MATO GROSSO
Governo de MT auxilia trade de turismo em busca de investimentos na FIT Pantanal 2023
Neste domingo (07.05), das 14h às 22h, a equipe da Desenvolve MT esteve no estande para atender os empreendedores
Turismo

Apoiar o trade turístico, oferecer condições para fomentar a retomada das atividades turísticas no Estado, melhorar a infraestrutura e apoiar o desenvolvimento do setor é o principal objetivo da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, instituição financeira do Governo do Estado, durante todos os dias de programação da Feira Internacional do Turismo – Fit Pantanal 2023, que se encerrou neste domingo (07.05), com uma vasta programação cultural, gastronômica com entrada gratuita.
Com um estande de negócios, a Desenvolve MT prestou atendimento aos empresários que buscam aprimorar a sua empresa, por meio de linhas de crédito do Governo de Mato Grosso.


Empreendedoras de Jaciara durante a Fit Pantanal
Assessoria
“Estamos em busca de investimentos para fomentar a nossa empresa. E quando vimos o estande do Governo, fiquei curioso e vim atrás das oportunidades para conhecer as linhas de crédito que encaixam com o nosso negócio”, relatou o empresário.

Durante a Fit Pantanal, a Desenvolve MT teve a oportunidade de conversar com os gestores municipais, que puderam conhecer o funcionamento da agência, além de informar como o município pode ser parceiro e fomentar a economia local com as linhas de crédito.

Estande da Desenvolve MT na Fit Pantanal
Assessoria
A equipe da agência visitou e conversou com os agricultores familiares que estão com o estande na Fit Pantanal comercializando produtos de diversos lugares de Mato Grosso, apresentando a Desenvolve MT e os produtos disponíveis para apoio ao fomento da agricultura.
Os deputados Janaína Riva e Carlos Avalone, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e Felipe Wellaton, secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, prestigiaram o estande levando empreendedores e fazendo visitas.
A FIT Pantanal reuniu expositores de 38 municípios de Mato Grosso e outros três países – Bolívia, Paraguai e Peru, além de operadores de turismo, entidades e artesãos, totalizando 89 estandes no evento.
Deputada Janaína Riva e Carlos Avalonne na Fit Pantanal
AssessoriaPara o presidente interino, Willian Moraes, é uma grande oportunidade para o empresário do turismo. “A FIT Pantanal mostrou a importância que o turismo tem no cenário nacional, e Mato Grosso é um polo importante”, destacou. Também disse:
“O Governo de Mato Grosso, por meio da Desenvolve MT, é parceiro do empreendedor do turismo. Estamos na feira para entender as dificuldades e os anseios dos empresários, para que de certa forma possamos ajudá-los a enfrentar a retomada nos pós pandemia, com o crédito mais atrativo com uma taxa de juros abaixo do mercado”, ressaltou.
A Fit Pantanal é uma realização do Governo de Mato Grosso com o Sistema Fecomércio, apoio institucional da Assembleia Legislativa e outras entidades ligadas ao turismo.
Crédito para o turismo
A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado – oferece um programa exclusivo para fomentar o turismo em Mato Grosso, em especial os municípios que têm potencial de desenvolvimento no setor.
Desenvolve Turismo dispõe de linha de crédito para microempreendedor individual (MEI), micro e pequenas empresas do segmento que possuem o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Governo Federal (Cadastur), com valores entre R$ 20 mil e R$ 1 milhão.
Durante a pandemia, as linhas de crédito colocadas à disposição pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Desenvolve MT, foram grandes aliadas dos empreendedores, para que pudessem manter seu negócio funcionando, garantindo emprego e renda para as famílias.
SECOM/VG

Turismo
Dez novas rotas turísticas são lançadas para movimentar economia de 11 municípios
Parceiro do Governo, secretário destaca que Sebrae é referência na formatação de produtos turísticos

Dez novos roteiros envolvendo 11 municípios, inclusive os do agro, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop, foram lançados pelo Sebrae durante a Feira Internacional do Turismo (FIT) Pantanal. O evento foi realizado de 04 a de 07 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal.
Ao todo são 22 atrativos ou experiências turísticas, que envolvem diretamente 52 pequenos negócios e outros 53 indiretos, sendo 34 produtores rurais e artesãos.
Para o secretário adjunto de Turismo da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Felipe Wellaton, o Sebrae é uma grande referência na formatação de produtos turísticos.
“É importante porque cria novas rotas que eram desconhecidas por mato-grossenses e pelos demais brasileiros. Facilita para as operadoras que queiram vender os roteiros, facilita para os turistas para que possam se programar. Muitos dos passeios e pacotes precisam de reserva prévia”, argumenta.
Ele destaca que o produto é completo com informações de hospedagem, programação cultural, alimentação, além do tempo de duração do passeio, nível de dificuldade, dias de atendimento e capacidade de atendimento.
Uma das novidades é o roteiro da região do Agro, para que o turista tenha a experiência de conhecer uma cidade que pulsa agronegócio. Em Nova Mutum, por exemplo, o turista pode fazer um roteiro de 8 horas, tomando café da manhã na Fundação MT, faz city tour, conhece a Orquestra Jovem, Casa do Artesão e a Cervejaria Kessbier.
Já em Sinop, num passeio de 4 horas, o turista pode viver a experiência de um café colonial, degustar vinhos e sucos na Família Masieiro. Por meio de um trenzinho adaptado, os turistas vão conhecer a lavoura e os métodos de produção.
O diretor técnico do Sebrae, André Schelini, destacou que na cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso tem cerca de 118 mil empresas que contribuem com a geração de emprego e renda e com o Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
“A atividade turística é ativadora da economia local nos municípios, pois são onde as pessoas vivem e empreendem e Mato Grosso se coloca não só como potencial para produção de eventos, mas como destino turístico”.
A FIT Pantanal é uma realização do Governo de Mato Grosso com o Sistema Fecomércio, apoio institucional da Assembleia Legislativa e da Prefeitura de Cuiabá, além do apoio de dez entidades ligadas ao trade do turismo.
SECOM/MT
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Civil fecha desmanche de caminhões na região do Pedra 90
-
Polícia6 dias atrás
Autor de abusos sexuais contra cinco menores de idade é indiciado pela Civil em dois inquéritos
-
Política7 dias atrás
MT lidera ranking de produção industrial no Brasil: “Ações do Governo promoveram a retomada da confiança dos empresários”
-
Polícia6 dias atrás
Homicida procurado pela Justiça é preso ao registrar boletim de ocorrência
-
Polícia5 dias atrás
Operação da Civil cumpre sete mandados contra envolvidos em sequestro e extorsão
-
Polícia4 dias atrás
Homem é preso em flagrante após agredir esposa grávida de sete meses
-
Polícia5 dias atrás
Autor de quatro homicídios é preso pela Polícia Civil em garimpo na região Norte
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Militar prende dupla suspeita por roubo, apreende celulares, drogas e arma