Radioterapia e braquiterapia
SES abre credenciamento para empresas prestadoras de serviços
Objetivo é ampliar a rede e descentralizar o serviço, que hoje é ofertado pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), entre elas o Hospital Estadual Santa Casa
Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou Chamamento Público para credenciar empresas prestadoras de serviços de radioterapia e braquiterapia. Atualmente, os tratamentos são ofertados pelo Governo do Estado no Hospital Estadual Santa Casa, que atua como referência em Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O objetivo do chamamento é ampliar a rede e descentralizar o serviço.
“Estamos trabalhando para que, além do Hospital Estadual Santa Casa, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) contem com o serviço em outras localidades. Dessa forma, ampliamos a rede de atendimento e geramos mais conforto para a população que hoje precisa se deslocar até a capital para o tratamento”, diz o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Conforme edital de licitação do Chamamento Público Nº 001/2023/SES/MT, divulgado no Diário Oficial que circulou no dia 09 de janeiro, as empresas interessadas poderão se credenciar a partir do dia 20 de janeiro de 2023 e terão um prazo de 12 meses para cadastramento.
Os envelopes de habilitação e a proposta deverão ser entregues durante o expediente, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, à Comissão Permanente de Licitação na Coordenadoria de Aquisições da Superintendência de Aquisições e Contratos (SUAC), na sede da SES, em Cuiabá.
De acordo com o edital, os envelopes serão recebidos, em seguida abertos, analisados e conferidos, verificando as exigências no prazo de até cinco dias úteis subsequentes à sua entrega, podendo ser prorrogado.
O resultado será divulgado por meio de Ata, disponibilizado no site da SES no link: http://www.saude.mt.gov.br/licitacao-editais e publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso.

Saúde
Anvisa aprova novo medicamento contra diabetes tipo 2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (25) um novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2. O Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, tem como princípio ativo a tirzepatida, que age no controle do açúcar no sangue em adultos com a doença, combinado com dieta e exercícios físicos. O remédio está disponível em formato de caneta injetável.
De acordo com a Anvisa, estudos mostram que a tirzepatida reduz de forma significativa a quantidade de hemoglobina glicada no sangue, o que indica o controle de açúcar. Essa redução contribui para queda do risco de doença microvascular, cegueira, insuficiência renal e amputação de membros.
“Outro benefício dessa droga é a mudança favorável do peso corporal (perda de peso), uma vez que o sobrepeso e a obesidade contribuem para a fisiopatologia do DM2 [diabetes tipo 2]”, informa publicação da Anvisa
A tirzepatida funciona como o primeiro receptor de dois hormônios produzidos no intestino: o polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP) e o peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1). Com isso, aumenta a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas, ajudando no controle glicêmico no sangue.
Diabetes tipo 2
Estima-se que quase 463 milhões de pessoas no mundo, de 20 a 79 anos, têm diabetes. Desse total, o diabetes tipo 2 é responsável por quase 90% dos casos. No Brasil, são quase 17 milhões de adultos com a doença.
A doença é caracterizada pela produção insuficiente de insulina, hormônio que mantém o metabolismo da glicose. É uma das principais causadoras de insuficiência renal, cegueira, amputação e doença cardiovascular, complicações que podem levar à morte.
Pelas projeções, 578,4 milhões de pessoas estarão vivendo com diabetes em 2030, e mais de 700 milhões em 2045. O aumento está relacionado à tendência crescente de obesidade da população, alimentação não saudável e falta de atividade física.
Fonte: EBC SAÚDE
-
Política6 dias atrás
Assembleia Social prepara bazar para atender três instituições filantrópicas
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Civil prende tio que estuprou e matou sobrinha de 9 anos em Terra Nova do Norte
-
Variedades6 dias atrás
“Conversas ao pé do cajueiro” celebra aniversário de Silva Freire no Dia do Poeta Mato-grossense
-
Emprego7 dias atrás
Sine-MT oferta mais de 3 mil vagas de trabalho nesta semana
-
Política5 dias atrás
Comissão de Saúde e Assistência Social do TCE-MT aponta que 5,2 mil beneficiários podem perder saque do Bolsa Família
-
Política7 dias atrás
Primeira-dama traz ministro de Lula para lançar o maior programa de combate à fome da história de Cuiabá
-
Política5 dias atrás
Deputado Adenilson Rocha deixa sua marca em 30 dias de mandato com ações e projetos
-
Política6 dias atrás
Sema oferta atendimento presencial sobre o Cadastro Ambiental Rural em Cuiabá