dados do UK Biobank
Ter tido Covid duplica o risco de ataque cardíaco e derrame
Segundo estudo, pessoas que tiveram Covid apresentan um risco duas vezes maior de sofrer eventos cardíacos graves e derrames
Saúde

Ter tido Covid dobra o risco de ataque cardíaco, derrame ou morte prematura, de acordo com uma nova pesquisa liderada pela Cleveland Clinic, importante centro médico dos Estados Unidos.
De acordo com o estudo, pessoas que tiveram Covid apresentaram uma probabilidade duas vezes maior de ter um evento cardíaco grave ou um derrame em até três anos após a doença. O risco foi ainda maior para indivíduos que foram hospitalizados por conta da doença respiratória.
Publicado na revista Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology, o estudo usou informações de 10.005 pessoas que tiveram Covid e 217.730 pessoas não infectadas. Os dados vieram do UK Biobank.
“Mais de um bilhão de pessoas no mundo todo já tiveram Covid. As descobertas relatadas não são um efeito pequeno em um pequeno subgrupo”, disse o coautor do estudo Stanley Hazen, professor da Cleveland Clinic. “Os resultados incluíram quase um quarto de milhão de pessoas e apontam para uma descoberta de importância global para a saúde que promete se traduzir em um aumento nas doenças cardiovasculares globalmente”, completou.
Tipos sanguíneos
O estudo também achou uma associação entre o tipo sanguíneo e o risco aumentado para eventos cardiovasculares pós-Covid. Os dados sugerem que o risco de ataques cardíacos e derrames foi maior entre pacientes com Covid que tinham os tipos sanguíneos A, B ou AB. Pesquisas anteriores mostraram que pessoas com esses tipos sanguíneos também eram as mais suscetíveis à doença.
O grupo sugere que mais pesquisas sejam realizadas para desvendar se há alguma interação entre o vírus e a parte do código genético que determina o tipo sanguíneo.
“Essas descobertas revelam que, embora seja uma infecção do trato respiratório superior, a Covid tem uma variedade de implicações para a saúde e ressaltam que devemos considerar o histórico de infecção anterior por Covid ao formular planos e metas preventivas de doenças cardiovasculares”, afirmou Hazen, em comunicado à imprensa.
Por que o risco aumenta
A infecção por Covid gera uma inflamação sistêmica que pode gerar lesões nos tecidos que revestem os vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e câmaras do coração.
Pesquisas anteriores também constataram edemas (inchaço causado por acúmulo de líquidos) nas células do músculo cardíaco. Os danos podem causar arritmia cardíaca nos pacientes, o que aumenta o risco de parada cardíaca.
Fonte: https://www.metropoles.com/saude/covid-dobra-risco-ataque-cardiaco

Saúde
Número de leitos em hospitais estaduais é dobrado por governo de MT
Técnicos apresentam balanço do terceiro quadrimestre de 2024 em audiência pública

O número de leitos clínicos nos hospitais estaduais dobrou nos últimos seis anos. A informação foi compartilhada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nesta terça-feira (25-03), durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Na ocasião, foi apresentado o relatório financeiro do terceiro quadrimestre de 2024, além dos dados do Relatório Anual de Gestão da SES. Ivone Rosset, secretária adjunta de Orçamento e Finanças da SES, ressaltou que a quantidade de leitos na rede estadual cresceu consideravelmente entre 2019 e 2024.
Ela ainda mencionou que, com a construção de quatro novos Hospitais Regionais no interior do estado, serão adicionados mais 600 leitos, sem contar os leitos do Hospital Júlio Muller e do Hospital Central de Cuiabá, cujas obras estão 98% concluídas e que devem contar com 287 leitos de internação.
A assessora responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER) da SES, Claudete de Souza, também apresentou um panorama do orçamento executado pela Secretaria em 2024, as principais fontes de recursos, o percentual de aplicação exigido pela Emenda Constitucional 29 e as ações mais relevantes realizadas pelas diversas áreas da pasta.
Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Lúdio Cabral, Dr. João, Marildes Ferreira, e, de forma remota, Sebastião Rezende.
-
Saúde4 dias atrás
Mato Grosso enfrenta crise de chikungunya: Secretário de saúde cobra ação da população
-
Claro e Escuro7 dias atrás
Vereador Assume Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande
-
Economia6 dias atrás
9ª Edição da Farm Show MT destaca o papel de Mato Grosso no desenvolvimento do agronegócio
-
Emprego7 dias atrás
Sine tem 272 vagas, sendo 17 exclusivas para pessoas com deficiência
-
Esporte7 dias atrás
FMF libera tabela com datas e horários de jogos da final do Campeonato Mato-grossense
-
Judiciário2 dias atrás
Juiz destaca gravidade do crime e determina prisão preventiva de militar
-
Polícia3 dias atrás
Diretor de escola militar é preso após matar jovem a tiros em bar em MT
-
Variedades6 dias atrás
Sindicatos e Federação apoiam a realização da conferência sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora em Cuiabá