Saúde
Livramento volta registar seis novos casos de coronavírus num único dia
Saúde

Da Redação
Seis novos casos inseridos no Boletim de Monitoramento da Covid-19 na última quinta-feira (11) pela Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento somam 34 casos de coronavírus no município. Ontem haviam sidos registrados quatro novos casos de infectados. Hoje os números voltaram a subir e manter no patamar de seis/dia. Mas o vírus já não consegue aterrorizar o persistente livramentense. Mesmo em meio ao medo no município já contabiliza 15 pessoas totalmente recuperadas da doença. Esse número eleva ao patamar de 44,11% de pessoas que já conseguiram vencer a enfermidade.
Se comparado os números publicados veremos que o contágio maior está entre os moradores da zona rural. São 20 casos contra 14 registrados na zona urbana. Infelizmente o Distrito de Ribeirão dos Cocais tem se mostrado como foco principal do vírus. Dos 20 casos registrados em Livramento, na comunidade situada a 13 km da sede municipal se contabiliza 13 casos. Ontem eram apenas oito, mas hoje se somou mais cinco. Os 13 casos representam 65% de todos os contaminados no meio rural.
Atualmente a cidade livramentense apresenta 140 pessoas com síndrome gripal, 62 estão em isolamento domiciliar, e 15 pessoas estão totalmente recuperadas da doença. Porém uma pessoa foi a óbito na quinta-feira da semana passada, dia 4.
Como disse anteriormente, os casos estão em desiquilíbrios entre a zona rural e urbana. Na zona rural eles estão distribuídos da seguinte maneira por localidade: 02 em Carrapatinho, 03 na Laginha de Cima, 01 em Santana, 13 em Ribeirão dos Cocais, e 01 em Mata Cavalo.
Na zona urbana são: 02 caso na Cohab Velha, 01 no Residencial Gregório Pires de Miranda, 04 casos no Edite Maria, 05 no Centro, 01 no Santa Luzia e 01 no bairro Nova Livramento.

Saúde
Profissionais da saúde são capacitados em técnica avançada de aférese no MT Hemocentro
Durante o treinamento, foram abordadas duas modalidades de aférese: a terapêutica

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso promoveu uma capacitação voltada à técnica de aférese para profissionais da unidade e da hemorrede de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo foi qualificar os participantes para realizarem coletas e procedimentos com segurança, qualidade e dentro das normas sanitárias.
Durante o treinamento, foram abordadas duas modalidades de aférese: a terapêutica, utilizada no tratamento de doenças por meio da remoção de substâncias nocivas do sangue; e a não terapêutica, empregada na coleta seletiva de componentes como plaquetas, hemácias e plasma para fins de transfusão.
A capacitação foi dividida em três etapas: fundamentação teórica com base nos princípios hematológicos e nas normativas da ANVISA; atividades práticas com o manuseio dos equipamentos; e estágio supervisionado, no qual os profissionais participaram de procedimentos reais com doadores e pacientes.
O equipamento utilizado nas atividades práticas é da empresa Haemonetics, capaz de realizar a separação dos componentes do sangue diretamente do doador ou paciente.
A enfermeira Mônica Torres, facilitadora do curso, destacou a importância de ampliar o número de profissionais aptos a operar a técnica. “A capacitação garante uma equipe mais preparada. Os profissionais já experientes passam por uma reciclagem, enquanto os novos ganham segurança para atuar. Isso fortalece o atendimento ao doador e àqueles que recebem os hemocomponentes”, explicou.
Segundo Maria da Graça Zeferino Campos Lopes, médica e pedagoga do Núcleo de Educação Permanente (NEPES) do MT Hemocentro, essas ações são fundamentais para a qualidade do serviço prestado. “Temos o compromisso de manter nossos servidores atualizados com práticas seguras. A capacitação em aférese é essencial para assegurar um atendimento eficiente e qualificado”, afirmou.
Participante do curso, a enfermeira Renata Brandão destacou a importância da prática. “Ter contato direto com a máquina e com o procedimento nos traz confiança. Acompanhamos todo o ciclo, desde a montagem até a destinação do componente ao paciente. É um aprendizado que se reflete no cuidado com a vida”, concluiu.
-
Saúde7 dias atrás
SES capacita servidores para análise de indicadores de saúde em Cuiabá
-
Cultura7 dias atrás
Bahia celebra 202 anos da Independência com festa, tradição e reconhecimento histórico
-
Educação7 dias atrás
Rede estadual de MT alcança 101 escolas no modelo cívico-militar
-
Educação7 dias atrás
Seduc reúne cerca de 300 estudantes em Congresso Regional dos Grêmios em Várzea Grande
-
Polícia7 dias atrás
Mulher é presa ao tentar levar drogas para presídio a mando de facção em Várzea Grande
-
Política6 dias atrás
Secretário de Obras impulsiona desenvolvimento de Nossa Senhora do Livramento com trabalho e resultados concretos
-
Política6 dias atrás
Secretário de comunicação Luiz Gonzaga expõe bastidores da Câmara e abandona cargo ao vivo
-
Polícia7 dias atrás
Homem visivelmente embriagado conduzindo moto atropela mãe e filha deixando-as gravemente feridas em VG
Você precisa estar logado para postar um comentário Login