TURISMO EM MT
Prefeitura de VG apresenta potencial turístico, história e cultura na 30º edição da FIT Pantanal
Com dois stands, a gestão do prefeito Kalil Baracat apresenta aos visitantes e investidores do setor o potencial da cidade para investimentos, pontos turísticos e toda riqueza do artesanato local
Turismo

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está participando da 30ª edição da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2023) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O município está representado com dois stands, um para divulgação do potencial turístico, receptivo e para apresentação de ações e suporte para empresas e empresários do trade turístico e um outro espaço, onde o artesanato local pode ser apreciado e comercializado.
No Salão do Artesanato, estarão expostos parte do acervo da Casa de Artes, como famosa e internacional tapeçaria das redeiras de Limpo Grande, numa ação da superintendência de Cultura do Município, junto com a Teceart. No Espaço dos Municípios, stand 17, a Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo apresenta informações sobre o potencial da cidade, mostra de pontos turísticos e ainda informações relativas às linhas de crédito para fomento do setor que Várzea Grande intermedeia junto à Desenvolve MT. A FIT Pantanal é realizada pelo governo de Mato Grosso e pelo Sistema Fecomércio e segue até o dia 7.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, explica que essa 30ª edição é muito importante para Várzea Grande. “Acabamos de elaborar o primeiro Mapa do Turismo da Cidade, uma organização que vai tornar os pontos de visitações em um roteiro seguro e estruturado. Nossa secretaria acabou de completar seu primeiro ano, em março passado, e o turismo é o setor que traçamos como prioritário para nossa atuação em 2023. Várzea Grande não pode mais ser ‘ponto de passagem’, vamos criar políticas públicas, parcerias e atrativos para reter o visitante e torná-lo um turista”.

Divulgação
Ainda conforme Charles, no primeiro ano da Pasta a missão era tornar a secretaria um referencial ao setor empresarial da cidade, bem como uma porta de entrada para novos investidores. “Felizmente, cumprimos nossa meta primária, estreitamos a relação entre o Município e os setores que movem a economia local e conseguimos ser apoio de cada um, grande, médio e pequeno negócio que nos procurou em busca de linhas de crédito, consultoria e solução de pendências”.
PONTOS TURÍSTICOS – No final do ano passado, a Superintendência de Turismo deu início à catalogação de pontos turísticos que vão integrar o primeiro roteiro de visitações oficial de Várzea Grande, a partir de agora.
Fazem parte do Mapa do Turismo de Várzea Grande, a Orla da Alameda Júlio Müller, as comunidades de Passagem da Conceição, Bonsucesso e Limpo Grande, a Casa de Artes, a igreja Nossa Senhora da Guia e Nossa Senhora do Carmo, a Caixa D´Água da Avenida Filinto Müller, a Fundação Memorial Júlio Campos, o monumento ao fundador da cidade na praça general Couto Magalhães, na bifurcação entre as Avenidas Couto Magalhães com Ponce de Arruda. E não acabou: Várzea Grande oferta três parques urbanos: Flor do Ipê, Tanque do Fancho – ao lado do Paço Municipal – e Bernardo Berneck. A segunda maior cidade de Mato Grosso é referência aos católicos. Reúne semanalmente milhares de pessoas no Rincão do Meu Senhor, no Cristo Rei, um espaço que se tornou ponto
SECOM/VG

Turismo
Dez novas rotas turísticas são lançadas para movimentar economia de 11 municípios
Parceiro do Governo, secretário destaca que Sebrae é referência na formatação de produtos turísticos

Dez novos roteiros envolvendo 11 municípios, inclusive os do agro, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop, foram lançados pelo Sebrae durante a Feira Internacional do Turismo (FIT) Pantanal. O evento foi realizado de 04 a de 07 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal.
Ao todo são 22 atrativos ou experiências turísticas, que envolvem diretamente 52 pequenos negócios e outros 53 indiretos, sendo 34 produtores rurais e artesãos.
Para o secretário adjunto de Turismo da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Felipe Wellaton, o Sebrae é uma grande referência na formatação de produtos turísticos.
“É importante porque cria novas rotas que eram desconhecidas por mato-grossenses e pelos demais brasileiros. Facilita para as operadoras que queiram vender os roteiros, facilita para os turistas para que possam se programar. Muitos dos passeios e pacotes precisam de reserva prévia”, argumenta.
Ele destaca que o produto é completo com informações de hospedagem, programação cultural, alimentação, além do tempo de duração do passeio, nível de dificuldade, dias de atendimento e capacidade de atendimento.
Uma das novidades é o roteiro da região do Agro, para que o turista tenha a experiência de conhecer uma cidade que pulsa agronegócio. Em Nova Mutum, por exemplo, o turista pode fazer um roteiro de 8 horas, tomando café da manhã na Fundação MT, faz city tour, conhece a Orquestra Jovem, Casa do Artesão e a Cervejaria Kessbier.
Já em Sinop, num passeio de 4 horas, o turista pode viver a experiência de um café colonial, degustar vinhos e sucos na Família Masieiro. Por meio de um trenzinho adaptado, os turistas vão conhecer a lavoura e os métodos de produção.
O diretor técnico do Sebrae, André Schelini, destacou que na cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso tem cerca de 118 mil empresas que contribuem com a geração de emprego e renda e com o Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
“A atividade turística é ativadora da economia local nos municípios, pois são onde as pessoas vivem e empreendem e Mato Grosso se coloca não só como potencial para produção de eventos, mas como destino turístico”.
A FIT Pantanal é uma realização do Governo de Mato Grosso com o Sistema Fecomércio, apoio institucional da Assembleia Legislativa e da Prefeitura de Cuiabá, além do apoio de dez entidades ligadas ao trade do turismo.
SECOM/MT
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Civil fecha desmanche de caminhões na região do Pedra 90
-
Polícia6 dias atrás
Autor de abusos sexuais contra cinco menores de idade é indiciado pela Civil em dois inquéritos
-
Política7 dias atrás
MT lidera ranking de produção industrial no Brasil: “Ações do Governo promoveram a retomada da confiança dos empresários”
-
Polícia6 dias atrás
Homicida procurado pela Justiça é preso ao registrar boletim de ocorrência
-
Polícia5 dias atrás
Operação da Civil cumpre sete mandados contra envolvidos em sequestro e extorsão
-
Polícia4 dias atrás
Homem é preso em flagrante após agredir esposa grávida de sete meses
-
Polícia5 dias atrás
Autor de quatro homicídios é preso pela Polícia Civil em garimpo na região Norte
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Militar prende dupla suspeita por roubo, apreende celulares, drogas e arma