Saúde
Quinze lavatórios populares já foram instalados em diferentes pontos da Capital
Saúde
Da Redação.
Quinze lavatórios populares já foram instalados em diferentes da cidade desde o lançamento feito pela Prefeitura de Cuiabá em mais uma medida de prevenção e controle da disseminação do novo Coronavírus. Os primeiros kits pias, contendo água e sabão antisséptico foram instalados no Mercado do Porto. Os demais estão nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Dom Aquino, Drº Fábio, Getúlio Vargas, Pedra 90, Centro de Referência Especializado (Creas) Centro e nas três Estações de Ônibus localizadas nas Praças Alencastro, Bispo e Ipiranga. Para a próxima semana já estão programadas novas instalações.
Cada lavatório tem uma capacidade de armazenamento de 200 litros de água. No total, a Prefeitura de Cuiabá irá instalar 30 lavatórios . No total, 30 lavatórios instalados em pontos estratégicos da cidade. A previsão é de que até o final do mês de maio todos os kits estejam instalados.
O trabalho é organizado pela Secretaria de Governo e a iniciativa foi elaborada pela primeira-dama, Márcia Pinheiro e conta com a parceria das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e Trabalho, Agricultura e Desenvolvimento Econômico. A instalação e manutenção dos equipamentos é de responsabilidade da Empresa Soluções. “O contrato de prestação de serviços é por meio de locação dos equipamentos, que ficarão instalados até o fim dessa pandemia do novo coronavírus aqui na Capital”, disse o secretário municipal de Governo, Lincoln Sardinha.
Na oportunidade, o secretário informou que estão sendo tomados todos os cuidados, principalmente no que diz respeito à segurança. “Temos que ter todo cuidado e zelo para sempre prestar um serviço de qualidade à população cuiabana. Temos a certeza que esse instrumento será um grande aliado para que as pessoas possam lavar as mãos com muito mais frequência”, pontuou.
Essa iniciativa da Prefeitura de Cuiabá tem como objetivo ampliar o acesso a higienização e conscientizar o cidadão do constante ato de lavar as mãos. Mais do que o simples fato de lavar as mãos é importante ressaltar a necessidade de higienizar as mãos corretamente.
Em cada lavatório foram fixadas instruções com o passo a passo para que a população faça de forma correta. “É importante se atentar a forma de lavar as mãos também, esfregando uma na outra, percorrendo todos os dedos e espalhando o sabão por toda a extensão durante 40 segundos para então enxaguar”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.
Os kits foram locados pela Prefeitura de Cuiabá neste momento de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus e o abastecimento e possíveis reparos é de responsabilidade da empresa Solução Portáteis. O telefone para contato com a Empresa é o 30262598.
Ações
A Prefeitura de Cuiabá também já realiza outras medidas estratégicas como a higienização com emprego de borrifadores contendo cloro de pontos de ônibus e unidades de saúde, além de manter duas equipes percorrendo a cidade para higienização de canteiros e praças. Dois caminhões-pipa são empregados para essa atividade.
Foto: Luiz Alves/Prefeitura Cuiabá.
Saúde
Prefeitura de Livramento por meio da Secretaria de Obras faz retiradas de lixos e entulhos em bairros
Todo material que possa acumular água, entulhos, trecos e cacarecos estão sendo recolhidos
Nesta quinta-feira (15) a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento por meio da Secretaria de Obras realizou limpeza no bairro Frei Salvador Rouquete, como também já vem sendo feitas em outros bairros.
Durante ação as limpezas se fazem necessárias para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya que vem acometendo a população do município nos últimos dias.
Durante as atividades, equipes compostas por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e funcionários da secretaria de obras recolhem materiais que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito, como entulhos, restos de construção, materiais descartáveis, móveis velhos e pneus.
Vale ressaltar de que a ação é coordenada pelas Secretarias de Saúde, Obras e Infraestrutura e visa reduzir os casos dessas doenças no município e também contam com a ajuda da conciêntização da população.
Além da coleta, os agentes realizam orientações porta a porta, conscientizando os moradores sobre a importância de manter quintais e terrenos limpos para evitar a proliferação do mosquito, como também aplicando “fumacê” nas ruas e casas da cidade.
Na sexta-feira (03/01) o prefeito de Livramento, Dr. Thiago Almeida (União), decretou “situação de emergência” na saúde pública por conta dessas arboviroses. No decreto a prefeitura reconhece que o município vive um cenário alarmante sob a proliferação do mosquito.
Entenda as diferenças entre dengue, zika e chikungunya
Dengue: A dengue é caracterizada por febre alta, dores musculares e articulares, além de outros sintomas que variam em gravidade.
Zika: A zika, associada a complicações neurológicas, é especialmente preocupante em gestantes devido ao risco de malformações em seus bebês.
Chikungunya: A chikungunya provoca febre e dores articulares intensas, muitas vezes persistindo por longos períodos, com sintomas que apresentam risco de se tornarem crônicos.
-
Variedades4 dias atrás
CONFIRA RECEITA DE UM BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO
-
Política5 dias atrás
BOTELHO PARTICIPARÁ DA 40ª CORRIDA DE REIS
-
Saúde6 dias atrás
CUIABÁ ENFRENTA EPIDEMIA DE COVID, DENGUE E CHIKUNGUNYA
-
Variedades3 dias atrás
FRANGO ASSADO COM BATATAS
-
Saúde6 dias atrás
DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA ARBOVIROSES QUE VEM ASSUSTANDO MORADORES DE LIVRAMENTO E REGIÃO
-
Variedades5 dias atrás
AQUÁRIO MUNICIPAL DE CUIABÁ PASSA A FUNCIONAR DE TERÇA-FEIRA À DOMINGO COM ENTRADA GRATUITA
-
Polícia5 dias atrás
GAP PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS EM SANTO ANTÔNIO
-
Economia3 dias atrás
APÓS ALTA INFLAÇÃO PICANHA E CERVEJA FICAM MAIS CARAS EM 2025
Você precisa estar logado para postar um comentário Login