VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

saúde

Mutirão de exames marca início do Outubro Rosa em Cuiabá

Ultrassonografias, mamografias e ações de prevenção mobilizam a cidade neste mês de conscientização

Publicado em

Saúde

Crédito: Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (4), a partir das 8h, um mutirão de exames de ultrassonografia de mama e transvaginal, como parte da programação do Outubro Rosa 2025. A iniciativa reforça a importância do diagnóstico precoce e da conscientização no combate ao câncer de mama.

Segundo o diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Israel Paniago, o mutirão ocorrerá em quatro sábados do mês, com capacidade de atender 30 a 35 pacientes por dia, além da oferta regular durante a semana, nos períodos matutino e noturno. Ao todo, o Hospital São Benedito prevê a realização de 320 ultrassonografias de mama e 190 transvaginais ao longo do mês.

O exame é essencial para detectar precocemente alterações que podem evoluir para o câncer, aumentando significativamente as chances de tratamento e cura. Mulheres com vida sexual ativa devem realizá-lo periodicamente”, reforçou Israel Paniago.

Além disso, a SMS, liderada pela secretária Danielle Carmona, disponibilizará 1.051 exames extras de mamografia, ampliando a oferta mensal habitual. No total, serão realizados 2.561 exames preventivos, incluindo ressonâncias de mama, ultrassonografias e mamografias.

📌 Programação Especial

  • UBSs e Coleta de Papanicolau (CCO): Todas as unidades intensificaram a coleta do exame para prevenção do câncer do colo do útero. A UBS Ilza Terezinha Picolli, por exemplo, realizará ações voltadas à saúde da mulher na terça-feira (7), a partir das 8h.

  • Grande Mobilização – 18 de outubro: Exames de Papanicolau, mamografias e práticas integrativas de bem-estar físico, mental e emocional. O Dia D de vacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos também ocorrerá simultaneamente.

  • Atividades de Saúde e Bem-Estar – 16 e 18 de outubro: Palestras, rodas de conversa, massagens relaxantes, consultas com ginecologistas e mutirão de planejamento familiar em parceria com CETEM e CEM.

  • Salas Acolher + Saúde: Equipes multiprofissionais desenvolverão atividades de apoio e orientação a mulheres em situação de violência, com unidades localizadas em CPA IV, Jockey Club, Grande Terceiro e Ribeirão da Ponte.

  • Capacitação em Saúde Bucal: Palestra sobre cuidados odontológicos para mulheres com câncer de mama e colo do útero, transmitida via YouTube e Google Meet nesta sexta-feira (3), às 15h, ministrada pela doutora em Oncologia Draklê Modesto.

O Outubro Rosa 2025 em Cuiabá reforça a importância da prevenção, diagnóstico precoce e cuidado integral da saúde da mulher, com ações que combinam exames, orientação, capacitação profissional e atenção à população em situação de vulnerabilidade.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Mato Grosso realiza captação de fígado no Hospital Santa Casa, em Cuiabá

Oito captações de múltiplos órgãos já foram realizadas em 2025; ação envolve equipes do SNT e da CET

Publicados

em

Crédito: SES-MT

A Central Estadual de Transplantes (CET), administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou na tarde desta quinta-feira (2) a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. O procedimento começou às 12h18 e foi concluído às 14h56, com participação de equipes vindas de Brasília (DF) e suporte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Essa foi a oitava captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso em 2025. Em 2024, o estado registrou 13 captações, resultando em 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância do gesto da família doadora. “A captação e o transplante de órgãos demonstram a grandeza do SUS. Parabenizo a família que aceitou doar esse órgão mesmo em um momento de dor. Essa é a chance de vida para alguém que precisa”, afirmou.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, ressaltou os esforços do governo estadual em conscientizar profissionais e familiares sobre a doação. “Trabalhamos para que todos sejam sensíveis na abordagem das famílias. Além disso, a SES retomou o transplante de rim no estado, o que é muito positivo para a população”, disse.

A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, também destacou os investimentos em capacitação. “Em 2024 realizamos dez turmas de treinamento junto aos hospitais notificadores. Em 2025, promovemos diversas capacitações durante o Setembro Verde, mês voltado à conscientização sobre transplante de órgãos”, explicou.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA