VÁRZEA GRANDE

Turismo

Governo lança pesquisa de qualidade dos serviços de atrativos turísticos de MT

O turista poderá responder ao questionário acessando um QRCode nos atrativos turísticos que visitar

Publicado em

Turismo

Foto: Marcos Vergueiro - Secom MT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), lança a Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade dos Serviços Turísticos de Mato Grosso, que será realizada pelo Observatório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT) em parceria com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo e o Protocolo Tourqual, de 22 de setembro de 2021 a março de 2022.

A pesquisa voltada aos visitantes pretende avaliar a qualidade dos serviços prestados em atrativos e destinos turísticos mato-grossenses. 

Para participar da consulta online, o turista terá que acessar o questionário via QRCode em posts que serão disponibilizados no pólo Pantanal, em Poconé no Sesc Pantanal, Aymara Lodge e Santa Rosa Pantanal e em Barão de Melgaço, na Pousada do Rio Mutum. No pólo turístico do Cerrado, em Rosário Oeste, no Parque Sesc Serra Azul; Chapada dos Guimarães, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e Nobres, no Reino Encantado; No pólo Araguaia a pesquisa pode ser feita em Barra do Garças, no Parque Estadual da Serra Azul e Fazenda Recanto da Serra; e em Nova Xavantina, na Cachoeira da Saudade. No pólo Amazônia, as questões podem ser respondidas em Guarantã do Norte, no Rancho Serra do Cachimbo e na cidade de Alta Floresta no Teles Pires Lodge e Cristalino Lodge.

Efeitos da pandemia

Conforme levantamento disponibilizado pelo Observatório do Desenvolvimento sobre o fluxo turístico do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (ICMBio), entre janeiro e agosto de 2021, o Parque recebeu 38.498 visitantes. Sendo que, a Cachoeira Véu de Noiva foi responsável por mais de 82% das visitas, seguido pela Cidade de Pedra, com 9,4% e Rio Claro, correspondeu a 5,6% de participação.

Entretanto, o número foi bem inferior ao de 2019, que fechou o ano com a passagem de mais de 183 mil turistas pelo local. Nos três anos anteriores foi detectado um crescimento acumulado de 15,3%, entre 2016 e 2019.

De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, a baixa circulação de turistas no parque nacional e nos pontos turísticos do Estado neste ano ainda é consequência da pandemia do coronavírus, que ele acredita que deve ser revertida em breve. “Assim como em todo o Brasil, o turismo de Mato Grosso tem sentido a ausência dos visitantes, constatamos isso no parque nacional por meio de pesquisa, e em outros pólos turísticos mato-grossenses com a redução visível de turistas, mas aos poucos estamos percebendo os visitantes voltar e acreditamos que o ritmo normal será retomado em curto espaço de tempo. Temos muitas atrações no Estado, são cachoeiras, grutas, cânions, cavernas, trilhas, casarões antigos, turismo de aventura, pesca esportiva, enfim, são diversas as belezas naturais e atrativos”, enfatiza Moreno.

Alavancagem

Um exemplo da recuperação do setor é o aumento do volume de desembarques nos quatro principais aeroportos mato-grossenses que teve saldo positivo de 11 mil a mais que no ano anterior, conforme levantamento do Observatório do Desenvolvimento disponível no site da Sedec.

As informações identificadas por meio das pesquisas são utilizadas para a criação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do Turismo no Estado.

Leia Também:  PM detém homem que efetuava disparos em campo de futebol

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Turismo

Turismo: com frio ou calor, Hotel Águas Quentes não perde a “majestade”

O Hotel Águas Quentes fica localizado no miolo da Serra de São Vicente, a 85 km de Cuiabá

Publicados

em

Localizado no Parque Estadual Águas Quentes, a 85 km da área urbana de Cuiabá-MT, com acesso pela BR-364, o Hotel Águas Quentes continua sendo um dos balneários mais procurados na região Centro Oeste do país. Mensalmente, o Águas Quentes recebe centenas de turistas de todos os lugares do Brasil e, inclusive, do exterior. A fascinação dos visitantes é explícita logo ao aportar na recepção do hotel.

Segundo a gerência, essa procura independe de fatores climáticos. Porém, em datas especiais no calendário anual (Natal, Ano Novo, Carnaval, Dia dos Pais, Dias das Mães, etc…), o recomendável é agendar vagas, pois elas se esgotam facilmente. “Há reservas que são feitas com meses de antecedência, prevendo-se a lotação do hotel”, diz o gerente Fábio Oberyt Fávaro.

É que, além das famosas piscinas naturais [de águas termais], o Hotel Águas Quente encampa arsenal carismático de receptividade em todos os níveis, serviços já aclamados no segmento turístico nacional. Inclusive, o balneário detém premiações destacadas pela sua excelência profissional.

Foto: Site Hotel MT Águas Quentes

O forte do hotel, além das piscinas termais, reside também nas piscinas “frias”; atrativo irresistível a quem não gosta de altas temperaturas. Principalmente agora, quando os termômetros não têm sido nada acanhados, aproximando-se fácil dos 39 e 40º, mesmo na região serrana. Assim, mergulhar em águas naturais é mais confortador ao físico e espírito.

Uma dessas piscinas se encontra instalada na ala central do hotel, ponto de confluência de grande parte dos banhistas. É frequentada maciçamente por adultos e crianças que deslizam velozes pelo tobogã gigantesco, estatelando-se nas águas azuis em grande algazarra.

Outros atrativos podem ser conferidos pelos visitantes: acomodações confortáveis, Salão de Convenção, boate, passeios pelas trilhas e show musical impecável durante o almoço, típica gastronomia regional.  Sem falar na seleta sobremesa (doce de leite, coco, abóbora, arroz doce, pudim…).

Foto: Site Hotel MT Águas Quentes

Também na avalição técnica da diretoria da Rede de Hotéis MT, todo esse conjunto prazeroso é responsável pelo sucesso tradicional do Águas Quentes, há décadas em patamar elogioso no segmento turístico nacional.

Para o empresário Leopoldo Nigro, considerado o ‘Mago Merlin do Hotel Águas Quentes’, o projeto concebido – e em prática no dia a dia – é oferecer sempre o melhor aos hóspedes. “Nesse sentido, sempre houve empenho geral da diretoria do grupo e dos nossos colaboradores, altamente capacitados às funções que exercem”.

Leopoldo ainda sublinha que o Águas Quentes é um hotel que unifica praticidade com eficiência de serviços do agrado geral. “Paralelamente, ofertamos novidades para que as pessoas se sintam 100% relaxadas e felizes por estar aqui. Isso pode ser evidenciado nos semblantes de quantos circulam pelo hotel, ou naqueles que participam das atividades de hidroginástica, antes do almoço. Para nós, é uma alegria idêntica saber que contribuímos para tanta felicidade”, diz Nigro.

Foto: Site Hotel MT Águas Quentes

VIAGEM IGUALMENTE PRAZEROSA

Na opinião de vários hóspedes, o hotel reúne muitas outras coisas interessantes, tornando-se até difícil apontar qual delas é o chamariz do seu sucesso. “Quando chegamos, só de sentir a brisa fresca da Serra de São Vicente, já somos acometidos de intensa emoção. Há convicção de que horas deliciosas nos aguardam dali em diante”, diz a pedagoga Jane Aparecida.

Servidora da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a pedagoga explica que o hotel tem procurado preservar o meio ambiente, em geral, com destaque zeloso para os animais que sempre foram presenças adoráveis em suas cercanias.

“Os macacos ficam nos observando o tempo todo, e já flagrei frutas dispostas (banana, mamão) em áreas sombreadas do hotel, a fim de que eles se sirvam. Porque, com essa estiagem brava, a despeito de uma ou outra chuvinha, a alimentação silvestre está escassa, a exemplo do que acontece no Pantanal”.

Foto: Site Hotel MT Águas Quentes

No mais, o Hotel Águas Quentes representa assinatura confiável de uma excelente estadia, seja apenas por um dia, ‘Day Use”, ou por períodos maiores. E há hóspedes que vão mais além ao sublinhar que o encanto do lugar já começa após deixar a BR-364 e percorrer o trecho asfaltado de 10 quilômetros até o hotel. É quando é possível apreciar os contornos verdes da Serra de São Vicente e os sitiantes que vivem nesse entorno.

Foto: Site Hotel MT Águas Quentes

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Civil recupera parte de valor subtraído em golpe de venda
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA