VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

a partir deste fim de semana

Museu de História Natural terá entrada gratuita aos domingos

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)

Publicado em

Turismo

Foto: Secel

A partir deste final de semana, o Museu de História Natural de Mato Grosso passa a ter a entrada gratuita aos domingos para todos os visitantes. Instalado na Casa Dom Aquino, que fica na avenida Beira Rio, em Cuiabá, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) possui exposição permanente composta por um rico acervo arqueológico, etnológico e paleontológico.

Na área de paleontologia, o visitante poderá conhecer fósseis do tatu gigante e da preguiça-gigante, dinossauros e animais marinhos do período que Chapada dos Guimarães foi mar. Já as peças arqueológicas contam a história da humanidade por meio de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais, como louças, cerâmicas neo-brasileira, moedas e outros objetos encontrados nos casarões de engenho de Mato Grosso.   

Também estão expostas no Museu as Máscaras Sagradas do povo xinguano Waurá, utilizadas em um importante ritual para os espíritos Apapaatai, seres mitológicos que permanecem presentes no cotidiano deste povo indígena até os dias atuais.

Leia Também:  Programa SER Família Solidário contempla mais de 80 mil famílias

Na área externa, os destaques são a réplica em tamanho real do dinossauro Pycnonemosaurus nevesi, que foi encontrado em Chapada dos Guimarães, e a área verde que dá acesso ao rio Cuiabá, ao Café Nhô Dino e ao parquinho infantil.

Para a curadora do Museu, Vitória Ramirez Zanquetta, a gratuidade aos domingos possibilita uma maior democratização da cultura e da ciência mato-grossense. “As famílias poderão vir passar o domingo no museu, visitar a exposição, fazer piquenique, curtir a área verde e o parquinho. É uma atividade acessível que concilia aprendizado e lazer ao ar livre”, afirma.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Turismo

Campeãs de Azul Viagens: as agências que mais vendem a operadora

Publicados

em


PANROTAS / Emerson Souza

Ricardo Bezerra, Daniel Bicudo e Giulliana Mesquita, da Azul Viagens, com o presidente da Azul Linhas Aéreas, Abhi Shah

Ricardo Bezerra, Daniel Bicudo e Giulliana Mesquita, da Azul Viagens, com o presidente da Azul Linhas Aéreas, Abhi Shah

A Azul Viagens realizou hoje, em São Paulo, o Arara Azul. Em sua terceira edição, a premiação da operadora e franqueadora da Azul Linhas Aéreas reconheceu as principais parceiras agências de viagens e lojas próprias por seu desempenho em 2023.

A empresa vive em momento ascendente no mercado. Após um 2023 com 80% de crescimento em vendas, consolidação entre as agências de viagens multimarcas e inauguração de sua 100ª loja própria, a Azul Viagens teve um trimestre com cerca de 70% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a gerente de Produtos e Negócios da Azul Viagens, Giulliana Mesquita, a operadora só alcançou esse patamar devido ao apoio dos agentes de viagens. Então, nada mais justo do que, além de capacitar as empresas parceiras com eventos como o Agente Tá On, a companhia também reconhece as melhores agências com o Arara Azul. As agências de viagens multimarcas detêm 65% do share da Azul Viagens.

“Temos aqui os principais parceiros em termos de receita, de reservas, temos aqui as agências de viagens e as empresas que fizeram a Azul Viagens ter o sucesso que teve no ano passado. E as expectativas para esse ano são ainda melhores, como já vimos nos três primeiros meses.

Azul Viagens agrada a companhia aérea

O presidente da Azul Linhas Aéreas, Abhi Shah, prestigiou o Arara Azul e falou sobre a representatividade da operadora. “A Azul Viagens cresce em ritmo mais acelerado do que a transportadora. A operadora é uma plataforma para fazermos o brasileiro viajar mais pelo País e assim ampliarmos nosso alcance. Assim foi a história de sucesso da Azul”, afirma Shah. Segundo ele, no último verão decolaram mais de três mil voos dedicados a passageiros da operadora, alta de 50% para o verão anterior.

“O segredo é o investimento em em rotas e voos que nunca existiram, saindo de cidades do interior ou de capitais menores para destinos consagrados”, completa Abhi Shah.

A Azul Linhas Aéreas voa hoje para 160 cidades brasileiras e pretende inaugurar bases em aeroportos de pelo menos dez cidades até o fim do ano.

Agências de viagens – Campeãs de venda de Azul Viagens

Os clusters são as regiões. As listas estão em ordem alfabética.

Agências Cluster A
Amais Viagens
Belvitur
Fronteira Ásia
Home Tour
Lazertur
Mundo A8
Nevada Turismo
Orange
Refúgio da Serra
Tastur
Agências Cluster B
Amabiletur
David
Delta Turismo
Sinostur
Zarpei
Agências Cluster C
Casal à Bordo
GF Tur
World Tour
Xingu River
Top Agências – Crescimento
Americantour
Contextur
Fidelity
Ibiza
Master
Mundo Migs
Origimar
Rotas Araxá
Sibilla
Tear Viagens
Voencanto
Top Agências – Emissão de Grupos
Acta
Adventury
Alternativa Viagens
Centurion
Emerson Turismo
Foco Viagens
Francisco Turismo
Fox Fly
Planejare
Portosol

Principais parceiros comerciais da Azul Viagens

Top Parceiros Comerciais
Abastece Aí
BeFly
Blue Lojas de Viagens e Turismo Ltda
Clube Turismo
Clubs
CRM Bônus
Flyworld
Mastercard
Santander
TZ Viagens

Top Franquias Azul Viagens

Top Lojas Azul Viagens
Azul Viagens Araçatuba
Azul Viagens Bauru
Azul Viagens Belvedere
Azul Viagens Boulevard Shopping
Azul Viagens Center Shopping Uberlândia
Azul Viagens Contagem
Azul Viagens Divinópolis
Azul Viagens Marista
Azul Viagens Maxi Shopping
Azul Viagens Minas Shopping
Azul Viagens Presidente Prudente
Azul Viagens Rio Preto Shopping Center
Azul Viagens Shopping Buriti
Azul Viagens Shopping Esplanada
Azul Viagens Shopping Uberaba



Redação

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Para Celso Sabino, MP 1.207 é "vitória para todo o setor de viagens"
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA