MATO GROSSO
Estado realiza primeira cirurgia de implante coclear pelo SUS em MT
Procedimento ocorreu na sexta-feira (19.05), no Hospital Estadual Santa Casa
Saúde

O Governo do Estado, por meio do Hospital Estadual Santa Casa e do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), realizou a primeira cirurgia para implante coclear via Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. O novo procedimento passa a integrar a cartela de serviços ofertados gratuitamente no Estado e beneficiará pacientes regulados que aguardam pelo aparelho auditivo.
A cirurgia ocorreu na sexta-feira (19.05) e durou cerca de 4h, não houve intercorrência e o paciente está estável, em observação. O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, enfatizou o esforço da atual gestão na ampliação dos serviços disponibilizados pelos Hospitais Regionais pelas unidades especializadas.
“É gratificante ver que um procedimento tão aguardado como esse está sendo oferecido pelo SUS em Mato Grosso. Essa é uma conquista de todos os trabalhadores da Saúde do Estado, que não medem esforços para melhoria do atendimento ofertado à população. Parabéns às equipes do Cridac e do Hospital Estadual Santa Casa”, disse o gestor.
Outras duas cirurgias para implante coclear devem ocorrer nas próximas semanas. Atualmente, há 20 pacientes em processo de avaliação no Cridac, com indicação para o procedimento.
Conforme explica a diretora do Cridac, Suely Souza Pinto, os pacientes que precisam do implante de coclear são regulados para a unidade especializada, avaliados por especialistas do local e depois encaminhados para realizar o procedimento no Hospital Estadual Santa Casa.
“A vida do paciente é enriquecida pós implante. A capacidade de ouvir aumenta a autoconfiança e melhora o relacionamento com a família, amigos e colegas de trabalho, além de permitir oportunidades sociais e de emprego mais amplas”, ressalta Suely.
A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, informa que a unidade de saúde dispõe de equipe preparada para a manutenção do novo procedimento.
“Alinhamos todo o trabalho junto ao Cridac e disponibilizamos profissionais qualificados e equipamentos para a cirurgia. O usuário do SUS não ficará descoberto. Seguimos empenhados no atendimento moderno e eficiente”, pontua Patrícia.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) investiu R$ 43,8 mil na aquisição dos equipamentos auditivos. Além de melhorar a qualidade de vida do paciente, o novo serviço também contribuirá para diminuição das demandas via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e judicialização.
O implante coclear é indicado para pacientes com perdas auditivas severas e profundas, que não tiveram resultado com aparelhos auditivos tradicionais.


Saúde
Colíder realiza mais de 14 mil cirurgias
O número de cirurgias no hospital aumentou de 2.265, em 2023, para 2.449, em 2024, uma alta de 8,1%. Só neste ano, até maio, já foram realizados 1.205 procedimentos cirúrgicos.

O Hospital Regional de Colíder, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou 14.147 cirurgias de 2019 a maio de 2025. As especialidades com mais procedimentos realizados desde o início da gestão foram ginecologia/obstetrícia (27,2%), ortopedia (24,7%) e cirurgia geral (22,5%).
O número de cirurgias no hospital aumentou de 2.265, em 2023, para 2.449, em 2024, uma alta de 8,1%. Só neste ano, até maio, já foram realizados 1.205 procedimentos cirúrgicos.
“Essa quantidade de cirurgias realizadas no período mostra o compromisso da gestão em dar celeridade aos atendimentos para reduzir a espera de pacientes que aguardam por procedimentos em Mato Grosso”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, é notória a evolução do desempenho de todos os hospitais administrados pelo Estado.
“Os hospitais estaduais aumentaram a produtividade em consultas, exames e cirurgias. Com muito planejamento, sempre fazemos mutirões de cirurgia geral, por exemplo, para atender uma quantidade maior de pacientes em um mesmo dia. O foco é prestar a melhor assistência possível ao cidadão”, declarou.
A diretora do Hospital Regional de Colíder, Grazielle Guimarães, disse estar orgulhosa do trabalho da equipe e destacou que a unidade não tem demanda reprimida por cirurgia.
“Todas as pessoas que precisam de algum procedimento cirúrgico, seja após emergência ou necessidade constatada no ambulatório, nós atendemos rapidamente e com qualidade. Porque atendemos toda nossa região, outras regiões e outros estados”, disse.
Ela ainda acrescentou que o Hospital Regional de Colíder começou a realizar cirurgias mais seguras e menos invasivas, com o uso de câmera, em 2024, quando adquiriu duas torres de vídeo. A Secretaria investiu R$ 1,7 milhão nos equipamentos.
Desde então, foram feitas 119 cirurgias gerais por videolaparoscopia, sendo 59 no ano passado e 60 neste ano, entre colecistectomia (retirada de vesícula biliar), apendicectomia (retirada de apêndice), laparotomia (abdômen) e herniorrafia inguinal (hérnia).
“Essa é uma técnica com inovação tecnológica, sendo usada em hospital público para que o usuário do SUS tenha uma recuperação mais rápida, confortável e com menos perigo de ter infecção”, informou a diretora.
A corretora de imóveis Susy Mochi, que passou por cirurgia por vídeo para remoção da vesícula em 24 de abril deste ano, disse que gostou muito do atendimento e das instalações do hospital.
“Desde o médico, desde o atendimento da diretoria, identificaram o que eu precisava, já pediram no mesmo dia que eu fui ali os exames, já fiz o risco cirúrgico. Os médicos muito bem preparados, os exames também foram feitos e eu fiz a cirurgia, foi um sucesso e, das enfermeiras às instalações do quarto, as medicações, eu fui muito bem atendida”, contou.
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Variedades7 dias atrás
Elefanta Kenya chega ao santuário em MT após viagem de 3.600 km
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário6 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia6 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Economia7 dias atrás
Expocomércio 2025 movimenta economia em Pontes e Lacerda