saúde mental
Hábitos do dia a dia que podem ser gatilhos para a ansiedade
Alguns hábitos até parecem inofensivos, mas podem desencadear crises de ansiedade. Para diminuir o problema, é preciso evitá-los
Saúde

Ainda estamos no Setembro Amarelo, e nada melhor do que esse mês para discutir e se conscientizar sobre questões ligadas à saúde mental. Ainda mais a ansiedade, problema que afeta 9,3% da população brasileira, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). E o número pode ser bem maior, já que muitas pessoas não percebem o quão grave é o problema.
Os sintomas mais evidentes de ansiedade são inquietação, fatigabilidade, dificuldade de se concentrar, sensação de “branco” na mente, irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono, excesso de medo e preocupação e apetite desregulado. Porém, ela se manifesta de forma diferente para cada pessoa.
“Outros sinais que podem passar despercebidos são falta de ar, dores no peito, dor no estômago, náusea, diarreia, sudorese, tremores e boca seca”, alerta a psicóloga Camila Araújo, do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS.
Para a especialista, é muito importante procurar por ajuda psicoterapêutica se estiver com os sintomas. “Com orientação e auxílio psicológico, é possível gerenciar crises de ansiedade, além de identificar onde esse padrão disfuncional foi estabelecido para pensar em melhorias, criando novos hábitos para que o indivíduo consiga diminuir o sofrimento”, afirma.
Contudo, além de buscar ajuda, existem outras medidas que você pode tomar para tentar diminuir a sua ansiedade, especialmente evitando alguns hábitos nocivos.
Hábitos que podem despertar a ansiedade
Alguns dos hábitos do dia a dia que podem parecer inofensivos, mas você deve evitar se quiser diminuir a ansiedade, são:
- Não ter rotina;
- Se comparar;
- Sofrer por antecedência;
- Não praticar nenhuma atividade física;
- Não ter qualidade de sono;
- Não ter uma alimentação saudável;
- Uso excessivo de telas;
- Não expressar seus sentimentos.
Especificamente sobre o uso excessivo de telas, Araújo explica que isso impacta a saúde mental porque ativa o sistema de recompensa, estrutura do cérebro que recebe toda atividade prazerosa. E o estímulo constante dessa atividade gera dependência, aumentando o estresse, a comparação, pensamentos acelerados e a ansiedade.
Fonte: Metropoles – https://www.metropoles.com/saude/habitos-gatilho-para-a-ansiedade

Saúde
Mato Grosso descarta suspeitas de gripe aviária em humanos após exames
Mesmo com o descarte, os pacientes continuam sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) comunicou que os dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos, registrados no município de Campinápolis, foram descartados. A conclusão foi confirmada após análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Com a exclusão desses casos, o estado não apresenta atualmente suspeitas ou confirmações da doença em pessoas.
Mesmo com o descarte, os pacientes continuam sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis até o dia 17 de junho, como medida de segurança e prevenção.
-
Judiciário7 dias atrás
Sindicato pede ao CNJ suspensão de contrato temporário e convocação de aprovados no concurso do TJMT
-
Judiciário7 dias atrás
Justiça prorroga prisão temporária de casal acusado de ser mandante da morte do advogado Renato Nery
-
Cidades5 dias atrás
Motoristas de aplicativos em Cuiabá e VG aderem à campanha ‘Fique Off’
-
Esporte7 dias atrás
Lucas Mineiro brilha e garante vitória do Cuiabá sobre o Paysandu na Arena Pantanal
-
Judiciário4 dias atrás
Mauro Cid admite interferência de Bolsonaro em minuta golpista
-
Economia6 dias atrás
Governo de MT apresenta LDO e projeta orçamento de R$ 39,8 bilhões para 2026
-
Judiciário5 dias atrás
TCE suspende concorrência de R$ 2,6 bilhões da Sinfra após denúncia de irregularidades
-
Saúde7 dias atrás
SES reforça importância do Teste do Pezinho e debate ampliação do programa em encontro estadual