Saúde
Mato Grosso cai ainda mais no ranking do isolamento social; Inloco aponta 28,7%
Saúde
Secretaria de Saúde apontou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 97%, e de 64%, para enfermarias
Mato Grosso se mantém como o pior Estado no ranking da Inloco, que mede a adesão da população ao distanciamento social, medida fundamental para redução do contágio da Covid-19 e, por consequência, o número de mortes.
Hoje (25.03), com registro do levantamento obtido de quarta-feira (24.03), o índice do distanciamento chegou em 28,7% e o número de óbitos no Estado alcançou o patamar de 7.095 vítimas da doença, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES).
“A comunidade científica é enfática ao afirmar que o isolamento social é comprovadamente uma das medidas mais eficazes para reduzir o contágio da Covid-19. Mas o que estamos vendo é a população nas ruas e promovendo aglomerações, quando o que mais precisamos é que todos pratiquem o isolamento social e cumpram as medidas de biossegurança”, afirmou o secretário-adjunto de Vigilância Sanitária, Juliano Melo.
Na quarta-feira, o boletim epidemiológico apontou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 97%, e de 64%, para enfermarias. Os 3% de leitos de UTI restantes são de retaguarda, ou seja, para pacientes já internados nas unidades hospitalares.
“Com o distanciamento reduzimos o número de internados e, consequentemente, o número de pessoas que podem vir a morrer por complicações da Covid-19. Essa prática foi confirmada em países como Portugal e também em regiões do Brasil que conseguiram obter o controle da doença e reduzir os índices negativos”, pontuou Juliano.
Único abaixo de 30%
O Estado é o único do país que está com índice de isolamento social abaixo dos 30%. Nas primeiras colocações estão o Acre (47,7%), Pará (44,5%) e Ceará (43,5%). Logo acima de Mato Grosso estão Santa Catarina (32,1%), Rio Grande do Sul (33,3%) e Rio de Janeiro (33,4%).
Saúde
Secretários de Saúde têm nova reunião de trabalho para alinhar ações
Encontros entre Estado e município têm sido rotina desde que a nova gestão assumiu, em 1º de janeiro
A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, se reuniu nesta tarde (23), com o Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para alinhar os trabalhos que têm sido realizados no município, como também buscar mais melhorias para o setor. Os encontros entre estado e município têm sido rotineiros desde que a prefeita Flávia Moretti (PL), tomou posse, em 1º de janeiro.
Esta é a segunda reunião técnica entre os gestores públicos, mas outras duas visitas às unidades públicas na cidade também já foram realizadas, inclusive com a presença do governador Mauro Mendes (União). Na primeira vinda do secretário de Estado a Várzea Grande, ele pôde constatar in loco as necessidades emergenciais do Pronto-Socorro e Hospital Municipal, tanto na estrutura física, quanto na falta de equipamentos. Ele visitou ainda o Hospital e Maternidade Dr. Francisco Lustosa.
No encontro de hoje, Figueiredo afirmou que o trabalho continua. “Estamos recebendo mais uma vez a secretária Deise para a gente continuar discutindo maneiras de manter o atendimento às necessidades da saúde pública de Várzea Grande neste período difícil, em que há expansão dos números nos casos de dengue e Chikungunya. É necessário que os secretários estejam, permanentemente, trocando informações”, destacou.
Gilberto Figueiredo disse ainda que a visita da secretária Deisi Bocalon “foi um combo misto” e explicou: “discutimos hoje o problema epidemiológico do município, necessidades de investimentos para melhorar a estrutura do Pronto-Socorro, e continuar trabalhando naquilo que é função nossa do dia a dia. Vocês irão verificar com mais frequência as reuniões acontecendo para a gente buscar soluções para área da Saúde”.
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, disse que o município de Várzea Grande está tendo o apoio do governo do Estado, na pessoa do secretário Gilberto Figueiredo, do governador e do vice-governador Otaviano Pivetta. “Eles têm nos auxiliado nas demandas do município de Várzea Grande que é uma cidade importante para a Baixada Cuiabana. A gente quer que os cidadãos várzea-grandenses tenham melhor qualidade na assistência e em todos os sentidos, desde a prevenção, na precaução, no curativo, e isso que nós estamos tentando aqui junto ao governo do Estado, melhorias para o nosso município” destacou. A gestora avaliou a reunião como muito produtiva e que novidades “muito boas estão por vir”.
A prefeita reforça que a parceria Estado e o Município está consolidada. “Desde que assumi a prefeitura, temos sido muito bem recebidos no governo do Estado, com todos os secretários se dispondo a contribuir com o desenvolvimento da cidade. Nossas parcerias só tendem a aumentar. Estamos construindo uma relação bastante sólida e baseada na transparência”.
Por Marianna Ferreira Peres/SECOM/VG
-
Política4 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Emprego7 dias atrás
Resultado preliminar de concurso dos Correios é divugado
-
Polícia4 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Variedades3 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
-
Esporte2 dias atrás
Dutrinha é revitalizado após concessão ao Mixto Esporte Clube
-
Polícia7 dias atrás
Em VG vereadores desistem de mudar a câmara para o prédio do antigo Fórum
-
Política2 dias atrás
Prefeito de Abilio Brunini ameaça fechar “prostíbulos” na capital caso não cumpram normas legais
-
Variedades7 dias atrás
Ipem-MT realiza Operação e fiscaliza produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande
Você precisa estar logado para postar um comentário Login