VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

SAÚDE NA ESCOLA

Seduc firma parceria para melhorar qualidade de vida dos estudantes em 100% dos municípios

O PSE integra políticas de saúde e educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública e privada

Publicado em

Saúde

Assessoria - Secom

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) finalizou o processo de adesão dos 142 municípios de Mato Grosso ao Programa Saúde na Escola (PSE). As prefeituras completaram seus registros no sistema e-Gestor do Ministério da Saúde. O PSE é uma iniciativa que conecta as políticas de saúde e educação para beneficiar crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública e privada, com foco na promoção da saúde e na educação integral.

Dos 142 municípios de Mato Grosso, 105 já haviam se juntado ao ciclo 2025/2026, enquanto 29 estavam finalizando o processo no sistema. O prazo limite para concluir a adesão foi o dia 21 de março.

A Seduc destaca que, entre as vantagens da adesão, estão ações voltadas para a diminuição das vulnerabilidades e dos riscos à saúde dos estudantes, apoio à formação integral, integração das políticas de educação e saúde, e conscientização sobre a importância de um estilo de vida saudável.

O secretário de Educação, Alan Porto, explica que o PSE é uma ação intersetorial que visa melhorar a qualidade de vida dos estudantes, reduzir a evasão escolar e as faltas ocasionais devido a questões sociais individuais e coletivas, além de reforçar os compromissos e pactos entre os dois setores.

Ele aponta que a melhoria no desempenho escolar, a recuperação da autoestima e o fortalecimento da autoconfiança dos alunos são elementos essenciais para combater a evasão e a repetência.

“A adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) traz impactos significativos na formação integral dos estudantes, com resultados visíveis à medida que as ações são implementadas. Por isso, a Secretaria de Educação (Seduc) está dedicada a conscientizar os municípios sobre a importância de se unirem a essa iniciativa”, declara.

As ações do PSE vão além do ambiente escolar, abrangendo diversas áreas importantes para o bem-estar dos jovens. Elas incluem campanhas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, estratégias de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e do uso de substâncias como álcool e drogas, além de promover a cultura de paz, cidadania e direitos humanos.

A iniciativa também promove a saúde bucal desde a educação infantil, destacando a importância de cuidar da saúde durante todas as fases da vida escolar.

O PSE conta com um grupo de escolas consideradas prioritárias, como escolas quilombolas, escolas indígenas, escolas em assentamentos, escolas rurais, escolas que atendem alunos cumprindo medidas socioeducativas, escolas com mais de 50% de alunos provenientes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, e creches públicas e conveniadas com o poder público.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

SES realiza captação de órgãos em Cuiabá

Em comparação, no ano de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos no estado.

Publicados

em

Foto: iStock

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), por meio da Central Estadual de Transplantes (CET), realizou na tarde de quinta-feira (27.03) a segunda captação de múltiplos órgãos de 2025. O procedimento ocorreu no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e resultou na coleta de dois rins, um fígado e duas córneas, que beneficiarão cinco pacientes que aguardam na fila de transplante.

A doação foi possível graças ao gesto solidário de uma família que, mesmo em um momento de luto, autorizou a captação após a constatação da morte encefálica do ente querido. Em comparação, no ano de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos no estado.

De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, o sucesso do processo de doação e transplantes está diretamente ligado à capacitação contínua dos profissionais dos hospitais notificadores. Essas ações garantem maior organização e eficiência na condução dos procedimentos.

Anita também ressaltou a importância da retomada dos transplantes renais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Desde março, esses procedimentos passaram a ser realizados no Hospital e Maternidade São Mateus, em Cuiabá, ampliando o acesso da população a tratamentos essenciais.

Além das capacitações, a Coordenadoria Estadual de Transplantes desenvolve campanhas de conscientização voltadas tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para salvar vidas.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA