VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde

Saúde treina profissionais que atuam em território yanomami

Publicado em

Saúde

[ad_1]

Profissionais de saúde que atuam na Terra Indígena Yanomami estão sendo qualificados para reduzirem urgências obstétricas e neonatais; aperfeiçoarem o diagnóstico e o tratamento contra a malária; e melhorarem a triagem nutricional da população. Os cursos têm duração de 10 dias e vão até a próxima quinta-feira (27).

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a capacitação tem como foco a assistência às urgências e emergências obstétricas, neonatais e infantis na atenção primária. Ao todo, 70 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no território yanomami, na maternidade da Casa de Saúde Indígena (Casai) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recebem treinamento.

“A formação busca prevenir a mortalidade materna causada por hemorragias pós-parto, infecções puerperais/sepse e eclâmpsia. A estratégia de capacitação vai incluir emergências obstétricas, cuidados ao nascimento, reanimação e transporte neonatal, além da qualificação para a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância”, destacou a pasta.

Malária

De acordo com o ministério, um segundo treinamento, igualmente aplicado na Terra Indígena Yanomami, foca na reciclagem do profissional de saúde para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da malária. No curso, são atualizadas práticas como abordagem do ciclo da doença, sintomas, diagnóstico como exame clínico e realização de teste rápido e coleta de lâminas.

“Dentro da formação, os profissionais de saúde terão contato com lideranças indígenas e médicos tradicionais para a troca de conhecimentos sobre os cuidados e como os povos indígenas se comportam quando acometidos pela doença.”

Questões como quebra e abandono de tratamento, administração da medicação e características específicas do povo yanomami, segundo a pasta, também são abordadas, além de práticas de educação em saúde como controle ambiental, notificação e registro dos casos.

Triagem nutricional

Ainda de acordo com o ministério, a triagem e a prevenção da desnutrição são o foco de aulas direcionadas aos agentes de saúde. “A ideia é fortalecer práticas como identificação de elementos determinantes da desnutrição. O curso reforça a necessidade de atenção para ações da assistência como medir temperatura e altura, pesar e fazer o teste de perímetro braquial”.

Dados da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) indicam que o povo yanomami tem a maior terra indígena do Brasil, com 10 milhões de hectares, mais de 380 comunidades e 30 mil indígenas.

Fonte: EBC SAÚDE



[ad_2]

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

MT Hemocentro completa 31 anos de serviços com programação especial para servidores e voluntários

Grupo de siriri “Coração Atalaiense” e a banda da Polícia Militar participaram da festa com muita música e cultura

Publicados

em

Crédito - Lucas Cavalcante | SES-MT

O MT Hemocentro, o único banco de sangue público de Mato Grosso, promoveu uma celebração especial pelos 31 anos da unidade, que serão completados neste sábado (15.03), reunindo doadores de sangue, funcionários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e parceiros na sede, localizada na região central de Cuiabá, nesta sexta-feira (14.3). A festa foi animada com apresentações do grupo de siriri “Coração Atalaiense” e da banda da Polícia Militar, que trouxeram música e cultura para o evento.

A sede do MT Hemocentro em Cuiabá também realizou coleta de sangue neste sábado (15.3), das 7h30 às 12h, para atender os doadores que não podem comparecer durante a semana.

As doações realizadas no MT Hemocentro ajudam a abastecer hospitais e prontos-socorros públicos em todo o Estado e desempenham um papel essencial na preservação de vidas. O banco de sangue é responsável por transfusões de sangue e pelo cadastro de doadores de medula óssea.

Patrícia Neves, secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, ressaltou que o MT Hemocentro não se limita a cuidar do sangue, mas também a cuidar do amor à vida e da manutenção da saúde. “Quero agradecer a todos vocês, aos doadores, aos servidores dessa casa pelo empenho e dedicação. O amor ao próximo acima de tudo”, disse.

Gian Carla Zanela, diretora do MT Hemocentro, afirmou que esta é uma oportunidade para valorizar o trabalho realizado ao longo de 31 anos por uma equipe altamente qualificada.

Segundo Gian Carla, a instituição conta com 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) em cidades estratégicas do interior do Estado, essenciais para facilitar a participação dos doadores e salvar vidas. A instituição também disponibiliza unidades móveis que visitam municípios e entidades parceiras. “É por meio dessas parcerias e doações que conseguimos produzir componentes essenciais para manter a saúde e a vida das pessoas que necessitam de transfusões sanguíneas”, destacou.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos, estar em boa saúde e bem alimentado. Os interessados devem comparecer à unidade com um documento oficial com foto. Para menores de 18 anos, é necessária uma autorização assinada por um responsável.

Rafael Mendes, administrador e doador regular do MT Hemocentro há mais de quatro anos, esteve presente nesta sexta-feira e fez sua doação. Ele contou que sempre foi muito bem atendido e destacou a importância de doar sangue. “Quando você doa, está ajudando o próximo, e essa é a maior importância”, afirmou.

Representantes dos parceiros Motoclube Insanos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Colégio Master, Casa da Amizade da UFMT, Pintor Sangue Bom, Família Borralho, Frigorífico Pantanal, Uniaselva, BPW, Os Últimos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Sefaz) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e MD Mais Vida marcaram presença na comemoração.

As 14 Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) espalhadas pelo interior também realizaram programações especiais para celebrar o aniversário da instituição.

Serviço

A sede do MT Hemocentro está localizada na rua 13 de Junho, nº 1.055, em Cuiabá. Para agendar a doação de sangue, basta acessar este link. O agendamento também pode ser feito pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagem) ou pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e oferece atestado de doação. Para aqueles que compareceram e não puderam doar, a unidade fornece um comprovante de presença para justificar a ausência no trabalho.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA