VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

COMUNIDADES GUIA E RIO DOS PEIXES

Equipes das unidades de Saúde reforçam ações à população

Cadeirantes que enfrentam dificuldade para ir até a UBS receberam a visita do médico em casa

Publicado em

Saúde

Foto: ARQUIVO SECOM CUIABÁ

Médicos, enfermeiros e técnicas de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Guia e do Rio dos Peixes, realizaram ações preventivas conjuntas no sábado (10). As medidas atenderam aos moradores das comunidades de Laginha, Barreiro Branco e do Coxipó do Ouro.

No total, foram realizadas  20 consultas clínicas e diversos procedimentos como aferição de pressão, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e vacinas, além de cinco encaminhamentos especializados, na sexta-feira (10) e sábado (11).

“Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia o atendimento e se mantém próxima daqueles que possuem dificuldades para ir ao médico. Muitos deles ainda têm a cultura de procurar médico quando não tem mais jeito de resolver em casa. Sendo que a orientação é prevenir justamente para evitar piora do quadro clínico”, explicou a coordenadora da Regional Rural, Marinete de Oliveira Ribeiro.

Na localidade de Laginha, por exemplo, foram aplicadas 15 doses de vacinas para atualização de cartão de vacina, a maioria em adultos. Também foram realizados dois atendimentos em domicílio, a  cadeirantes.

O trabalho contou com o médico Jhonatan Borges e a enfermeira Carolina Carvalho e as técnicas de enfermagem Sulbene Pereira e Leidvânia Batista Santana.

“A maior vantagem da equipe se deslocar  até as localidades mais distantes, é justamente facilitar o acesso. Percorremos cerca de 25 quilômetros.  Cinco encaminhamentos foram feitos, entre eles para ortopedia e cardiologia. Foi produtivo, com distribuição de folhetos informativos na vizinhança e esclarecimentos sobre a importância da vacina”, explicou a enfermeira Carolina Carvalho.

Na região da UBS do Rio dos Peixes foram  12 atendimentos realizados, sendo oito  no Barreiro Branco e outros quatro  do Coxipó do Ouro, com acompanhamento do médico Wanderley Ribeiro e da enfermeira Denise Martins. Participaram da ação,  a dentista Dea Della, a médica Natacha Antunes e as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) Jane de Abreu e Edinéia da Silva Figueiredo e Leila Soares Viana, do administrativo.

Por Eliana Bess – SECOM/CUIABÁ

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Falhas no sistema nacional não interrompem distribuição de remédios de alto custo em MT

Mesmo com instabilidade no Hórus, Farmácia Estadual mantém atendimentos e supera média diária; SES alerta que problema é nacional

Publicados

em

Crédito: SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) informou que o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), responsável pelo controle e dispensação de medicamentos de alto custo do SUS, enfrenta instabilidades em todo o país. O problema, segundo a pasta, já foi comunicado ao Ministério da Saúde, gestor do sistema.

Mesmo com as falhas, o atendimento aos pacientes não foi interrompido na Farmácia Estadual do Componente Especializado. As equipes reorganizaram os fluxos de trabalho e intensificaram os atendimentos sempre que o sistema voltava a funcionar.

De acordo com o superintendente de Assistência Farmacêutica, Emmanuel Ardaia, as interrupções variam entre 40 minutos e três horas, mas não houve paralisação total.

“Apesar das dificuldades, conseguimos manter o atendimento e até superar a média diária. A equipe tem se empenhado para que ninguém fique sem o medicamento”, afirmou.

Nos últimos dias, a unidade registrou alta demanda: foram 1.186 atendimentos no dia 30 de outubro e 1.167 no dia 29, superando a média de 800 diários. Entre 31 de outubro e 4 de novembro, foram 4.907 pacientes atendidos e 1.132 novos cadastros realizados.

A SES reforça que o Hórus é essencial para o controle e a segurança da dispensação, permitindo o rastreamento das entregas, o controle de estoques e a transparência dos repasses federais.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA