das 8h às 16h
Ônibus do MT-Hemocentro estará na guarita do TCE entre os dias 27 e 28
Quem quiser participar da campanha de doação de sangue deve respeitar um intervalo de 48 horas após tomar a vacina Coronavac, contra covid-19, e a vacina da Gripe
Saúde
O ônibus do MT-Hemocentro estará estacionado na guarita do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) na próxima quarta-feira e quinta-feira (27 e 28), das 8h às 16h. A doação de sangue faz parte do Mutirão da Saúde, que será realizado pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas do TCE-MT, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho.
Quem quiser participar da campanha de doação de sangue deve respeitar um intervalo de 48 horas após tomar a vacina Coronavac, contra covid-19, e a vacina da Gripe. Já quem tomou as demais vacinas contra covid-19 deve aguardar sete dias. Já as pessoas com diagnóstico positivo ou com suspeita de coronavírus devem esperar dez dias após a completa recuperação.
Assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após dez dias da data de realização do teste e os candidatos que tiveram contato com casos positivos devem esperar sete dias do último contato. É obrigatória a apresentação de documento com foto no momento da doação.
Saúde
Falhas no sistema nacional não interrompem distribuição de remédios de alto custo em MT
Mesmo com instabilidade no Hórus, Farmácia Estadual mantém atendimentos e supera média diária; SES alerta que problema é nacional
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informou que o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), responsável pelo controle e dispensação de medicamentos de alto custo do SUS, enfrenta instabilidades em todo o país. O problema, segundo a pasta, já foi comunicado ao Ministério da Saúde, gestor do sistema.
Mesmo com as falhas, o atendimento aos pacientes não foi interrompido na Farmácia Estadual do Componente Especializado. As equipes reorganizaram os fluxos de trabalho e intensificaram os atendimentos sempre que o sistema voltava a funcionar.
De acordo com o superintendente de Assistência Farmacêutica, Emmanuel Ardaia, as interrupções variam entre 40 minutos e três horas, mas não houve paralisação total.
“Apesar das dificuldades, conseguimos manter o atendimento e até superar a média diária. A equipe tem se empenhado para que ninguém fique sem o medicamento”, afirmou.
Nos últimos dias, a unidade registrou alta demanda: foram 1.186 atendimentos no dia 30 de outubro e 1.167 no dia 29, superando a média de 800 diários. Entre 31 de outubro e 4 de novembro, foram 4.907 pacientes atendidos e 1.132 novos cadastros realizados.
A SES reforça que o Hórus é essencial para o controle e a segurança da dispensação, permitindo o rastreamento das entregas, o controle de estoques e a transparência dos repasses federais.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Economia4 dias atrásPreço dos ovos caí e atinge recordes no Brasil, aponta Cepea/USP
-
Polícia7 dias atrásExame comprova que sêmen encontrado em vítima de estupro é de Daferson
-
Emprego4 dias atrásGrupo Pereira inaugura central de vagas em Cuiabá para acelerar contratações
-
Cultura6 dias atrásGuns N’ Roses faz história em Cuiabá com show na Arena Pantanal com mais de 40 mil pessoas
-
Educação7 dias atrásEscola estadual de Cuiabá recebe primeira feira de ciências sobre bioherbicidas
-
Claro e Escuro4 dias atrásApós críticas do vereador Samir Japonês, Flávia Moretti articula sua expulsão do PL
-
Economia6 dias atrásNovas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
-
Saúde5 dias atrásCuiabá amplia a oferta de consultas especializadas