VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde

Livramento volta registar seis novos casos de coronavírus num único dia

Publicado em

Saúde

Da Redação

Seis novos casos inseridos no Boletim de Monitoramento da Covid-19 na última quinta-feira (11) pela Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento somam 34 casos de coronavírus no município. Ontem haviam sidos registrados quatro novos casos de infectados. Hoje os números voltaram a subir e manter no patamar de seis/dia. Mas o vírus já não consegue aterrorizar o persistente livramentense. Mesmo em meio ao medo no município já contabiliza 15 pessoas totalmente recuperadas da doença. Esse número eleva ao patamar de 44,11% de pessoas que já conseguiram vencer a enfermidade. 

Se comparado os números publicados veremos que o contágio maior está entre os moradores da zona rural. São 20 casos contra 14 registrados na zona urbana. Infelizmente o Distrito de Ribeirão dos Cocais tem se mostrado como foco principal do vírus. Dos 20 casos registrados em Livramento, na comunidade situada a 13 km da sede municipal se contabiliza 13 casos. Ontem eram apenas oito, mas hoje se somou mais cinco. Os 13 casos representam 65% de todos os contaminados no meio rural.   

Atualmente a cidade livramentense apresenta 140 pessoas com síndrome gripal, 62 estão em isolamento domiciliar, e 15 pessoas estão totalmente recuperadas da doença. Porém uma pessoa foi a óbito na quinta-feira da semana passada, dia 4.

Como disse anteriormente, os casos estão em desiquilíbrios entre a zona rural e urbana. Na zona rural eles estão distribuídos da seguinte maneira por localidade: 02 em Carrapatinho, 03 na Laginha de Cima, 01 em Santana, 13 em Ribeirão dos Cocais, e 01 em Mata Cavalo.

Na zona urbana são: 02 caso na Cohab Velha, 01 no Residencial Gregório Pires de Miranda, 04 casos no Edite Maria, 05 no Centro, 01 no Santa Luzia e 01 no bairro Nova Livramento.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Profissionais da saúde são capacitados em técnica avançada de aférese no MT Hemocentro

Durante o treinamento, foram abordadas duas modalidades de aférese: a terapêutica

Publicados

em

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O  MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso  promoveu uma capacitação voltada à técnica de aférese para profissionais da unidade e da hemorrede de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo foi qualificar os participantes para realizarem coletas e procedimentos com segurança, qualidade e dentro das normas sanitárias.

Durante o treinamento, foram abordadas duas modalidades de aférese: a terapêutica, utilizada no tratamento de doenças por meio da remoção de substâncias nocivas do sangue; e a não terapêutica, empregada na coleta seletiva de componentes como plaquetas, hemácias e plasma para fins de transfusão.

A capacitação foi dividida em três etapas: fundamentação teórica com base nos princípios hematológicos e nas normativas da ANVISA; atividades práticas com o manuseio dos equipamentos; e estágio supervisionado, no qual os profissionais participaram de procedimentos reais com doadores e pacientes.

O equipamento utilizado nas atividades práticas é da empresa Haemonetics, capaz de realizar a separação dos componentes do sangue diretamente do doador ou paciente.

A enfermeira Mônica Torres, facilitadora do curso, destacou a importância de ampliar o número de profissionais aptos a operar a técnica. “A capacitação garante uma equipe mais preparada. Os profissionais já experientes passam por uma reciclagem, enquanto os novos ganham segurança para atuar. Isso fortalece o atendimento ao doador e àqueles que recebem os hemocomponentes”, explicou.

Segundo Maria da Graça Zeferino Campos Lopes, médica e pedagoga do Núcleo de Educação Permanente (NEPES) do MT Hemocentro, essas ações são fundamentais para a qualidade do serviço prestado. “Temos o compromisso de manter nossos servidores atualizados com práticas seguras. A capacitação em aférese é essencial para assegurar um atendimento eficiente e qualificado”, afirmou.

Participante do curso, a enfermeira Renata Brandão destacou a importância da prática. “Ter contato direto com a máquina e com o procedimento nos traz confiança. Acompanhamos todo o ciclo, desde a montagem até a destinação do componente ao paciente. É um aprendizado que se reflete no cuidado com a vida”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA