PELA SES
“Ter um Estado que qualifica os serviços do Samu nos municípios é fundamental para nós”, afirma técnica sobre capacitação
Objetivo do curso é garantir serviço de atendimento pré-hospitalar de qualidade em situações de emergência
Saúde

“Ter um Estado que qualifica os serviços do Samu nos municípios é essencial para nós, responsáveis pelos primeiros atendimentos. A capacitação é fundamental para oferecermos um socorro rápido e seguro à população”, afirma Verônica Secato, técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sapezal (409 km de Cuiabá), que participou da capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Com o objetivo de garantir um serviço de resgate ágil e seguro em situações de emergência, o curso, que ocorreu entre esta quarta (25.09) e quinta-feira (26.09) na Universidade de Várzea Grande (Univag), capacitou 32 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, condutores de ambulâncias e policiais militares de Cuiabá, Poconé, Alto Garças e São José do Rio Claro.
A superintendente do Samu, Mara Patrícia Ferreira, destaca que a capacitação é destinada tanto aos servidores já atuantes no Samu quanto àqueles envolvidos em serviços que estão em fase de implantação. Ela aponta que foram realizadas 400 capacitações em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em todo o Estado de Mato Grosso.
“Investir na formação dos nossos profissionais é essencial para que o Samu possa operar de forma eficaz e salvar vidas. Estamos comprometidos em qualificar cada vez mais nossos profissionais, seja na baixada cuiabana, ou no interior, pois o conhecimento técnico e científico é fundamental para o atendimento adequado”, destaca Mara.
Com 14 anos de experiência, Verônica também destaca a importância dessa atualização. “Ficar desatualizado em momentos de urgência complica tudo. Mato Grosso está se preocupando com as necessidades dos municípios, e isso é muito importante para nós”, diz.
Durante os dois dias de capacitação, os participantes realizaram atividades teóricas e práticas, incluindo simulações de resgate. A enfermeira e instrutora Celi Neves afirma que a experiência prática é fundamental. “Quanto mais os profissionais se preparam na teoria e na simulação, menores são as chances de erro em atendimentos reais”, conclui.

Saúde
Número de leitos em hospitais estaduais é dobrado por governo de MT
Técnicos apresentam balanço do terceiro quadrimestre de 2024 em audiência pública

O número de leitos clínicos nos hospitais estaduais dobrou nos últimos seis anos. A informação foi compartilhada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nesta terça-feira (25-03), durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Na ocasião, foi apresentado o relatório financeiro do terceiro quadrimestre de 2024, além dos dados do Relatório Anual de Gestão da SES. Ivone Rosset, secretária adjunta de Orçamento e Finanças da SES, ressaltou que a quantidade de leitos na rede estadual cresceu consideravelmente entre 2019 e 2024.
Ela ainda mencionou que, com a construção de quatro novos Hospitais Regionais no interior do estado, serão adicionados mais 600 leitos, sem contar os leitos do Hospital Júlio Muller e do Hospital Central de Cuiabá, cujas obras estão 98% concluídas e que devem contar com 287 leitos de internação.
A assessora responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER) da SES, Claudete de Souza, também apresentou um panorama do orçamento executado pela Secretaria em 2024, as principais fontes de recursos, o percentual de aplicação exigido pela Emenda Constitucional 29 e as ações mais relevantes realizadas pelas diversas áreas da pasta.
Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Lúdio Cabral, Dr. João, Marildes Ferreira, e, de forma remota, Sebastião Rezende.
-
Saúde4 dias atrás
Mato Grosso enfrenta crise de chikungunya: Secretário de saúde cobra ação da população
-
Claro e Escuro7 dias atrás
Vereador Assume Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande
-
Saúde7 dias atrás
Ministério da Saúde visita UPA Verdão e oferece orientações
-
Economia6 dias atrás
9ª Edição da Farm Show MT destaca o papel de Mato Grosso no desenvolvimento do agronegócio
-
Emprego7 dias atrás
Sine tem 272 vagas, sendo 17 exclusivas para pessoas com deficiência
-
Esporte7 dias atrás
FMF libera tabela com datas e horários de jogos da final do Campeonato Mato-grossense
-
Judiciário2 dias atrás
Juiz destaca gravidade do crime e determina prisão preventiva de militar
-
Variedades6 dias atrás
Sindicatos e Federação apoiam a realização da conferência sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora em Cuiabá