VÁRZEA GRANDE

Turismo

Destinos brasileiros de águas cristalinas

Publicado em

Turismo

A diversidade é a marca dos atrativos naturais brasileiros. Destinos de águas cristalinas estão entre os mais desejados pelos viajantes e o Brasil está repleto de destinos que atendem este requisito. Neste Dia Mundial da Água, a Agência de Notícias do Turismo separou alguns dos principais destinos pelo Brasil que apresentam águas que vão desde o verde-esmeralda até o azul mais vivo, encantando visitantes de todo o Brasil e do mundo. São águas surpreendentes que, de tão cristalinas e puras, justificam roteiros de ecoturismo e aventura.

NORDESTE


Boipeba. Crédito: Boipebatur

A Península de Maraú, na costa da Bahia, reúne algumas das praias mais bonitas do litoral brasileiro com águas mornas e cristalinas ideais para a prática de mergulho. A região conta com cerca de 40 praias praticamente desertas, uma delas é Taipu de Fora. Outro local imperdível é a Ilha de Boipeba, em Valença, a 300 quilômetros de Salvador, apresenta águas em um tom de azul intenso.

NORTE


Cachoeira do Formiga. Crédito: Embratur

Em Mateiros (TO), na Cachoeira do Formiga, no Parque Estadual do Jalapão, a queda d`água forma uma impressionante piscina natural de água cristalina. Os “fervedouros”, de onde brotam as nascentes dos rios da região também impressionam pela transparência das águas onde os banhistas flutuam. Em Presidente Figueiredo (AM), a duas horas de Manaus, a Lagoa Azul atrai visitantes de fevereiro agosto, com seu belo tom azulado.

Leia Também:  CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CENTRO-OESTE


Cachoeira Santa Bárbara. Crédito: Divulgação quilombokalunga.org.br

No interior do Brasil, o Rio Triste é um dos grandes atrativos para quem visita Jardim, no Mato Grosso do Sul. Ainda no município, na Lagoa Misteriosa, a incidência de raios solares faz a água cristalina variar em diferentes tonalidades de azul. Na Chapada dos Veadeiros (GO), o turista encontra muitas rios e cachoeiras de águas transparentes. No município de Cavalcante, a cachoeira Santa Bárbara, de 35 metros de altura, tem um poço de água cristalina ótimo para mergulho.

SUDESTE


Arraial do Cabo. Crédito: Gustavo Messina

A cerca de 150 quilômetros do Rio de Janeiro e 13 quilômetros de Cabo Frio, o município conta com praias de águas cristalinas, dunas de areia branca, lagoas e vegetação de restinga preservada. Há também opções de passeios de barco. Entre as badaladas cidades da Região dos Lagos, Arraial do Cabo conserva o clima pacato de cidade do interior. Em São Paulo, a praia do Bonete, em Ilhabela, já foi considerada pelo jornal Britânico The Guardian uma das 10 mais bonitas do Brasil. Localizada na parte Sul da ilha, de frente para mar aberto, possui areias claras e mar agitado atraindo os amantes do ecoturismo e surfe.

Leia Também:  Um turismo de sustentabilidade e autoconhecimento

SUL


Lagoinha. Crédito: Prefeitura de Bombinhas

O município de Bombinhas (SC) conta com 39 belas praias e é considerada a Capital do Mergulho Ecológico. Entre esses paraísos está a Praia da Lagoinha com várias piscinas naturais de águas cristalinas que possibilitam que os visitantes pratiquem o mergulho. Ainda no município, a praia da Sepultura é uma das melhores para a pratica de Snorkel. Durante a alta temporada, pra arranjar lugar na praia é preciso chegar bem cedo, pois a pequena faixa de areia com pouco menos de 100 metros, costuma lotar cedo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Turismo

Dez novas rotas turísticas são lançadas para movimentar economia de 11 municípios

Parceiro do Governo, secretário destaca que Sebrae é referência na formatação de produtos turísticos

Publicados

em

Marcos Vergueiro/Secom-MT

Dez novos roteiros envolvendo 11 municípios, inclusive os do agro, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sinop, foram lançados pelo Sebrae durante a Feira Internacional do Turismo (FIT) Pantanal. O evento foi realizado de 04 a de 07 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal.

Ao todo são 22 atrativos ou experiências turísticas, que envolvem diretamente 52 pequenos negócios e outros 53 indiretos, sendo 34 produtores rurais e artesãos.

Para o secretário adjunto de Turismo da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Felipe Wellaton, o Sebrae é uma grande referência na formatação de produtos turísticos.

“É importante porque cria novas rotas que eram desconhecidas por mato-grossenses e pelos demais brasileiros. Facilita para as operadoras que queiram vender os roteiros, facilita para os turistas para que possam se programar. Muitos dos passeios e pacotes precisam de reserva prévia”, argumenta.

Ele destaca que o produto é completo com informações de hospedagem, programação cultural, alimentação, além do tempo de duração do passeio, nível de dificuldade, dias de atendimento e capacidade de atendimento.

Leia Também:  Cinco mesatenistas brasileiros são confirmados na Paralimpíada

Uma das novidades é o roteiro da região do Agro, para que o turista tenha a experiência de conhecer uma cidade que pulsa agronegócio. Em Nova Mutum, por exemplo, o turista pode fazer um roteiro de 8 horas, tomando café da manhã na Fundação MT, faz city tour, conhece a Orquestra Jovem, Casa do Artesão e a Cervejaria Kessbier.

Já em Sinop, num passeio de 4 horas, o turista pode viver a experiência de um café colonial, degustar vinhos e sucos na Família Masieiro. Por meio de um trenzinho adaptado, os turistas vão conhecer a lavoura e os métodos de produção.

O diretor técnico do Sebrae, André Schelini, destacou que na cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso tem cerca de 118 mil empresas que contribuem com a geração de emprego e renda e com o Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

“A atividade turística é ativadora da economia local nos municípios, pois são onde as pessoas vivem e empreendem e Mato Grosso se coloca não só como potencial para produção de eventos, mas como destino turístico”.

Leia Também:  Prazo para inscrever projetos no calendário do “Rio de Janeiro a Janeiro” termina esse mês

A FIT Pantanal é uma realização do Governo de Mato Grosso com o Sistema Fecomércio, apoio institucional da Assembleia Legislativa e da Prefeitura de Cuiabá, além do apoio de dez entidades ligadas ao trade do turismo.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA