VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde Pública

 SES distribui 500 mil doses para Campanha Nacional de Multivacinação

Ação será realizada entre 6 e 31 de outubro e tem como foco crianças e adolescentes de até 15 anos

Publicado em

Saúde

Crédito: SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) iniciou a distribuição de 500 mil doses de vacinas para os 142 municípios do estado. O objetivo é reforçar a Campanha Nacional de Multivacinação 2025, que ocorrerá de 6 a 31 de outubro, com foco em crianças e adolescentes de até 15 anos.

O Dia D de Mobilização Nacional será no dia 18 de outubro (sábado), quando postos de saúde estarão abertos em todo o país. “É muito importante que todos, em especial crianças e adolescentes, mantenham a caderneta atualizada”, destacou o secretário Gilberto Figueiredo.

Entre as vacinas oferecidas estão BCG, poliomielite, tríplice viral, HPV, febre amarela, meningocócica, hepatite A e B, entre outras. A superintendente Alessandra Moraes alertou para a importância da imunização contra sarampo, principalmente pela proximidade com a Bolívia, onde houve surto da doença.

Atualmente, apenas a vacina BCG tem cobertura acima da meta, com 98,9%. As demais seguem abaixo do ideal e a campanha busca ampliar esses índices.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Vandalismo em Cuiabá provoca vazamento e obriga transferência de pacientes no PS

As equipes trabalham para garantir a normalização dos atendimentos e a entrega do novo Centro Médico Infantil dentro do prazo

Publicados

em

Crédito: Montagem

Pacientes do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá precisaram ser remanejados na manhã desta quarta-feira (8) após um vazamento provocado por atos de vandalismo nas instalações hidráulicas da unidade. A diretoria registrou boletim de ocorrência e o caso será investigado pela Polícia Civil de Mato Grosso.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, os danos foram identificados em encanamentos e ralos recém-instalados no Centro Médico Infantil de Cuiabá e no pronto-socorro. A ação intencional comprometeu parte do sistema hidráulico que também atende a estrutura do antigo pronto-socorro, levando ao reagendamento de cirurgias e à transferência emergencial de pacientes.

No total, 14 pacientes da enfermaria 3 foram transferidos para leitos de reserva cirúrgica, o que resultou na suspensão temporária de internações eletivas. Outro vazamento na enfermaria 2 obrigou a transferência de 13 pacientes para a enfermaria 3, que foi rapidamente recuperada para manter os atendimentos.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, classificou o episódio como grave e lamentável.

Vamos identificar quem danificou os encanamentos. Essa ação é vista com muita preocupação, porque impactou diretamente os pacientes e interrompeu até cirurgias. Não compactuamos com qualquer atitude que coloque em risco a saúde pública”, afirmou.

O prefeito Abilio Brunini também se manifestou, destacando que todas as medidas legais serão tomadas.

Estamos tratando esse episódio com total seriedade. A Prefeitura não vai tolerar sabotagem ou vandalismo dentro de unidades de saúde. Vamos identificar os responsáveis e responsabilizá-los conforme a lei”, declarou.

A Prefeitura informou ainda que determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar eventual participação de servidores públicos. As equipes trabalham para garantir a normalização dos atendimentos e a entrega do novo Centro Médico Infantil dentro do prazo.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA