2º SIMPÓSIO MATO-GROSSENSE
SES promove evento sobre importância da segurança do paciente e do controle de infecções
Inscrições estão abertas e as vagas são limitadas; evento será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, em Cuiabá
Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) está com inscrições abertas para o II Simpósio Mato-grossense de Segurança do Paciente e de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro de 2024, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Organizado pela Vigilância Sanitária do Estado, por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente e do Serviço Estadual de Controle de Infecção, o evento conta com o apoio do Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
As inscrições para o simpósio podem ser feitas online pelo site de eventos da Unemat (clique aqui). O evento é gratuito e destinado a profissionais de saúde, gestores de unidades de saúde, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema. Haverá também a oportunidade de apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências práticas.
Conforme o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, o evento busca o fortalecimento das redes de colaboração entre profissionais da área da saúde em Mato Grosso. “Sabemos que a segurança do paciente e o controle de infecções são pilares importantes na qualidade dos serviços de saúde, por isso, é fundamental que nossos profissionais estejam atualizados com as melhores práticas. Estamos abrindo um espaço para compartilhar práticas de sucesso e discutir novas abordagens para a segurança do paciente”, destacou.
O simpósio contará ainda com mesas-redondas, palestras e debates voltados para as boas práticas e inovações. Os interessados em participar do simpósio devem se inscrever o quanto antes, devido ao número limitado de vagas. Para mais informações, os participantes podem acessar https://meuevento.unemat.br/iisimpoassistsaude/.

Saúde
Hospital Regional de Rondonópolis recebe novos ventiladores pulmonares para UTI
Secretaria de Estado de Saúde está substituindo aparelhos para melhorar o atendimento de pacientes

O Hospital Regional de Rondonópolis, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu, nesta quinta-feira (24.4), dez novos ventiladores pulmonares e um ventilador de transporte para serem utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O investimento feito pela SES nos 11 aparelhos foi de R$ 863,3 mil. “A chegada dos novos ventiladores é resultado do trabalho de uma gestão que planeja ações para promover uma saúde com mais eficiência aos pacientes nos hospitais estaduais”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a diretora do hospital, Milena Polizel, os aparelhos vão substituir equipamentos antigos do hospital. “Nós estamos investindo na modernização do parque tecnológico do Hospital Regional de Rondonópolis. Esses novos aparelhos trazem uma tecnologia avançada e são de fácil manuseio”, explicou.
“Outros seis ventiladores devem chegar em até 90 dias, por uma emenda parlamentar que já foi aprovada pelo Fundo Nacional de Saúde, para a reposição dos ventiladores das UTIs e do box de emergência”, acrescentou a diretora.
Os ventiladores são fundamentais para pacientes que têm dificuldade ou impossibilidade de respirar sozinhos, principalmente acometidos com doenças neurológicas.
Com a chegada dos novos equipamentos, a unidade passa a contar com 56 ventiladores pulmonares e quatro ventiladores de transporte. O Hospital Regional de Rondonópolis dispõe de 30 leitos de UTI, 78 leitos de enfermaria, 12 leitos de observação e oito de box de emergência.
-
Polícia3 dias atrás
Facção é desarticulada por lavar R$ 13 milhões com fachada de empresas
-
Polícia4 dias atrás
Justiça reduz pena de Marcola pelo roubo milionário de 1999 em Cuiabá
-
Esporte4 dias atrás
Mixto estreia com vitória em jogo eletrizante contra o Porto Velho na Série D
-
Variedades3 dias atrás
Veículos com placa final 4 devem quitar o Licenciamento 2025 até 30 de abril
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça mantém obras no Morro de Santo Antônio e reconhece legalidade do projeto
-
Judiciário4 dias atrás
Conciliação ambiental: Sema promove nova edição de mutirão para regularização de infrações
-
Saúde4 dias atrás
Apenas 7% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Cuiabá
-
Judiciário2 dias atrás
Recurso de Moretti é negado e multa por fake news é mantida pelo TSE