DE FORMA TEMPORÁRIA
Escola de Saúde Pública suspende edital para especialização em hansenologia
Suspensão ocorre em razão do contexto de proximidade de encerramento do ano e com mudanças na gestão de muitas prefeituras no início de 2025
Saúde

A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso suspendeu temporariamente o edital de seleção de educandos para a terceira turma do curso de especialização em hansenologia voltado para médicos. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a publicação, a suspensão ocorreu em razão do contexto de proximidade de encerramento do ano, com mudanças na gestão de muitas prefeituras no início de 2025, que podem interferir na garantia de permanência dos educandos ingressos e nos processos pedagógicos.
A diretora da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, explicou que um novo cronograma será oportunamente divulgado no Diário Oficial e na página da escola.
“Essa é a terceira turma de especialização em hansenologia lançada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. Nós priorizamos a formação de hansenólogos, tendo em vista a realidade do estado. É preciso enfatizar que essa medida de suspensão é temporária e tem o objetivo de prevenir problemas futuros nesta formação. Orientamos que todos os interessados fiquem atentos para a publicação de um novo cronograma no futuro”, disse.
Desde 2022, a Escola de Saúde Pública já formou 36 hansenólogos em Mato Grosso.

Saúde
Hospital Regional de Rondonópolis recebe novos ventiladores pulmonares para UTI
Secretaria de Estado de Saúde está substituindo aparelhos para melhorar o atendimento de pacientes

O Hospital Regional de Rondonópolis, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu, nesta quinta-feira (24.4), dez novos ventiladores pulmonares e um ventilador de transporte para serem utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O investimento feito pela SES nos 11 aparelhos foi de R$ 863,3 mil. “A chegada dos novos ventiladores é resultado do trabalho de uma gestão que planeja ações para promover uma saúde com mais eficiência aos pacientes nos hospitais estaduais”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a diretora do hospital, Milena Polizel, os aparelhos vão substituir equipamentos antigos do hospital. “Nós estamos investindo na modernização do parque tecnológico do Hospital Regional de Rondonópolis. Esses novos aparelhos trazem uma tecnologia avançada e são de fácil manuseio”, explicou.
“Outros seis ventiladores devem chegar em até 90 dias, por uma emenda parlamentar que já foi aprovada pelo Fundo Nacional de Saúde, para a reposição dos ventiladores das UTIs e do box de emergência”, acrescentou a diretora.
Os ventiladores são fundamentais para pacientes que têm dificuldade ou impossibilidade de respirar sozinhos, principalmente acometidos com doenças neurológicas.
Com a chegada dos novos equipamentos, a unidade passa a contar com 56 ventiladores pulmonares e quatro ventiladores de transporte. O Hospital Regional de Rondonópolis dispõe de 30 leitos de UTI, 78 leitos de enfermaria, 12 leitos de observação e oito de box de emergência.
-
Polícia3 dias atrás
Facção é desarticulada por lavar R$ 13 milhões com fachada de empresas
-
Polícia4 dias atrás
Justiça reduz pena de Marcola pelo roubo milionário de 1999 em Cuiabá
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça mantém obras no Morro de Santo Antônio e reconhece legalidade do projeto
-
Variedades3 dias atrás
Veículos com placa final 4 devem quitar o Licenciamento 2025 até 30 de abril
-
Esporte4 dias atrás
Mixto estreia com vitória em jogo eletrizante contra o Porto Velho na Série D
-
Judiciário4 dias atrás
Conciliação ambiental: Sema promove nova edição de mutirão para regularização de infrações
-
Saúde4 dias atrás
Apenas 7% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Cuiabá
-
Judiciário2 dias atrás
Recurso de Moretti é negado e multa por fake news é mantida pelo TSE