técnica da diretoria da Rede de Hotéis MT, todo esse conjunto prazeroso é responsável pelo sucesso tradicional do Águas Quentes, há décadas em patamar elogioso no segmento turístico nacional.

Para o empresário Leopoldo Nigro, considerado o ‘Mago Merlin do Hotel Águas Quentes’, o projeto concebido – e em prática no dia a dia – é oferecer sempre o melhor aos hóspedes. “Nesse sentido, sempre houve empenho geral da diretoria do grupo e dos nossos colaboradores, altamente capacitados às funções que exercem”.

Leopoldo ainda sublinha que o Águas Quentes é um hotel que unifica praticidade com eficiência de serviços do agrado geral. “Paralelamente, ofertamos novidades para que as pessoas se sintam 100% relaxadas e felizes por estar aqui. Isso pode ser evidenciado nos semblantes de quantos circulam pelo hotel, ou naqueles que participam das atividades de hidroginástica, antes do almoço. Para nós, é uma alegria idêntica saber que contribuímos para tanta felicidade”, diz Nigro.

Foto: Site Hotel MT Águas Quentes

VIAGEM IGUALMENTE PRAZEROSA

Na opinião de vários hóspedes, o hotel reúne muitas outras coisas interessantes, tornando-se até difícil apontar qual delas é o chamariz do seu sucesso. “Quando chegamos, só de sentir a brisa fresca da Serra de São Vicente, já somos acometidos de intensa emoção. Há convicção de que horas deliciosas nos aguardam dali em diante”, diz a pedagoga Jane Aparecida.

Servidora da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a pedagoga explica que o hotel tem procurado preservar o meio ambiente, em geral, com destaque zeloso para os animais que sempre foram presenças adoráveis em suas cercanias.

“Os macacos ficam nos observando o tempo todo, e já flagrei frutas dispostas (banana, mamão) em áreas sombreadas do hotel, a fim de que eles se sirvam. Porque, com essa estiagem brava, a despeito de uma ou outra chuvinha, a alimentação silvestre está escassa, a exemplo do que acontece no Pantanal”.

Foto: Site Hotel MT Águas Quentes

No mais, o Hotel Águas Quentes representa assinatura confiável de uma excelente estadia, seja apenas por um dia, ‘Day Use”, ou por períodos maiores. E há hóspedes que vão mais além ao sublinhar que o encanto do lugar já começa após deixar a BR-364 e percorrer o trecho asfaltado de 10 quilômetros até o hotel. É quando é possível apreciar os contornos verdes da Serra de São Vicente e os sitiantes que vivem nesse entorno.

Foto: Site Hotel MT Águas Quentes

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador destaca que evento na Bolívia mostra as potencialidades de MT ao mundo todo
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA