VÁRZEA GRANDE
Mais de 300 mulheres compareceram na Unidade de Saúde do Ouro Verde para participarem das ações do “Março Lilás”
Elas tiveram acesso a consultas com clínico geral, nutricionista , além do planejamento familiar, bate papo com o nutricionista e a realização de testes rápidos.
Saúde
Na sequência das comemorações voltadas à mulher, mais de 300 moradoras dos bairros Ouro Verde, São Simão e adjacências, compareceram na Unidade Estratégia Saúde da Família do bairro Ouro Verde, para participarem das ações do “Março Lilás” que é o mês para a Saúde Pública do SUS, voltado a atenção e cuidado com a saúde e bem estar das mulheres.
Elas tiveram acesso a consultas com clínico geral, nutricionista . Além do planejamento familiar houve bate papo com nutricionista e a realização de testes rápidos. Também fizeram exames de coleta de CCO, vacinas, e participaram de palestras. Houve também ações de bem estar, como cuidados com a pele, massagem, café da manhã receptivo, seguido da coleta de preventivo (marcação prévia de horário) e atendimento em geral. Os atendimentos para o público feminino seguem ao longo do mês de março em todas as unidades básicas de saúde do município de Várzea Grande.
O superintendente de Atenção Primária a Saúde, Geovane Renfro, disse que a programação começou no dia 8 e vai até 30 de março, com orientações de hábitos saudáveis e autoestima, exames preventivos e avaliação clínica da mama, coleta de citopatológico, testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis, tratamento do tabagismo e risco do consumo abusivo de álcool. Outros temas são planejamento familiar, importância da prática de atividades físicas e prevenção de relacionamentos abusivos.
“O planejamento familiar e o cuidado com a mãe e a criança, também são ações inclusivas do ‘Março Lilás”. Unir a oferta de exames preventivos e o estímulo a hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, é o enfoque da Secretaria Municipal de Saúde . Nos serviços de saúde, também serão enfatizados os riscos do tabagismo e do consumo excessivo de álcool associados a doenças como câncer de colo uterino e mama. São estas doenças mais acometidas nas mulheres, os cânceres, e que preocupam a Saúde Pública de forma geral. Queremos o bem estar de todas as mulheres do nosso município com o acesso fácil aos serviços de saúde e prevenção, que existem na nossa rede de serviços”, disse ele.
Para a D. Aline Borges, de 64 anos, moradora do bairro Ouro Verde, usufruir de todos os serviços disponíveis para a saúde da mulher é muito importante.
“Faço meus exames preventivos, levo minhas filhas e netas também. Não quero ficar doente, e aproveito e faço todos os exames de prevenção que são ofertados aqui na unidade do nosso bairro. Aqui somos uma família. Os médicos já nos conhecem, as enfermeiras e somos muito bem vindas e tratadas com carinho. Gosto de estar com a minha saúde em dias e das minhas filhas também. Elas fizeram o pré-natal nesta unidade e as netas nasceram saudáveis e agora, elas estão sendo cuidadas aqui também. Parabéns aos profissionais desta unidade que nos tratam com muito respeito e carinho”, disse ela.
Já para D. Rosimeire Miguel de Barros e Silva, também moradora do bairro Ouro Verde,36 anos, disse que aproveitou o ‘Dia da Mulher’ para participar das atividades da unidade. Ela conta que fez o exame de coleta de CCO, tomou vacinas necessárias e ainda compartilhou com suas amigas as experiências que teve com sua saúde preventiva.
“Com os exames todos realizados pude controlar obesidade e evitar diabetes. As orientações são necessárias e todos os exames eu aproveitei e fiz. E de corona fiz massagem, uma delícia, me senti leve. O prefeito Kalil Baracat, aumentou a oferta de serviços disponíveis nesta unidade, assim não precisamos ir ao centro da cidade em busca de atendimento. Só vamos se precisar de exames mais qualificados ou especialistas que atendem no Postão. Caso contrário tudo é resolvido aqui. As enfermeiras já nos atendem rápido quando necessitamos e encaminha para o médico”, disse ela.
Fonte: SECOM VG
Saúde
Hospital Estadual Santa Casa realiza dezenas de cirurgias pediátricas nesta sexta-feira (24) e sábado (25)
Procedimentos são de media complexidade e irão beneficiar crianças de diferentes municípios do estado
Nos dois dias de ação (sexta-feira (24) e sábado(25),a previsão é de que sejam realizados 50 procedimentos eletivos pediátricos em crianças reguladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)., no Hospital Estadual Santa Casa
Durante o mutirão, serão realizados os seguintes procedimentos: hernioplastia inguinal unilateral e bilateral; postectomia; hérnia umbilical; exérese de cisto dermoide; exérese de cisto branquial; exérese de gânglio linfático e tratamento cirúrgico de hipertrofia dos pequenos lábios.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que o mutirão realizado pelo Hospital Estadual Santa Casa é de extrema importância para a diminuição da demanda de procedimentos cirúrgicos através do programa Fila Zero nas Cirurgias em Mato Grosso.
O diretor da unidade, Rodrigo Guimarães, ressaltou sobre a necessidade dos pacientes manterem o cadastro no SUS atualizado.
Atualmente, a unidade possui 50 leitos pediátricos e 5 salas de cirurgias que auxiliam no suporte aos mutirões.
-
Política5 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Variedades2 dias atrás
Sister Camila é detonada ao fazer “xixi” na cozinha após festa
-
Polícia1 dia atrás
Sobrinho mata o próprio tio a tiro em um bar em Santo Antônio de Leverger
-
Política3 dias atrás
Prefeito de Abilio Brunini ameaça fechar “prostíbulos” na capital caso não cumpram normas legais
-
Política3 dias atrás
“Até final de 2025, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá a Sinop em obras”, afirma Mauro Mendes
-
Polícia5 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Polícia2 dias atrás
Polícia faz mudanças de titulares nas delegacias para combater o crime organizado
-
Variedades4 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá