VÁRZEA GRANDE

Turismo

Destinos brasileiros de águas cristalinas

Publicado em

Turismo

A diversidade é a marca dos atrativos naturais brasileiros. Destinos de águas cristalinas estão entre os mais desejados pelos viajantes e o Brasil está repleto de destinos que atendem este requisito. Neste Dia Mundial da Água, a Agência de Notícias do Turismo separou alguns dos principais destinos pelo Brasil que apresentam águas que vão desde o verde-esmeralda até o azul mais vivo, encantando visitantes de todo o Brasil e do mundo. São águas surpreendentes que, de tão cristalinas e puras, justificam roteiros de ecoturismo e aventura.

NORDESTE


Boipeba. Crédito: Boipebatur

A Península de Maraú, na costa da Bahia, reúne algumas das praias mais bonitas do litoral brasileiro com águas mornas e cristalinas ideais para a prática de mergulho. A região conta com cerca de 40 praias praticamente desertas, uma delas é Taipu de Fora. Outro local imperdível é a Ilha de Boipeba, em Valença, a 300 quilômetros de Salvador, apresenta águas em um tom de azul intenso.

NORTE


Cachoeira do Formiga. Crédito: Embratur

Em Mateiros (TO), na Cachoeira do Formiga, no Parque Estadual do Jalapão, a queda d`água forma uma impressionante piscina natural de água cristalina. Os “fervedouros”, de onde brotam as nascentes dos rios da região também impressionam pela transparência das águas onde os banhistas flutuam. Em Presidente Figueiredo (AM), a duas horas de Manaus, a Lagoa Azul atrai visitantes de fevereiro agosto, com seu belo tom azulado.

Leia Também:  Fit Pantanal 2023 ofertará atrações culturais

CENTRO-OESTE


Cachoeira Santa Bárbara. Crédito: Divulgação quilombokalunga.org.br

No interior do Brasil, o Rio Triste é um dos grandes atrativos para quem visita Jardim, no Mato Grosso do Sul. Ainda no município, na Lagoa Misteriosa, a incidência de raios solares faz a água cristalina variar em diferentes tonalidades de azul. Na Chapada dos Veadeiros (GO), o turista encontra muitas rios e cachoeiras de águas transparentes. No município de Cavalcante, a cachoeira Santa Bárbara, de 35 metros de altura, tem um poço de água cristalina ótimo para mergulho.

SUDESTE


Arraial do Cabo. Crédito: Gustavo Messina

A cerca de 150 quilômetros do Rio de Janeiro e 13 quilômetros de Cabo Frio, o município conta com praias de águas cristalinas, dunas de areia branca, lagoas e vegetação de restinga preservada. Há também opções de passeios de barco. Entre as badaladas cidades da Região dos Lagos, Arraial do Cabo conserva o clima pacato de cidade do interior. Em São Paulo, a praia do Bonete, em Ilhabela, já foi considerada pelo jornal Britânico The Guardian uma das 10 mais bonitas do Brasil. Localizada na parte Sul da ilha, de frente para mar aberto, possui areias claras e mar agitado atraindo os amantes do ecoturismo e surfe.

Leia Também:  Secretária de Meio Ambiente aborda Lei Geral do Licenciamento em evento de geólogos

SUL


Lagoinha. Crédito: Prefeitura de Bombinhas

O município de Bombinhas (SC) conta com 39 belas praias e é considerada a Capital do Mergulho Ecológico. Entre esses paraísos está a Praia da Lagoinha com várias piscinas naturais de águas cristalinas que possibilitam que os visitantes pratiquem o mergulho. Ainda no município, a praia da Sepultura é uma das melhores para a pratica de Snorkel. Durante a alta temporada, pra arranjar lugar na praia é preciso chegar bem cedo, pois a pequena faixa de areia com pouco menos de 100 metros, costuma lotar cedo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Tragédia Ambiental em MT: Fogo avança no Pantanal e cenário é de imenso cemitério a céu aberto

A região tá totalmente poluída com muita fumaça e seca. Virou um verdadeiro cemitério a céu aberto.

Publicados

em

secom-mt

Neste domingo (19) completam-se exatos 50 dias do início do incêndio no Pantanal mato-grossense. O cenário resultante dessa tragédia ambiental de ampla magnitude, é bastante perceptível na própria Transpantaneira, principal rodovia de acesso ao bioma, entre Poconé e o distrito de Porto Jofre. A região tá totalmente poluída com muita fumaça, seca, virou um verdadeiro cemitério a céu aberto.

Já a partir do município de Poconé, considerado a entrada do Pantanal, já é possível sentir a fumaça e o cheiro de fuligem. Poucos quilômetros após o início da Transpantaneira, já se pode perceber como a seca severa tem afetado a fauna e a flora. Sob as pontes, onde geralmente os corixos deveriam estar cheios d’água nessa época do ano, há muitos jacarés aglomerados, ilhados em um lamaçal, lutando para sobreviver entre os corpos daqueles que já morreram.

Seguindo pela Transpantaneira, quem já conhece a região de outras épocas se assusta e lamenta profundamente o cenário atual. Ao longo do caminho, vários animais são flagrados tentando sobreviver, como tuiuiús, um dos animais símbolos do bioma, tentando caçar o alimento em meio a lama restante.

Aproximadamente no quilômetro 80 da rodovia, de um lado da Transpantaneira já é possível identificar a fumaça escura predominando na região próxima a Porto Jofre e do outro lado os animais se juntando, em grandes grupos e disputando o pouco espaço que ainda possui o mínimo de água, próximo a uma área já queimada.

Leia Também:  “Dona Terezinha”: Uma empreendedora no passado que transformou o futuro de Bonsucesso

Não são apenas os animais silvestres (cobras, jacarés, onças e macacos), dentre outras espécies que estão morrendo. O gado das fazendas privadas também sofre.

Enderson Barreto, voluntário do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), chama de cemitério a céu aberto o cenário vivenciado no Pantanal no último mês. O bombeiro viveu o drama de tentar salvar um boi enfraquecido por falta de água e alimentos.  Ele tentou dar água e capim ao animal, que não resistiu ao calor, à seca e a fome e morreu horas depois. “Isso infelizmente tem acontecido muito”, desabafou o militar.

“Esse ano a proporção do incêndio, a velocidade com que o fogo chegou, foi um fator dificultador para a sobrevivência dos animais. Estamos monitorando os animais em pontos críticos e tem sido muito desafiador, hoje fez muito calor, um calor fora do normal e além da fumaça dos incêndios, das áreas que são de difícil acesso, agora a gente entra em um período de fome cinzenta. Esses animais começam a procurar por alimento e não tem, devido ao fogo ter queimado tudo por onde passou”.

De acordo com Enderson, as Organizações Não Governamentais (ONGs), em conjunto com o ICMBio e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão pensando estratégias para fornecer alimento e água aos animais em pontos críticos sem alimentação.

Leia Também:  Mato Grosso expõe potencial turístico na maior feira de pesca do país

Ajuda demorou

Gustavo Figueirôa, biólogo e integrante do instituto S.O.S Pantanal, aponta que a resposta do poder público ao grande incêndio de 2020 e ao atual de 2023 foi muito parecida, ou seja, tardia e insuficiente.

“Esse cenário que a gente está vendo aqui é muito parecido com o de 2020, isso significa que o que tem sido feito de planejamento, de respostas por parte do poder público, com certeza não é o suficiente para evitar que esse cenário se repita para os próximos anos. Espero, sinceramente, que a partir deste ano as autoridades abram os olhos para ver que isso aqui vai continuar acontecendo se nada for feito”, disse.

Figueirôa destaca que o investimento dos governos federal e estadual no combate aos incêndios florestais é muito alto e que se apenas uma pequena porcentagem disso fosse investido em prevenção, o cenário atual seria bem diferente. Ele conta que carrega, diante do cenário, um sentimento de frustração.

“O Pantanal é um santuário da vida selvagem, abriga diversas espécies que são ameaçadas Brasil afora e aqui têm grandes concentrações desses animais e parece que nada mudou, parece que os mesmos erros continuam acontecendo e os animais continuam morrendo por falta de um planejamento, de um pensamento territorial de prevenção do poder público”.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA