VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

aumento da Covid-19

Sorriso decide reabrir hospital de campanha

Além do retorno do HMC, o Comitê também decidiu pelo uso obrigatório de máscara

Publicado em

Saúde

Foto: Assessoria

Com a alta nos números de covid-19 em todo Brasil, a prefeitura Municipal de Sorriso (distante 412 km da Capital) definiu pela reabertura do Hospital de Campanha, unidade destinada exclusivamente para o tratamento da doença. As atividades no local retornarão no dia 4 de julho.

A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Enfrentamento e Prevenção à covid-19 realizada na última sexta-feira (24). Além do retorno do HMC, o Comitê também decidiu pelo uso obrigatório de máscara em todas as unidades de saúde do Município e nas unidades hospitalares.

A medida, conforme o prefeito Ari Lafin, é uma forma de controlar a circulação viral e conter novas contaminações por covid-19. “Essa é uma doença que precisamos aprender a conviver e, nesse momento, precisamos de bom senso; por isso, seguindo orientação técnica decidimos pelo uso da máscara em ambientes de saúde”, diz Ari. Para a equipe, essa é uma forma tanto de proteger pacientes que aguardam por atendimento quanto os profissionais.

O secretário de Saúde, Sílvio Stolfo, reforça a importância de quem ou testou positivo ou estar apresentar sintomas gripais usar máscara. O paciente que testou positivo deve ficar em isolamento. “Também estamos voltando com toda a estrutura anterior, com equipes visitando os pacientes em casa”, explica.

Até o início desta sexta-feira, o município contabilizava  160 pacientes ativos; 18 deles são crianças e com até 11 anos e, dentre elas 5 tem entre 0 a 5 anos; nenhuma delas foi imunizada contra a covid-19.

“Essas 18 crianças são pacientes com sintomas leves a moderados e que estão em acompanhamento; nenhum deles está internado”, reforça o secretário. Há ainda 6 adolescentes de 12 a 17 anos; todos receberam duas doses. E, são mais 136 adultos; 17 deles não receberam nenhuma dose; 11 com uma dose; 71 com duas doses e 37 com três doses. Dentre os adultos são 4 internados; 3 deles em UTIs e sem o esquema vacinal completo e um paciente não vacinado internado em enfermaria.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Teste do Pezinho agora detecta até 50 doenças e reforça diagnóstico precoce no país

Exame obrigatório entre o 3º e 5º dia de vida identifica até 50 doenças e garante tratamento rápido para evitar sequelas

Publicados

em

Crédito: SES-MT

O Teste do Pezinho é uma das maiores conquistas da saúde pública brasileira. Obrigatório e gratuito, o exame deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê e permite diagnosticar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas, muitas delas silenciosas, mas capazes de causar sequelas graves ou até risco de morte se não forem identificadas a tempo.

Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, o teste consiste na coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido. O material é aplicado em um papel-filtro e enviado a laboratórios de referência para análise.

Com a ampliação definida pela Lei nº 14.154/2021, o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) passou a identificar cerca de 50 doenças, divididas em 14 grupos, incluindo a toxoplasmose congênita. Entre as condições rastreadas estão fenilcetonúria, fibrose cística, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

O diagnóstico precoce é essencial. Quando há suspeita confirmada, a criança é encaminhada rapidamente para tratamento especializado, reduzindo riscos e garantindo melhor qualidade de vida desde os primeiros dias.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA