TURISMO SEGURO
Sedec e Marinha promovem capacitação para piloteiros no Pantanal
Curso de Formação de Aquaviários fortalece o turismo e aumenta a segurança na navegação em Poconé
Saúde
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Adjunta de Turismo e em parceria com a Marinha do Brasil, promove uma capacitação para cerca de 20 piloteiros de barco no Pantanal, em Poconé (a 104 km de Cuiabá).
Trata-se do Curso de Formação de Aquaviários e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, iniciativa que visa fortalecer o turismo seguro e qualificado na região. A capacitação teve início na última segunda-feira (25.11) e tem encerramento previsto para 10 de dezembro.
A capacitação, que tem uma carga horária de 90 horas entre aulas teóricas e práticas, aborda temas como liderança, primeiros socorros, segurança da navegação, legislação ambiental, procedimentos de emergência, combate a incêndios e entre outros.
O curso é ministrado por técnicos do ensino profissional marítimo da Capitania Fluvial de Mato Grosso, com o objetivo de garantir que os piloteiros estejam aptos a operar com excelência e segurança no transporte de turistas.
Para a coordenadora de Estruturação e Qualificação da Secretaria Adjunta de Turismo, Aline Fonseca, um dos maiores desafios está na formação das turmas devido à extensa documentação necessária e à carga horária exigida.
“Conseguir o cumprimento da jornada mínima desses profissionais é muito difícil, pois precisam se ausentar das atividades por quase 15 dias para se dedicar à qualificação e, na maioria das vezes, eles são os provedores em casa”, destacou.
Para ela, os resultados positivos da parceria com a Marinha do Brasil buscam melhorar a qualidade dos serviços turísticos e minimizar incidentes em atrativos naturais do estado.
Piloteiro há 13 anos em Poconé, Sérgio Fernando da Silva é um dos participantes do curso. Ele avalia a capacitação como essencial para o desenvolvimento profissional e para a segurança dos turistas.
“Ajuda a melhorar o meu currículo, passa mais segurança para os meus clientes turistas e aproveito as oportunidades que o turismo de Poconé pode oferecer. Se houver novas qualificações, com certeza, quero participar”, afirmou Sérgio.
Saúde
Cridac atendeu mais de 592 mil pessoas com deficiência em Mato Grosso
Nesta terça-feira (03), é celebrado o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência
O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), referência em reabilitação à pessoa com deficiência em Mato Grosso, realizou 592.111 procedimentos de reabilitação nos últimos seis anos. De janeiro a setembro deste ano, a unidade, que é gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou 133.511 procedimentos.
Além disso, nestes seis anos, foram cedidos 10.377 aparelhos auditivos e 5.654 cadeiras de rodas, sendo 1.404 aparelhos auditivos e 873 cadeiras de rodas somente em 2024.
Nesta terça-feira (03.12), é comemorado o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância da atuação do Cridac no atendimento de pacientes de todo o estado.
“O atendimento do Cridac aos pacientes com deficiência em Mato Grosso é extremamente importante por contribuir para a qualidade de vida dessas pessoas. Contamos com uma estrutura mais moderna graças ao investimento feito pelo Governo do Estado e, sem dúvidas, buscamos um ambiente cada vez mais acolhedor para os nossos pacientes”, disse o secretário.
Localizado no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá, o Cridac passa por uma reforma de modernização. O investimento do governo para a melhoria do local foi de R$ 20 milhões.
O objetivo da obra é proporcionar uma infraestrutura de excelência, resultando na melhoria dos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade administrada pela SES é referência no diagnóstico e atendimento especializado pelo SUS há 48 anos.
A diretora da unidade, Suely Souza Pinto, ressaltou a importância da modernização do espaço para continuar atendendo com qualidade e eficiência os pacientes da forma como eles merecem.
“Nossos profissionais são capacitados para proporcionar assistência integral aos pacientes e essa modernização do espaço auxilia na qualidade dos serviços, desde a entrega de materiais como próteses, aparelhos auditivos, cadeiras de rodas, até a emissão de laudos. Os pacientes assistidos são acompanhados em cada fase do processo”, concluiu a diretora.
-
Polícia7 dias atrás
Polícia Militar Prende Homem por Tráfico de Drogas no Jardim Vitória, em Cuiabá
-
Política2 dias atrás
CONSELHEIRO DO TCE-MT RECOMENDA A PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO EM VÁRZEA GRANDE
-
Polícia7 dias atrás
Ministro do STF faz críticas ‘veladas’ ao TJ/MT e diz que prestígio do judiciário pode sofrer máculas de minoria de membros e de servidores.
-
Polícia4 dias atrás
Assassino após matar filha, ex-esposa e ex-sogros a facadas, mandou áudio para ex-cunhado “Faltou você”
-
Esporte7 dias atrás
Cuiabá é rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro
-
Saúde5 dias atrás
SES realiza Dia D contra a dengue nesta sexta-feira (29)
-
Esporte6 dias atrás
Brasileiro: Botafogo vence Palmeiras por e 3 a 1 e reassume liderança
-
Polícia1 dia atrás
Homem de 31 anos é morto em confronto com a Rotam no Coxipó do Ouro, em Cuiabá