VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

VACINAÇÃO

Rondonópolis inicia Campanha de Vacinação Contra a Gripe com foco nos grupos prioritários

A campanha, que visa reduzir os impactos da gripe, especialmente entre as populações mais vulneráveis

Publicado em

Saúde

Foto: SECOM/VG

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis (MT) lançou, na manhã desta terça-feira (8), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A imunização está disponível nas 63 unidades básicas de saúde da cidade e ocorre de forma escalonada, com prioridade para os grupos considerados mais vulneráveis.

Nesta primeira fase, estão sendo atendidos: crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e da educação, membros das forças de segurança, pessoas imunossuprimidas e portadores de doenças crônicas.

“A distribuição dos imunizantes foram realizadas já hoje, 100% das nossas unidades mantém a equipe preparada com todos os imunizantes para estar recebendo a nossa população. Lembrando que os grupos não prioritários nós teremos sim depois do dia 10 de maio, nós vamos estar atendendo a população não prioritária também. Esse mês está dedicado exclusivamente aos profissionais da saúde, professores em sala de aula, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até 6 anos de idade, enfim grupo prioritário”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Vânia Scapin.

O objetivo da campanha é reduzir os impactos da gripe, principalmente entre as populações com maior risco de complicações. O Dia “D” de mobilização nacional será em 10 de maio, data em que todas as unidades funcionarão para ampliar a cobertura vacinal.

A partir de 21 de abril, a vacinação será estendida às unidades de educação infantil, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação.

A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Ela pode ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A proteção completa leva entre duas e três semanas para ser efetivada. Crianças que recebem a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas.

A imunização é considerada fundamental para prevenir os casos graves da gripe e diminuir os sintomas, especialmente entre os públicos mais suscetíveis.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

MT Hemocentro emite alerta para sangue O- e O+ e convoca doadores em todo o estado

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, emitiu um alerta sobre os baixos estoques de bolsas

Publicados

em

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, emitiu um alerta sobre os baixos estoques de bolsas dos tipos sanguíneos O negativo e O positivo, e está convocando a população a realizar doações com urgência. A unidade central, localizada em Cuiabá, bem como as Unidades de Coleta e Transfusão no interior do Estado, estão abertas para receber voluntários.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanella, o momento é crítico, e a participação dos doadores, especialmente aqueles com sangue O- e O+, é fundamental para garantir o atendimento a pacientes em situações de emergência e internações hospitalares. 

O processo de doação leva em média 60 minutos e deve ser feito após uma alimentação leve. É importante não comparecer em jejum. Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis) e pesar pelo menos 50 quilos.

As doações também podem ser feitas em unidades descentralizadas, localizadas em Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações. Já as mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de três meses entre cada doação.

*Sob supervisão de Gene Lanes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA