VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde

Equipe monta força-tarefa e 3 mil idosos serão vacinados por dia; idosos a partir de 70 anos serão atendidos a partir de quarta-feira (31)

Publicado em

Saúde

Objetivo é acelerar a imunização e ampliar a faixa etária do público atendido

Da Redação

Uma força-tarefa foi montada para aplicar a vacina contra a covid-19 em 3 mil idosos por dia,  partir desta quarta-feira (31), no polo de vacinação que funciona no Centro de Eventos do Pantanal. Nesta segunda-feira (29), 1.125 idosos acima de 75 anos foram vacinados com a primeira dose da Coronavac. 

Para os dias 30 e 31 de março (terça e quarta-feiras) e 1º de abril (quinta-feira), estão sendo liberadas 1,5 mil vagas para primeira dose de idosos entre 75 a 79 anos e 1,5 mil vagas para segundo dose dos idosos acima de 80 anos de idade. 

Idosos de 70 a 74 anos podem se agendar a partir desta terça-feira (30)

O cadastro e agendamento da vacina contra a covid-19 para idosos de 70 a 74 anos de idade que vivem em Cuiabá estará liberado a partir desta terça-feira (30), sempre às 13 horas, no site da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”. A vacinação das pessoas nessa faixa etária começará na quarta-feira (31).  

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, explica que o aumento no número de atendimentos ocorre visando acelerar o processo de imunização dos grupos prioritários, principalmente de idosos, cuja população vai aumentando conforme reduz a faia etária. “Na faixa de 70 a 74 anos, temos mais de 13 mil pessoas residentes em Cuiabá, que precisam ser vacinadas, conforme o Plano Nacional de Imunização. Ainda não recebemos doses suficientes para todos eles, mas já vamos iniciar de uma forma que possamos atender ao máximo possível, com a maior organização. A equipe está muito empenhada e disposta a dar continuidade a essa campanha histórica”, afirma a coordenadora. 

Valéria alerta para que as pessoas que vão tomar a segunda dose da vacina verifiquem em suas cadernetas de vacinação a data que está marcada a data da segunda aplicação, para que agendem apenas na véspera. Ela destaca ainda que quem se vacinou do dia 17 de março para cá, já saiu do polo de vacinação com a segunda dose agendada no site. “Para que o idoso saiba se já está agendado no sistema ou não, basta consultar o cadastro no site Vacina Cuiabá, colocando o CPF e verificando o cadastro”, explica.

Sexta-feira Santa

Por conta do feriado da Paixão de Cristo, que ocorre a sexta-feira (2), o polo de vacinação não irá funcionar neste dia, retornando as atividades no sábado (3), também com 1,5 mil vagas para primeira dose de idosos entre 70 e 79 anos de idade e 1,5 mil vagas para segunda dose de idosos acima de 80 anos. Para se vacinar no sábado, as pessoas deverão fazer o agendamento no site da campanha na quinta-feira (1º). Aos domingos, o polo de vacinação não funciona, então, a vacinação de quem pretende de vacinar na segunda-feira (5), deve se agendar no sábado (3).

CONFIRA O PASSO A PASSO DO AGENDAMENTO DOS IDOSOS:

-Entre no endereço eletrônico vacina.cuiaba.mt.gov.br;

-Clique em PRÉ CADASTRO;

-Clique em ACEITAR E CONTINUAR;

-No campo TIPO DE DOSE escolha PRIMEIRA DOSE e clique em PRÓXIMO PASSO;

-No campo GRUPO DE RISCO escolher IDOSOS (selecione a faixa etára correta) e clique em PRÓXIMO PASSO;

-Preencha todos os dados que estão marcados com * (no campo INFORME SUA PROFISSÃO, pode escrever a profissão que desempenhava ou escrever aposentado/aposentada);

-Não precisa preencher os campos INFORME O ESTABELECIMENTO/LOCAL DE SAÚDE  e INFORME SEU SETOR DE TRABALHO;

-Clique em enviar cadastro;

-No campo AGENDAR SUA TRIAGEM selecione a data e o horário e clique em SOLICITAR AGENDA;

-Os idosos não precisam imprimir o QR CODE. Ao se dirigirem ao Centro de Eventos devem levar documento com foto, número do cartão SUS e comprovante de residência. Caso o idoso não tenha comprovante de residência, é preciso trazer o comprovante do filho ou do familiar com quem ele mora e um documento que prove o parentesco.

IMPORTANTE: Em caso de erro durante o agendamento, a pessoa deve mandar um email para o endereço [email protected] pedindo o cancelamento do agendamento. Após receber o e-mail com a confirmação do cancelamento, a pessoa poderá fazer um novo agendamento.

OBSERVAÇÃO: No ato de agendamento, caso não apareça a data e o horário na tela AGENDAR SUA TRIAGEM é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Profissionais da saúde são capacitados em técnica avançada de aférese no MT Hemocentro

Durante o treinamento, foram abordadas duas modalidades de aférese: a terapêutica

Publicados

em

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O  MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso  promoveu uma capacitação voltada à técnica de aférese para profissionais da unidade e da hemorrede de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo foi qualificar os participantes para realizarem coletas e procedimentos com segurança, qualidade e dentro das normas sanitárias.

Durante o treinamento, foram abordadas duas modalidades de aférese: a terapêutica, utilizada no tratamento de doenças por meio da remoção de substâncias nocivas do sangue; e a não terapêutica, empregada na coleta seletiva de componentes como plaquetas, hemácias e plasma para fins de transfusão.

A capacitação foi dividida em três etapas: fundamentação teórica com base nos princípios hematológicos e nas normativas da ANVISA; atividades práticas com o manuseio dos equipamentos; e estágio supervisionado, no qual os profissionais participaram de procedimentos reais com doadores e pacientes.

O equipamento utilizado nas atividades práticas é da empresa Haemonetics, capaz de realizar a separação dos componentes do sangue diretamente do doador ou paciente.

A enfermeira Mônica Torres, facilitadora do curso, destacou a importância de ampliar o número de profissionais aptos a operar a técnica. “A capacitação garante uma equipe mais preparada. Os profissionais já experientes passam por uma reciclagem, enquanto os novos ganham segurança para atuar. Isso fortalece o atendimento ao doador e àqueles que recebem os hemocomponentes”, explicou.

Segundo Maria da Graça Zeferino Campos Lopes, médica e pedagoga do Núcleo de Educação Permanente (NEPES) do MT Hemocentro, essas ações são fundamentais para a qualidade do serviço prestado. “Temos o compromisso de manter nossos servidores atualizados com práticas seguras. A capacitação em aférese é essencial para assegurar um atendimento eficiente e qualificado”, afirmou.

Participante do curso, a enfermeira Renata Brandão destacou a importância da prática. “Ter contato direto com a máquina e com o procedimento nos traz confiança. Acompanhamos todo o ciclo, desde a montagem até a destinação do componente ao paciente. É um aprendizado que se reflete no cuidado com a vida”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA