Saúde
Saúde nega desabastecimento generalizado de vacinas no Brasil
Pasta diz que houve falta de doses momentânea entre os dias 16 e 22
Saúde

O Ministério da Saúde negou nesta quarta-feira (23) que o país passa por falta generalizada de vacinas. Em nota, a pasta cita que houve “desabastecimento momentâneo” de imunizantes contra a covid-19 no país no período de 16 de outubro, data de vencimento das doses em questão, e 22 de outubro.
O ministério destacou que 1,2 milhão de vacinas começaram a ser distribuídas nesta terça-feira (22) – São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, segundo o comunicado, vão receber imunizantes a partir desta quarta-feira. A previsão da pasta é que, até a próxima sexta-feira (25), todos os estados tenham recebido suas doses.
“Além disso, já está em execução uma nova compra de 69 milhões de doses que garantirá o abastecimento de vacinas pelos próximos dois anos”, informou a nota. “Isso proporcionou também uma redução de aproximadamente 28% no preço da dose unitária, sendo um dos menores preços do mundo”, completou a pasta, ao citar que os Estados Unidos, por exemplo, pagam até US$ 30 por dose, enquanto o Brasil paga atualmente US$ 7 por dose.
De acordo com o ministério, em 2023 havia desabastecimento generalizado de vacinas no Brasil, incluindo doses pediátricas contra a covid-19, a BCG (contra a tuberculose), a dose contra a hepatite B, a dose contra a poliomielite oral e tríplice viral (contra o sarampo, a rubéola e a caxumba).
“Além de problemas na gestão anterior, algumas dessas vacinas encontram-se em falta no mercado mundial e outras apresentam desafios de produção nacional”, destaca a nota. “Para garantir a vacinação de nossas crianças, algumas vacinas, como a meningo-C e a DTP (difteria, tétano e coqueluche) puderam ser substituídas por outras vacinas, como a pentavalente e a meningo ACWY, respectivamente.”
“Em relação à vacina contra a varicela [popularmente conhecida como catapora], foi feita aquisição emergencial de 2,7 milhões de doses e a previsão é que as primeiras remessas cheguem em novembro. Paralelamente, está em curso processo de compra regular. No caso das vacinas contra a febre amarela, 6,5 milhões de doses devem chegar em novembro”, conclui a pasta.
Entenda
Em setembro, uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que mais de 1,5 mil municípios brasileiros relatam falta de vacinas, sobretudo doses pediátricas. Entre os principais insumos sem estoque, segundo a pesquisa, estão imunizantes contra a varicela e a covid-19, além da vacina meningocócica C.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 11 de setembro e contou com a participação de 2.415 municípios. Desses, 1.563 – o equivalente a 64,7% dos que participaram da pesquisa e cerca de 28% do total de municípios no Brasil – enfrentavam falta de imunizantes há pelo menos 30 dias.
Fonte: Agência Brasil – https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-10/saude-nega-desabastecimento-generalizado-de-vacinas-no-brasil

Saúde
Número de leitos em hospitais estaduais é dobrado por governo de MT
Técnicos apresentam balanço do terceiro quadrimestre de 2024 em audiência pública

O número de leitos clínicos nos hospitais estaduais dobrou nos últimos seis anos. A informação foi compartilhada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nesta terça-feira (25-03), durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Na ocasião, foi apresentado o relatório financeiro do terceiro quadrimestre de 2024, além dos dados do Relatório Anual de Gestão da SES. Ivone Rosset, secretária adjunta de Orçamento e Finanças da SES, ressaltou que a quantidade de leitos na rede estadual cresceu consideravelmente entre 2019 e 2024.
Ela ainda mencionou que, com a construção de quatro novos Hospitais Regionais no interior do estado, serão adicionados mais 600 leitos, sem contar os leitos do Hospital Júlio Muller e do Hospital Central de Cuiabá, cujas obras estão 98% concluídas e que devem contar com 287 leitos de internação.
A assessora responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER) da SES, Claudete de Souza, também apresentou um panorama do orçamento executado pela Secretaria em 2024, as principais fontes de recursos, o percentual de aplicação exigido pela Emenda Constitucional 29 e as ações mais relevantes realizadas pelas diversas áreas da pasta.
Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Lúdio Cabral, Dr. João, Marildes Ferreira, e, de forma remota, Sebastião Rezende.
-
Saúde3 dias atrás
Mato Grosso enfrenta crise de chikungunya: Secretário de saúde cobra ação da população
-
Polícia6 dias atrás
Alvos de operação resistem à chegada do Gaeco e são mortos
-
Claro e Escuro6 dias atrás
Vereador Assume Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Federal prende maníaco com imagens de abuso sexual infantil em Várzea Grande
-
Judiciário6 dias atrás
Ex-PM recebe sentença de mais de 25 anos pela morte da ex-diretora do Sanear
-
Polícia6 dias atrás
Gaeco combate extorsão de comerciantes de água em Cuiabá, VG, Nobres e Sinop
-
Economia6 dias atrás
Com apoio da Sedec, Farm Show iniciou nesta terça-feira com expositores de 60 países
-
Economia5 dias atrás
9ª Edição da Farm Show MT destaca o papel de Mato Grosso no desenvolvimento do agronegócio