VÁRZEA GRANDE

"DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO"

Primeira Feira do Turista foi sucesso de público e de vendas para expositores

A 1ª Feira do turista, realizada nos dias 02 e 03 de setembro, contou com várias atrações para a população, como apresentações artísticas, comidas típicas, empresas de turismo e artesanato local.

Publicado em

Turismo

Foto: Secom-VG

A 1ª Feira do Turista, realizada nos dias 02 e 03 de setembro, no estacionamento do Hotel Hits Pantanal, contou com várias atrações para a população, como a Feira de Artesanato, Exposições e shows musicais e artísticos para toda a família. O evento foi promovido pela Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo.

De acordo com os organizadores, três mil pessoas circularam pela feira nos dois dias. E quem participou aprovou a exemplo do proprietário da Peixaria Tarumã em Bonsucesso, parceiro do evento, “vendemos todos os nossos pratos regionais e sugiro que esse evento deveria se repetir mais vezes em nossa cidade”.

Ruth Soares Boabaid, proprietária da empresa RB Viagens, avaliou como positivo o evento. “Além da circulação de muita gente nos dois dias foi uma oportunidade para nós empresários do turismo mostrarmos as agências que existem aqui na cidade. Eu por exemplo trabalho on-line e pude mostrar os diferenciais da minha empresa. O espaço da realização do evento também foi muito bem pensado e estava bem organizado”, disse.

Izilda Ateliê, empreendedora, declarou que eventos como a 1ª Feira do Turista são ótimos para divulgação de quem trabalha com artesanato como ela. “Eu trouxe meus fantoches e chaveiros. Fiz boas vendas e o mais importante, divulguei meu trabalho; muitos não sabiam que eu faço os fantoches sob encomenda para ações educativas para escolas, associações, etc”.

Leia Também:  Turismo mato-grossense gerou 941 empregos no primeiro trimestre de 2022

Francisco Paretes, artesão que trabalha com couro, comemorou a venda de capas para livros, carteiras e cintos. “O mais difícil para o artesão é mostrar seu trabalho e vender. Se tivéssemos mais eventos como este, poderíamos viver da nossa arte”, pontuou.

“Essa feira é de grande valia para todos nós empresários do turismo, do artesanato, pois precisamos dessa chance para mostrar nosso trabalho. Obrigado ao prefeito Kalil Baracat e ao secretário Charles Caetanos, por olharem com carinho para o nosso setor”, declarou Neiva Ribeiro, artesã.

Participaram como expositores, ao menos 05 empresas que trabalham com turismo no município, 08 artesãos e associações, e mais de 08 atrações artísticas e culturais foram disponibilizadas. A noite de sexta-feira foi alegrada por apresentação da Banda Scort Som, Ronaldo Violeiro e o Grupo de Siriri Estrela Guia Mirim. No sábado a feira contou com a apresentação da banda da Polícia Militar, Violeiro Paredão, Trio do Piseiro, Trio JJC e Grupo de Siriri Estrela Guia.

“Foi uma ação totalmente gratuita, de extrema importância para a divulgação dos produtos artesanais de Várzea Grande e de Mato Grosso e uma excelente oportunidade de negócios para os profissionais que têm no artesanato sua fonte de renda, bem como as agências de turismo”, lembrou a superintendente de Turismo, Taiza Akerley.

Leia Também:  Sesc Arsenal realiza oficinas de robótica, modelagem, impressão 3D e kirigami

Para o Prefeito Kalil Baracat, “esse evento marca a retomada do setor turístico como importante setor do segmento econômico da cidade nesse período pós pandemia que tanto prejudicou os empresários e os turistas.”

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano, “além desse evento neste mês do Turismo no Brasil estamos em parceria para o lançamento do Rally Ecológico em Várzea Grande e também organizando um City Tour estabelecendo a Rota Turística e ainda homenageando, em parceria com a Câmara, os profissionais do setor turístico na cidade. Queremos agradecer a toda a equipe organizadora, a secretaria de cultura, serviços públicos, saúde e administração pelo apoio, aos demais parceiros, e a Câmara de Vereadores através do Presidente Fabinho e aos Vereadores Ivan Santos e Galibert “.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Turismo

Distrito de Bonsucesso completa 199 anos com feira gastronômica e cultural

A mais antiga comunidade de Várzea Grande é berço e endereço certo para quem prestigia e valoriza as tradições da cidade. Conhecida como ‘Rota do Peixe’, o Distrito com quase dois séculos de história festeja mais um aniversário

Publicados

em

Foto: Secom-VG

Uma das mais antigas comunidades de Várzea Grande, o Distrito de Bom Sucesso, está em festa. A partir de hoje, dia 14, os moradores locais iniciam os festejos pelos 199 anos de fundação da localidade. Sim, também conhecido como ‘Rota do Peixe’, Bonsucesso é mais antigo que Várzea Grande e berço das mais tradicionais manifestações culturais da cidade. Ao longo de décadas, tornou-se referência em gastronomia e está no radar de boa parte dos turistas que chegam a Mato Grosso.

O Distrito abriga, desde 1980, a tradicional Festa de São Pedro, em celebração aos pescadores, realizada todo dia 29 de junho e que reúne milhares de pessoas de toda a Baixada Cuiabana.

Logo mais, a partir das 17 horas, será aberta oficialmente a programação de aniversário. Até o dia 15, sábado, Bonsucesso será festejado em inúmeras atividades, principalmente, pela feira gastronômica e cultural. As comemorações estarão concentradas na rua Joaquim José de Magalhães, ao lado da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Maria Barbosa Martins’. Neste ano, a coordenação da festa está sob a responsabilidade de duas moradoras antigas: Cilbene Maria Rosa da Conceição e Gislene Kelle (Gika de Bonsucesso).

Como destaca o prefeito de Várzea Grande, Bonsucesso abriga uma comunidade acolhedora e muito tradicional. “Não tenho dúvidas de que o melhor peixe de Mato Grosso é servido nas peixarias aqui de Bonsucesso. Essa comunidade pacata, aprazível, segue, mesmo próxima de grandes vias comerciais da nossa cidade, quase que intocada. Aqui as tradições são resguardadas e passadas de geração em geração”.

Leia Também:  Governo de MT publica nomeação de médicos legistas para sete municípios

Ainda conforme o Chefe do Executivo Municipal, Bonsucesso recebe inúmeras obras e ações da prefeitura. “Estação de tratamento de água, reforma da escola municipal, pavimentação e apoio logístico para realização de todas as manifestações culturais da comunidade. O poder público municipal está presente junto à comunidade”.

Recentemente, cerca de R$ 1,3 milhão foram investidos no local, somente com a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) “Justino Antônio da Silva Claro” e na reforma da EMEB.

Kalil ainda lembrou que em junho, a prefeitura realizou um grande mutirão de serviços na comunidade. “Os moradores, de diversas localidades do Distrito de Bonsucesso, puderam acessar inúmeros serviços do Município num só lugar. De consultas médicas a medicamentos, corte de cabelo, oficinas, treinamentos, emissão de documentos, mudas de árvores frutíferas e etc”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, Bonsucesso é o maior ponto turístico de Várzea Grande. “Temos peixarias que fazem parte do Cadastur, do Ministério do Turismo, o que comprova o nível de excelência do serviço prestado, nesse caso, chancelando a culinária local e promovendo a localidade para todo o País e até mesmo, no Exterior”.

Em relação ao aniversário de 199 anos de Bonsucesso, Caetano destaca que a realização da festa é uma iniciativa da Comissão Organizadora de Bonsucesso, formada em suma por moradores antigos, e que conta com total apoio da prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Leia Também:  Turismo: governador visita orlas do Rio Araguaia

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS 199 ANOS DA FESTA DE BONSUCESSO:

DIA 14 /10/ 2022.

17:30 – ABERTURA  COM FALA DAS AUTORIDADES

18:00 – BANDA MUNICIPAL -Maestro UELITON

18:30 – CORAL CANTO E ENCANTO         

19:00 – CORAL VESPER    

20:00 – Apresentações dos alunos da EMEB ‘Maria Barbosa Martins’

21:0 – GRUPO DE DANÇA TRIPLO X           

22:00 – SANDRINHO DOS TECLADOS      

DIA 15/10/2022

18:00 – BANDA MUNICIPAL       

19:00 – DUDA RIOS E DUDU         

19:30 – COMPADRE VEVE

20:00 – BANDA OS FERRAZ

21:00 – Apresentação dos alunos da EMEB ‘Maria Barbosa Martins’

22:00 – BANDA SIGNUS                 

23:00 – ENCERRAMENTO

RESISTINDO AO TEMPO – Como explica o pesquisador e jornalista, Wilson Pires, Bom Sucesso, surgiu a partir de 1.823 e é constituído por sete comunidades: Bom Sucesso (sede), Souza Lima (antigo Sovaco), Capão Grande, Pai André, Praia Grande, Capela do Piçarrão e Limpo Grande.

O Distrito está situado às margens do rio Cuiabá, cuja rua principal, estreita se alonga na barranca do rio, ostentando casas boas, peixarias e muitas residências humildes ao longo de aproximadamente dois mil metros lineares.

Na rua principal do Distrito é possível ver um engenho antigo, ainda traçado por animais, onde era produzida a famosa rapadura de cana-de-açúcar de Boncusesso.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA