VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Denúncia

Jovem mãe denuncia negligência médica na Rede Cegonha, em VG

Diante dos fatos, Anna Paula busca justiça e alega negligência médica

Publicado em

Saúde

Crédito:reproduçãoOmatogrosso

Anna Paula Libania de Franca, de 21 anos, relata ter vivenciado momentos de grande sofrimento e descaso após dar à luz em um hospital da Rede Cegonha em Várzea Grande. A jovem mãe procurou a Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa para o parto, mas alega que o atendimento inicial foi demorado, sendo examinada somente duas horas após sua chegada.

Cheguei lá à meia-noite e só fui atendida às duas da manhã. O médico viu que eu estava com 2 centímetros de dilatação e mandou que eu retornasse às 5 horas da manhã“, conta Anna Paula.

Mesmo preferindo aguardar na maternidade devido às fortes dores, Anna Paula relata que sua bolsa rompeu e que só recebeu a devida atenção quando uma enfermeira interveio. Após o parto, realizado pela Dra. Angélica, Anna Paula foi informada sobre uma laceração de segundo grau, que foi reparada.

 Após receber alta, Anna Paula começou a sentir fortes dores, inchaço nas pernas e febre. Ao retornar à maternidade, a Dra. Tandara informou que a linha da reparação havia se rompido, necessitando de nova internação.

 Fui ao banheiro e notei que tinha descido algo que eu não sei o que é. Aparentemente parecia uma tripa. Fiquei muito assustada“, relata.

 Oito dias após o parto, Anna Paula passou por uma nova cirurgia, mas os problemas persistiram. Ao retornar à maternidade para solicitar seus prontuários, teve o pedido negado, conseguindo os documentos mediante apresentação de documento registrado na Policia Civil. Novos exames revelaram que a cirurgia havia sido costurada apenas internamente, reabrindo externamente.

Algo que era para ser solucionado não resolveu nada, continuou do mesmo jeito“, desabafa Anna Paula, que agora teme precisar de outra cirurgia. A jovem mãe também relata que a amamentação foi prejudicada devido ao trauma e que descobriu que outras mulheres também enfrentaram problemas semelhantes na maternidade.

 Diante dos fatos, Anna Paula busca justiça e alega negligência médica por parte da equipe da Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa (Rede Cegonha).

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Mato Grosso realiza captação de fígado no Hospital Santa Casa, em Cuiabá

Oito captações de múltiplos órgãos já foram realizadas em 2025; ação envolve equipes do SNT e da CET

Publicados

em

Crédito: SES-MT

A Central Estadual de Transplantes (CET), administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou na tarde desta quinta-feira (2) a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. O procedimento começou às 12h18 e foi concluído às 14h56, com participação de equipes vindas de Brasília (DF) e suporte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Essa foi a oitava captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso em 2025. Em 2024, o estado registrou 13 captações, resultando em 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância do gesto da família doadora. “A captação e o transplante de órgãos demonstram a grandeza do SUS. Parabenizo a família que aceitou doar esse órgão mesmo em um momento de dor. Essa é a chance de vida para alguém que precisa”, afirmou.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, ressaltou os esforços do governo estadual em conscientizar profissionais e familiares sobre a doação. “Trabalhamos para que todos sejam sensíveis na abordagem das famílias. Além disso, a SES retomou o transplante de rim no estado, o que é muito positivo para a população”, disse.

A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, também destacou os investimentos em capacitação. “Em 2024 realizamos dez turmas de treinamento junto aos hospitais notificadores. Em 2025, promovemos diversas capacitações durante o Setembro Verde, mês voltado à conscientização sobre transplante de órgãos”, explicou.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA