Saúde
Programa Cuidando do Cuidador da Saúde já atendeu 954 servidores da SES
Saúde

Da Redação
O programa Cuidando do Cuidador da Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), já atendeu 954 servidores da pasta. O programa nasceu em maio desse ano frente ao cenário de pandemia pela Covid-19 com objetivo de promover acolhimento e assistência psicológica aos profissionais do órgão estadual.
A ação estava prevista para terminar em novembro, mas devido ao número de servidores que ainda recebem assistência do programa, um total de 56, a continuidade do trabalho foi estendida por mais quatro meses, ou seja, para até março de 2021.
Conforme a diretora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Silvia Tomaz, o programa visa possibilitar uma estabilidade emocional para o profissional diante do enfrentamento das dificuldades relacionadas ao trabalho de combate a Covid.
“A finalidade é manter a vida pessoal e sócio familiar do servidor saudáveis para ele ter uma melhor condição de trabalho, contribuindo, dessa forma, para prevenção da cronificação do sofrimento psíquico vivenciado durante a pandemia”, explica diretora.
A maioria dos profissionais atendidos pelo programa atuam na sede da SES, em Cuiabá, e os demais são dos hospitais regionais e unidades especializadas da saúde. Sendo a maior procura pelos enfermeiro e técnico de enfermagem, seguidos de outros perfis profissionais como fisioterapeutas e farmacêutico.
O programa
A primeira ação do programa é o Projeto de Apoio Psicossocial ao Trabalhador da Saúde (PAPSE), que propõe o bem-estar psicossocial, a redução do estresse agudo e suporte emocional de maneira que o trabalhador saiba lidar com as emoções e conflitos advindos da pandemia.
Nesse projeto, é disponibilizado atendimento virtual, individual e em grupo, aos profissionais e equipes que trabalham na linha de frente em serviços de referência à Covid, bem como em unidades que atendam usuários em outras áreas de cuidado. O projeto conta em sua equipe com psicólogos, enfermeira, fisioterapeuta, assistente social, médica psiquiatra e médicas residentes de psiquiatria.
Serviço
Para acessar o serviço de apoio psicológico, o trabalhador precisa preencher o formulário de agendamento disponível neste link. O grupo é realizado semanalmente às segundas-feiras, das 10h às 11h30, e cada grupo terá capacidade de 8 integrantes. Ao entrar no grupo, é necessário apresentar-se com o nome e a instituição para sua identificação.
O link de acesso será disponibilizado 30 minutos antes do início da sessão. É utilizada a ferramenta do Google Meet e, por isso, é orientado baixar o aplicativo para o acesso via celular. Por segurança, é importante scanear seus dispositivos com o antivírus de sua preferência e utilização na versão completa, garantindo maior segurança de dados.
A gestão do PAPSE está vinculada a Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde, Superintendência de Atenção à Saúde, Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas (área técnica de saúde mental), Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde em parceria com Secretaria Adjunta de Administração e Trabalho e Educação, Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Superintendência de Gestão de Pessoas, Secretaria Adjunta de Gestão Hospitalar e Hospitais Regionais, e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A atividade conta também com o apoio da a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Saúde
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirúrgias
O hospital possui 4 salas cirúrgicas, 28 leitos exclusivamente ortopédicos e outros 18 leitos voltados para procedimentos cirúrgicos gerais.

O Hospital Regional de Sinop, gerido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), realizou 2.342 procedimentos cirúrgicos no primeiro semestre de 2025. A unidade realizou, em média, 390 procedimentos por mês. Além disso, foram realizadas 1.860 consultas ambulatoriais de diversas especialidades por mês.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que a unidade é uma referência para a população da região ao proporcionar atendimento de qualidade para os cidadãos. “O Hospital Regional de Sinop é referência para os moradores da região Teles Pires e realiza diversos procedimentos com qualidade e eficiência, além de contar com mais de 90% de sua estrutura modernizada, para melhor atender à população”, afirmou.
O Hospital Regional realiza, desde 2022, atendimentos e procedimentos na especialidade de oftalmologia e, no primeiro semestre de 2025, foram agendadas 980 consultas de pacientes de 47 municípios diferentes, conforme dados do Cartão SUS. Neste mesmo período, foram realizadas 72 cirurgias eletivas, de pacientes de 10 municípios.
A unidade também atende nas especialidades de neurocirurgia, cirurgia vascular, UTI/UCI Pediátrica, UTI Adulto, Oftalmologia, Anestesiologia, Clínica Médica, Emergência, Cardiologia, Neurologia e Cuidados Paliativos, tanto média, quanto em e alta complexidade.
“Os resultados alcançados neste primeiro semestre refletem o fortalecimento da capacidade de atendimentos do Hospital Regional de Sinop. Importante destacar também que o alcance desses números é graças ao empenho de muitos atores, sejam eles enfermeiros, médicos, farmacêuticos e todos os demais. Seguimos empenhados em garantir a prestação de serviços com qualidade, eficiência e de forma humanizada”, concluiu o diretor da unidade, Jean Carlos Alencar.
-
Polícia6 dias atrás
Davi é executado após gravar vídeo sob coação; caso envolve nome de policial
-
Polícia6 dias atrás
Zelador é preso por facilitar duplo homicídio em condomínio de Várzea Grande
-
Judiciário7 dias atrás
PM acusado de feminicídio tenta adiar julgamento alegando esquizofrenia
-
Judiciário7 dias atrás
Justiça Eleitoral cassa prefeito, vice e vereador de Brasnorte por compra de votos em 2024
-
Judiciário7 dias atrás
Tribunal de Justiça amplia estrutura em Cuiabá com obra de R$ 25 milhões
-
Economia7 dias atrás
Brasil e China avançam em plano de ferrovia transcontinental
-
Claro e Escuro6 dias atrás
Pivetta é oficializado como sucessor de Mauro Mendes em jantar de caciques
-
Opinião6 dias atrás
A política a serviço do cidadão
Você precisa estar logado para postar um comentário Login