VÁRZEA GRANDE

"Potencial"

Prefeitura Municipal de Rosário Oeste realiza 2° passeio no Sesc Serra Azul

Estudantes foram contemplados com um dia totalmente diferente da rotina educacional

Publicado em

Turismo

Foto: Assessoria/Divulgação

A Prefeitura Municipal de Rosário Oeste, em parceria com o Sesc Serra Azul e apoio da Secretaria de Governo, Secretaria de Educação, Fundação de Cultura e Turismo (Funcultur), realizaou um passeio com alunos participantes do Projeto Gerando Campeões.

As atividades foram marcada com várias ações, desde palestras informativas sobre meio ambiente, caminhada pelo parque, como também almoço e lanche da tarde.

O parque que se tornou referência no estado, recebe milhares de turistas todos os dias, fortalecendo assim, a arrecadação do município de Rosário Oeste.

A maioria dos estudantes mostrou encantamento com as belezas naturais da região, e agradeceu a oportunidade em poder participar de um evento como este.

Já o prefeito Alex Berto mais uma vez está atendendo a demanda daqueles que investiram no turismo da região, trabalhando para valorizar, potencializando  economia da região.

“Temos um território bonito por natureza, que se for desenvolvido de forma correta, gera emprego e renda para milhares de pessoas, Rosário Oeste é um município com potencial gigantesco neste setor”, afirmou o prefeito.

Leia Também: 

Localização e acesso:

O Sesc Serra Azul localiza-se no distrito do Marzagão, município de Rosário Oeste, no Estado de Mato Grosso, entre a Serra Azul e a margem esquerda do rio Cuiabazinho, abrangendo uma área de 5.700 hectares.

Parque Sesc Serra Azul

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Turismo

Distrito de Bonsucesso completa 199 anos com feira gastronômica e cultural

A mais antiga comunidade de Várzea Grande é berço e endereço certo para quem prestigia e valoriza as tradições da cidade. Conhecida como ‘Rota do Peixe’, o Distrito com quase dois séculos de história festeja mais um aniversário

Publicados

em

Foto: Secom-VG

Uma das mais antigas comunidades de Várzea Grande, o Distrito de Bom Sucesso, está em festa. A partir de hoje, dia 14, os moradores locais iniciam os festejos pelos 199 anos de fundação da localidade. Sim, também conhecido como ‘Rota do Peixe’, Bonsucesso é mais antigo que Várzea Grande e berço das mais tradicionais manifestações culturais da cidade. Ao longo de décadas, tornou-se referência em gastronomia e está no radar de boa parte dos turistas que chegam a Mato Grosso.

O Distrito abriga, desde 1980, a tradicional Festa de São Pedro, em celebração aos pescadores, realizada todo dia 29 de junho e que reúne milhares de pessoas de toda a Baixada Cuiabana.

Logo mais, a partir das 17 horas, será aberta oficialmente a programação de aniversário. Até o dia 15, sábado, Bonsucesso será festejado em inúmeras atividades, principalmente, pela feira gastronômica e cultural. As comemorações estarão concentradas na rua Joaquim José de Magalhães, ao lado da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Maria Barbosa Martins’. Neste ano, a coordenação da festa está sob a responsabilidade de duas moradoras antigas: Cilbene Maria Rosa da Conceição e Gislene Kelle (Gika de Bonsucesso).

Como destaca o prefeito de Várzea Grande, Bonsucesso abriga uma comunidade acolhedora e muito tradicional. “Não tenho dúvidas de que o melhor peixe de Mato Grosso é servido nas peixarias aqui de Bonsucesso. Essa comunidade pacata, aprazível, segue, mesmo próxima de grandes vias comerciais da nossa cidade, quase que intocada. Aqui as tradições são resguardadas e passadas de geração em geração”.

Leia Também:  Restaurant Week propõe turismo gastronômico  pelos bairros de Salvador

Ainda conforme o Chefe do Executivo Municipal, Bonsucesso recebe inúmeras obras e ações da prefeitura. “Estação de tratamento de água, reforma da escola municipal, pavimentação e apoio logístico para realização de todas as manifestações culturais da comunidade. O poder público municipal está presente junto à comunidade”.

Recentemente, cerca de R$ 1,3 milhão foram investidos no local, somente com a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) “Justino Antônio da Silva Claro” e na reforma da EMEB.

Kalil ainda lembrou que em junho, a prefeitura realizou um grande mutirão de serviços na comunidade. “Os moradores, de diversas localidades do Distrito de Bonsucesso, puderam acessar inúmeros serviços do Município num só lugar. De consultas médicas a medicamentos, corte de cabelo, oficinas, treinamentos, emissão de documentos, mudas de árvores frutíferas e etc”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, Bonsucesso é o maior ponto turístico de Várzea Grande. “Temos peixarias que fazem parte do Cadastur, do Ministério do Turismo, o que comprova o nível de excelência do serviço prestado, nesse caso, chancelando a culinária local e promovendo a localidade para todo o País e até mesmo, no Exterior”.

Em relação ao aniversário de 199 anos de Bonsucesso, Caetano destaca que a realização da festa é uma iniciativa da Comissão Organizadora de Bonsucesso, formada em suma por moradores antigos, e que conta com total apoio da prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Leia Também:  Aeroporto de Val-de-Cans, em Belém, no Pará, recebe certificado da Anac

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS 199 ANOS DA FESTA DE BONSUCESSO:

DIA 14 /10/ 2022.

17:30 – ABERTURA  COM FALA DAS AUTORIDADES

18:00 – BANDA MUNICIPAL -Maestro UELITON

18:30 – CORAL CANTO E ENCANTO         

19:00 – CORAL VESPER    

20:00 – Apresentações dos alunos da EMEB ‘Maria Barbosa Martins’

21:0 – GRUPO DE DANÇA TRIPLO X           

22:00 – SANDRINHO DOS TECLADOS      

DIA 15/10/2022

18:00 – BANDA MUNICIPAL       

19:00 – DUDA RIOS E DUDU         

19:30 – COMPADRE VEVE

20:00 – BANDA OS FERRAZ

21:00 – Apresentação dos alunos da EMEB ‘Maria Barbosa Martins’

22:00 – BANDA SIGNUS                 

23:00 – ENCERRAMENTO

RESISTINDO AO TEMPO – Como explica o pesquisador e jornalista, Wilson Pires, Bom Sucesso, surgiu a partir de 1.823 e é constituído por sete comunidades: Bom Sucesso (sede), Souza Lima (antigo Sovaco), Capão Grande, Pai André, Praia Grande, Capela do Piçarrão e Limpo Grande.

O Distrito está situado às margens do rio Cuiabá, cuja rua principal, estreita se alonga na barranca do rio, ostentando casas boas, peixarias e muitas residências humildes ao longo de aproximadamente dois mil metros lineares.

Na rua principal do Distrito é possível ver um engenho antigo, ainda traçado por animais, onde era produzida a famosa rapadura de cana-de-açúcar de Boncusesso.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA