VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

das 8h às 16h

Ônibus do MT-Hemocentro estará na guarita do TCE entre os dias 27 e 28

Quem quiser participar da campanha de doação de sangue deve respeitar um intervalo de 48 horas após tomar a vacina Coronavac, contra covid-19, e a vacina da Gripe

Publicado em

Saúde

Foto: Myke Sena/MS

O ônibus do MT-Hemocentro estará estacionado na guarita do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) na próxima quarta-feira e quinta-feira (27 e 28), das 8h às 16h. A doação de sangue faz parte do Mutirão da Saúde, que será realizado pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas do TCE-MT, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho.

Quem quiser participar da campanha de doação de sangue deve respeitar um intervalo de 48 horas após tomar a vacina Coronavac, contra covid-19, e a vacina da Gripe. Já quem tomou as demais vacinas contra covid-19 deve aguardar sete dias. Já as pessoas com diagnóstico positivo ou com suspeita de coronavírus devem esperar dez dias após a completa recuperação.

Assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após dez dias da data de realização do teste e os candidatos que tiveram contato com casos positivos devem esperar sete dias do último contato. É obrigatória a apresentação de documento com foto no momento da doação.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Falhas no sistema nacional não interrompem distribuição de remédios de alto custo em MT

Mesmo com instabilidade no Hórus, Farmácia Estadual mantém atendimentos e supera média diária; SES alerta que problema é nacional

Publicados

em

Crédito: SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informou que o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), responsável pelo controle e dispensação de medicamentos de alto custo do SUS, enfrenta instabilidades em todo o país. O problema, segundo a pasta, já foi comunicado ao Ministério da Saúde, gestor do sistema.

Mesmo com as falhas, o atendimento aos pacientes não foi interrompido na Farmácia Estadual do Componente Especializado. As equipes reorganizaram os fluxos de trabalho e intensificaram os atendimentos sempre que o sistema voltava a funcionar.

De acordo com o superintendente de Assistência Farmacêutica, Emmanuel Ardaia, as interrupções variam entre 40 minutos e três horas, mas não houve paralisação total.

“Apesar das dificuldades, conseguimos manter o atendimento e até superar a média diária. A equipe tem se empenhado para que ninguém fique sem o medicamento”, afirmou.

Nos últimos dias, a unidade registrou alta demanda: foram 1.186 atendimentos no dia 30 de outubro e 1.167 no dia 29, superando a média de 800 diários. Entre 31 de outubro e 4 de novembro, foram 4.907 pacientes atendidos e 1.132 novos cadastros realizados.

A SES reforça que o Hórus é essencial para o controle e a segurança da dispensação, permitindo o rastreamento das entregas, o controle de estoques e a transparência dos repasses federais.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA