em 2024
Hospital Estadual Santa Casa prestou 396 atendimentos em oncologia infantil
Neste sábado (15), é Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, alerta para que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas
Saúde

O Hospital Estadual Santa Casa, unidade mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Cuiabá, realizou 396 atendimentos na área da oncologia infantil em 2024. A unidade atua como referência no atendimento a pacientes com câncer infanto-juvenil em Mato Grosso.
Neste sábado (15), Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, o diretor do Hospital Estadual Santa Casa, Rodrigo Guimarães, alerta para que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas e mantenham as consultas pediátricas em dia.
“Por serem sintomas comuns de doenças que acometem crianças, é necessário que as consultas estejam em dia e que os pais ou responsáveis fiquem atentos aos sinais, a fim de ter um diagnóstico precoce”, disse.
“O Hospital Estadual Santa Casa é referência em pediatria para todo o Estado e faz um trabalho excepcional junto aos pacientes oncológicos infanto-juvenis. A unidade reúne uma equipe humanizada para realizar os atendimentos, o que faz toda a diferença no tratamento”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Os sintomas mais comuns do câncer infantil são: palidez, hematomas ou sangramento e dor óssea; caroços ou inchaços, principalmente aqueles indolores e sem febre; perda de peso inexplicada, tosse persistente, sudorese noturna e falta de ar; alterações nos olhos, como estrabismo; inchaço abdominal; dores de cabeça persistentes ou graves, vômitos pela manhã com piora ao longo do dia; dor em membros e inchaço sem traumas.
O Hospital Estadual Santa Casa presta diferentes tratamentos quimioterápicos, consultas de acompanhamento, exames e dá suporte ao paciente em tratamento oncológico que está internado na unidade.

Saúde
Mato Grosso enfrenta crise de chikungunya: Secretário de saúde cobra ação da população
A crise exige ações urgentes para evitar que mais vidas sejam perdidas.
-
Judiciário6 dias atrás
Governo de MT defende no STF confisco de terras por desmatamento ilegal
-
Judiciário7 dias atrás
STF determina que Governo de MT reanalise pensão do ex-deputado Carlos Bezerra
-
Polícia6 dias atrás
Policial Civil é condenada a 34 anos de prisão por exigir propinas de fazendeiros em MT
-
Saúde6 dias atrás
Justiça manda apreender equipamento cirúrgica no Hospital São Benedito
-
Judiciário6 dias atrás
Juíza mantém ex-diretor do Cepromat réu em ação por desvio de R$ 8 milhões
-
Polícia4 dias atrás
Alvos de operação resistem à chegada do Gaeco e são mortos
-
Política7 dias atrás
Maysa pede que Abilio interfira em postura de líder: “Desagrega”
-
Emprego7 dias atrás
Prefeitura abre inscrições de seletivo com salários de R$ 15 mil