Saúde
Vacina meningocócica ACWY está disponível em postos de saúde de Rondonópolis
Saúde

Da Redação
A rede municipal de saúde está disponibilizando mais uma importante vacina para adolescentes de 11 e 12 anos 11 meses e 29 dias de idade, a meningocócica ACWY. O lote enviado pelo Ministério da Saúde chegou na sexta-feira (24), marcando a celebração do Dia Mundial de Combate à Meningite.
A imunização é contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y, complementando a vacina meningocócica C (conjugada) (MenC) já ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no calendário de vacinação das crianças menores de cinco anos.
A vacina é aplicada em dose única e era disponibilizada somente em clínicas particulares (com custo médio de R$ 450), agora está sendo incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação do SUS para garantir maior proteção e diminuir o número de óbitos causados pela doença no país.
A melhor forma de prevenção é a vacinação, por isso as pessoas de 11 e 12 anos precisam procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência levando a carteira de vacinação e acompanhado por um responsável.
A estimativa é que quase 116 mil adolescentes nessa faixa etária, grupo mais suscetível a transmissão, sejam vacinas dentro do Mato Grosso. Posteriormente outros grupos serão beneficiados.
Foto: Prefeitura/Rondonópolis

Saúde
Profissionais da saúde são capacitados em técnica avançada de aférese no MT Hemocentro
Durante o treinamento, foram abordadas duas modalidades de aférese: a terapêutica

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso promoveu uma capacitação voltada à técnica de aférese para profissionais da unidade e da hemorrede de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo foi qualificar os participantes para realizarem coletas e procedimentos com segurança, qualidade e dentro das normas sanitárias.
Durante o treinamento, foram abordadas duas modalidades de aférese: a terapêutica, utilizada no tratamento de doenças por meio da remoção de substâncias nocivas do sangue; e a não terapêutica, empregada na coleta seletiva de componentes como plaquetas, hemácias e plasma para fins de transfusão.
A capacitação foi dividida em três etapas: fundamentação teórica com base nos princípios hematológicos e nas normativas da ANVISA; atividades práticas com o manuseio dos equipamentos; e estágio supervisionado, no qual os profissionais participaram de procedimentos reais com doadores e pacientes.
O equipamento utilizado nas atividades práticas é da empresa Haemonetics, capaz de realizar a separação dos componentes do sangue diretamente do doador ou paciente.
A enfermeira Mônica Torres, facilitadora do curso, destacou a importância de ampliar o número de profissionais aptos a operar a técnica. “A capacitação garante uma equipe mais preparada. Os profissionais já experientes passam por uma reciclagem, enquanto os novos ganham segurança para atuar. Isso fortalece o atendimento ao doador e àqueles que recebem os hemocomponentes”, explicou.
Segundo Maria da Graça Zeferino Campos Lopes, médica e pedagoga do Núcleo de Educação Permanente (NEPES) do MT Hemocentro, essas ações são fundamentais para a qualidade do serviço prestado. “Temos o compromisso de manter nossos servidores atualizados com práticas seguras. A capacitação em aférese é essencial para assegurar um atendimento eficiente e qualificado”, afirmou.
Participante do curso, a enfermeira Renata Brandão destacou a importância da prática. “Ter contato direto com a máquina e com o procedimento nos traz confiança. Acompanhamos todo o ciclo, desde a montagem até a destinação do componente ao paciente. É um aprendizado que se reflete no cuidado com a vida”, concluiu.
-
Saúde7 dias atrás
SES capacita servidores para análise de indicadores de saúde em Cuiabá
-
Cultura7 dias atrás
Bahia celebra 202 anos da Independência com festa, tradição e reconhecimento histórico
-
Educação7 dias atrás
Rede estadual de MT alcança 101 escolas no modelo cívico-militar
-
Educação7 dias atrás
Seduc reúne cerca de 300 estudantes em Congresso Regional dos Grêmios em Várzea Grande
-
Polícia7 dias atrás
Mulher é presa ao tentar levar drogas para presídio a mando de facção em Várzea Grande
-
Política6 dias atrás
Secretário de Obras impulsiona desenvolvimento de Nossa Senhora do Livramento com trabalho e resultados concretos
-
Política6 dias atrás
Secretário de comunicação Luiz Gonzaga expõe bastidores da Câmara e abandona cargo ao vivo
-
Polícia7 dias atrás
Homem visivelmente embriagado conduzindo moto atropela mãe e filha deixando-as gravemente feridas em VG
Você precisa estar logado para postar um comentário Login