Saúde
Veja 8 sinais que o câncer de pâncreas pode causar durante a digestão
Embora raramente os cânceres manifestem sintomas em estados iniciais, é preciso ficar atento a sinais do tumor mais letal que existe
Saúde

O câncer é uma doença complexa e que começa a partir da reprodução de células defeituosas do próprio corpo: por isso, ela raramente manifesta sintomas iniciais ou é percebida pelas defesas do organismo.
Entretanto, conforme os quadros avançam, é possível que alguns sinais das alterações provocadas por tumores sejam notados no corpo. Um destes casos é o do câncer de pâncreas, o tumor com mais altas taxas de letalidade proporcionais no mundo.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor de pâncreas tem a pior taxa de sobrevivência: anualmente, mais pessoas morrem da doença do que descobrem novos tumores. Ele representa só 1% de todos os cânceres diagnosticados, mas é responsável por 5% das mortes.
A alta mortalidade decorre justamente do diagnóstico tardio. Por isso, ao notar qualquer alteração que possa indicar um tumor no órgão, especialmente na hora de comer, é preciso buscar atendimento médico.
Segundo a oncologista Miriam Cristina, da Oncoclínicas Brasília, se os sintomas persistirem por semanas, é preciso fazer exames mais aprofundados. “Muitas vezes eles revelam doenças benignas, mas é preciso dar atenção a tudo aquilo que persiste e não melhora dentro de um mês”, explicou a oncologista em entrevista anterior ao Metrópoles.
A Pancreatic Cancer Action (PCA), um grupo inglês de prevenção do câncer, recomenda que as pessoas tenham atenção a variações no processo digestivo. Confira:
Sinais do câncer de pâncreas
1. Indigestão ou azia persistente
Sensação de queimação no peito ou no estômago, inchaço e arrotos frequentes também podem indicar câncer. “O quadro pode ser diagnosticado erroneamente como refluxo ácido, gastrite ou úlceras, mas há chance de ele estar relacionado ao câncer de pâncreas e tumores de estômago e esôfago”, ensina o farmacêutico Ade Williams, líder do PCA.
2. Sentir-se saciado rapidamente
Sentir-se satisfeito depois de comer apenas uma pequena quantidade de comida é outro sintoma a ser observado. Embora o quadro normalmente esteja ligado a problemas menos complexos, como a constipação, ele é frequente no câncer de pâncreas, especialmente quando está conectado a outros sintomas da lista.
3. Náuseas ou vômitos
Náuseas frequentes e vômitos logo após as refeições são um sinal de alerta: tumores mais avançados costumam ser acompanhados de vômitos com sangue. Caso o sintoma se repita com frequência, é preciso avaliar o risco de câncer de pâncreas, assim como o de estômago.
4. Perda de peso inexplicável
Perder peso sem tentar, muitas vezes antes de sentir alterações no apetite, pode ser um sinal de muitos tipos diferentes de câncer, incluindo o de pâncreas.
5. Dor nas costas ou desconforto abdominal
Dores persistentes ou intensas no abdômen, principalmente após comer, também podem ocorrer em casos de câncer de pâncreas, sendo mais comuns quando a pessoa se deita após comer. As dores na parte média das costas ocorrem especialmente quando os tumores invadem o conjunto de nervos que fica perto do órgão.
6. Mudança nos hábitos intestinais
Diarreia, constipação ou alterações na consistência das fezes, especialmente se detectadas logo após as refeições, são outros sinais de alerta. As fezes de pessoas afetadas pelo câncer de pâncreas também costumam ter uma coloração esbranquiçada, sendo grandes, malcheirosas e flutuantes pelo excesso de gordura expelida.
7. Icterícia
A icterícia, quando há um amarelamento da pele e dos olhos e a urina se torna mais escura, é comum na hepatite. Ela também é um forte sinal de câncer de pâncreas, já que a bilirrubina produzida pelo corpo não é excretada, o que leva ao amarelamento da pele e intoxicação do organismo.
8. Diabetes de início recente e não associada ao ganho de peso
Pessoas que têm índices de insulina desregulada costumam ter diabetes tipo 2 e uma série de tumores podem ser associados à condição. A insulina, porém, é produzida pelo pâncreas e o hormônio não é secretado pelo corpo quando o órgão está tomado de células cancerígenas, o que eleva o nível de açúcar no sangue.
A diabetes tipo 2 costuma ser causada por maus-hábitos alimentares e é associada a um ganho de peso. Quando há um emagrecimento mesmo com o diagnóstico, pode ser um sinal de diabetes tipo 3 (causada pelo câncer), que é muito mais rara.
Fonte: Metropoles – https://www.metropoles.com/saude/8-sinais-do-cancer-pancreas-mortal

Saúde
MT Hemocentro celebra 31 Anos com mutirão solidário e arrecada mais de 100 bolsas de sangue
O coordenador da Hemorrede em Mato Grosso, Fernando Modolo, agradeceu o empenho dos voluntários que participaram da iniciativa.
-
Polícia7 dias atrás
Adolescente grávida, Emily Azevedo Sena, sai de casa para buscar enxoval e é encontrada morta
-
Judiciário7 dias atrás
MPMT solicita interrupção de obras e recuperação ambiental no morro de Santo Antônio
-
Judiciário3 dias atrás
STF determina que Governo de MT reanalise pensão do ex-deputado Carlos Bezerra
-
Cidades7 dias atrás
Moradores de VG se revoltam contra gestão de Flávia Moretti e bloqueiam ruas em protesto, veja o vídeo
-
Judiciário3 dias atrás
Governo de MT defende no STF confisco de terras por desmatamento ilegal
-
Política7 dias atrás
Câmara de Cuiabá analisa projetos de lei e rejeita propostas polêmicas
-
Polícia2 dias atrás
Policial Civil é condenada a 34 anos de prisão por exigir propinas de fazendeiros em MT
-
Saúde3 dias atrás
Justiça manda apreender equipamento cirúrgica no Hospital São Benedito