VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Mato Grosso cai ainda mais no ranking do isolamento social; Inloco aponta 28,7%

Publicado em

Saúde

Secretaria de Saúde apontou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 97%, e de 64%, para enfermarias

Mato Grosso se mantém como o pior Estado no ranking da Inloco, que mede a adesão da população ao distanciamento social, medida fundamental para redução do contágio da Covid-19 e, por consequência, o número de mortes.

Hoje (25.03), com registro do levantamento obtido de quarta-feira (24.03), o índice do distanciamento chegou em 28,7% e o número de óbitos no Estado alcançou o patamar de 7.095 vítimas da doença, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES).

“A comunidade científica é enfática ao afirmar que o isolamento social é comprovadamente uma das medidas mais eficazes para reduzir o contágio da Covid-19. Mas o que estamos vendo é a população nas ruas e promovendo aglomerações, quando o que mais precisamos é que todos pratiquem o isolamento social e cumpram as medidas de biossegurança”, afirmou o secretário-adjunto de Vigilância Sanitária, Juliano Melo.

Na quarta-feira, o boletim epidemiológico apontou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 97%, e de 64%, para enfermarias. Os 3% de leitos de UTI restantes são de retaguarda, ou seja, para pacientes já internados nas unidades hospitalares.

“Com o distanciamento reduzimos o número de internados e, consequentemente, o número de pessoas que podem vir a morrer por complicações da Covid-19. Essa prática foi confirmada em países como Portugal e também em regiões do Brasil que conseguiram obter o controle da doença e reduzir os índices negativos”, pontuou Juliano.

Único abaixo de 30%

O Estado é o único do país que está com índice de isolamento social abaixo dos 30%. Nas primeiras colocações estão o Acre (47,7%), Pará (44,5%) e Ceará (43,5%). Logo acima de Mato Grosso estão Santa Catarina (32,1%), Rio Grande do Sul (33,3%) e Rio de Janeiro (33,4%).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Secretários de Saúde têm nova reunião de trabalho para alinhar ações

Encontros entre Estado e município têm sido rotina desde que a nova gestão assumiu, em 1º de janeiro

Publicados

em

Crédito: Matheus Guimarães/Secom VG

A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, se reuniu nesta tarde (23), com o Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para alinhar os trabalhos que têm sido realizados no município, como também buscar mais melhorias para o setor. Os encontros entre estado e município têm sido rotineiros desde que a prefeita Flávia Moretti (PL), tomou posse, em 1º de janeiro.

Esta é a segunda reunião técnica entre os gestores públicos, mas outras duas visitas às unidades públicas na cidade também já foram realizadas, inclusive com a presença do governador Mauro Mendes (União). Na primeira vinda do secretário de Estado a Várzea Grande, ele pôde constatar in loco as necessidades emergenciais do Pronto-Socorro e Hospital Municipal, tanto na estrutura física, quanto na falta de equipamentos. Ele visitou ainda o Hospital e Maternidade Dr. Francisco Lustosa.

No encontro de hoje, Figueiredo afirmou que o trabalho continua. “Estamos recebendo mais uma vez a secretária Deise para a gente continuar discutindo maneiras de manter o atendimento às necessidades da saúde pública de Várzea Grande neste período difícil, em que há expansão dos números nos casos de dengue e Chikungunya. É necessário que os secretários estejam, permanentemente, trocando informações”, destacou.

Crédito: Matheus Guimarães/Secom VG

Gilberto Figueiredo disse ainda que a visita da secretária Deisi Bocalon “foi um combo misto” e explicou: “discutimos hoje o problema epidemiológico do município, necessidades de investimentos para melhorar a estrutura do Pronto-Socorro, e continuar trabalhando naquilo que é função nossa do dia a dia. Vocês irão verificar com mais frequência as reuniões acontecendo para a gente buscar soluções para área da Saúde”.

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, disse que o município de Várzea Grande está tendo o apoio do governo do Estado, na pessoa do secretário Gilberto Figueiredo, do governador e do vice-governador Otaviano Pivetta. “Eles têm nos auxiliado nas demandas do município de Várzea Grande que é uma cidade importante para a Baixada Cuiabana. A gente quer que os cidadãos várzea-grandenses tenham melhor qualidade na assistência e em todos os sentidos, desde a prevenção, na precaução, no curativo, e isso que nós estamos tentando aqui junto ao governo do Estado, melhorias para o nosso município” destacou. A gestora avaliou a reunião como muito produtiva e que novidades “muito boas estão por vir”.

A prefeita reforça que a parceria Estado e o Município está consolidada. “Desde que assumi a prefeitura, temos sido muito bem recebidos no governo do Estado, com todos os secretários se dispondo a contribuir com o desenvolvimento da cidade. Nossas parcerias só tendem a aumentar. Estamos construindo uma relação bastante sólida e baseada na transparência”.

Por Marianna Ferreira Peres/SECOM/VG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA