Esperança
Família autoriza doação e viabiliza transplante de órgãos para cinco pacientes em Mato Grosso
Este foi o terceiro procedimento de captação de múltiplos órgãos realizado no estado em 2025
Saúde

Cinco pacientes que aguardavam por um transplante foram beneficiados com a doação de dois rins, um fígado e duas córneas, graças ao gesto solidário de uma família em Cuiabá. A captação dos múltiplos órgãos foi realizada pela Central Estadual de Transplantes (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), na manhã desta terça-feira (15.04), no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
A equipe especializada na captação veio do Espírito Santo, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que garantiu o transporte rápido e seguro dos profissionais. O procedimento teve início às 6h35 e foi finalizado às 8h30.
Este foi o terceiro procedimento de captação de múltiplos órgãos realizado no estado em 2025. Em 2024, Mato Grosso registrou 13 ações semelhantes, com a doação de 22 rins, 10 fígados e 4 corações.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, enalteceu o trabalho das equipes envolvidas e a atitude generosa da família doadora.
“Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país graças à solidariedade de famílias que, mesmo em um momento de dor, decidem ajudar o próximo. Parabenizo também o esforço das equipes da Central Estadual de Transplantes, que atuam com excelência e sensibilidade”, afirmou.
A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, destacou o investimento contínuo na capacitação dos profissionais que atuam nos hospitais notificadores.
“A Coordenadoria Estadual de Transplantes desenvolve ações permanentes de sensibilização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, tanto com os profissionais de saúde quanto com a sociedade em geral”, disse.
Já a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, ressaltou o trabalho de conscientização e os avanços na área de transplantes em Mato Grosso.
“Além da mobilização das equipes e das famílias, o Estado tem atuado firmemente para a reativação do transplante renal, e hoje já contamos novamente com esse serviço, resultado direto do esforço coletivo e da gestão comprometida”, concluiu.

Saúde
Hospital Regional de Rondonópolis recebe novos ventiladores pulmonares para UTI
Secretaria de Estado de Saúde está substituindo aparelhos para melhorar o atendimento de pacientes

O Hospital Regional de Rondonópolis, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu, nesta quinta-feira (24.4), dez novos ventiladores pulmonares e um ventilador de transporte para serem utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O investimento feito pela SES nos 11 aparelhos foi de R$ 863,3 mil. “A chegada dos novos ventiladores é resultado do trabalho de uma gestão que planeja ações para promover uma saúde com mais eficiência aos pacientes nos hospitais estaduais”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a diretora do hospital, Milena Polizel, os aparelhos vão substituir equipamentos antigos do hospital. “Nós estamos investindo na modernização do parque tecnológico do Hospital Regional de Rondonópolis. Esses novos aparelhos trazem uma tecnologia avançada e são de fácil manuseio”, explicou.
“Outros seis ventiladores devem chegar em até 90 dias, por uma emenda parlamentar que já foi aprovada pelo Fundo Nacional de Saúde, para a reposição dos ventiladores das UTIs e do box de emergência”, acrescentou a diretora.
Os ventiladores são fundamentais para pacientes que têm dificuldade ou impossibilidade de respirar sozinhos, principalmente acometidos com doenças neurológicas.
Com a chegada dos novos equipamentos, a unidade passa a contar com 56 ventiladores pulmonares e quatro ventiladores de transporte. O Hospital Regional de Rondonópolis dispõe de 30 leitos de UTI, 78 leitos de enfermaria, 12 leitos de observação e oito de box de emergência.
-
Polícia3 dias atrás
Facção é desarticulada por lavar R$ 13 milhões com fachada de empresas
-
Polícia4 dias atrás
Justiça reduz pena de Marcola pelo roubo milionário de 1999 em Cuiabá
-
Variedades3 dias atrás
Veículos com placa final 4 devem quitar o Licenciamento 2025 até 30 de abril
-
Esporte4 dias atrás
Mixto estreia com vitória em jogo eletrizante contra o Porto Velho na Série D
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça mantém obras no Morro de Santo Antônio e reconhece legalidade do projeto
-
Saúde4 dias atrás
Apenas 7% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Cuiabá
-
Judiciário4 dias atrás
Conciliação ambiental: Sema promove nova edição de mutirão para regularização de infrações
-
Judiciário2 dias atrás
Recurso de Moretti é negado e multa por fake news é mantida pelo TSE