VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Saúde Mental

Dr. Miguel Júnior firma compromisso com psicólogos para fortalecer saúde mental em Várzea Grande

Parlamentar promete intermediar diálogo com a Secretaria de Saúde para discutir salário, 30 horas e prevenção de doenças mentais.

Publicado em

Saúde

Assessoria parlamentar
Assessoria parlamentar

O vereador Dr. Miguel Júnior (Cidadania) recebeu nesta segunda-feira o presidente dos psicólogos de Mato Grosso, Gil, para discutir as principais demandas da categoria no município. Durante o encontro, o parlamentar se comprometeu a ser um aliado dos profissionais da psicologia na cidade.

“Pode ter certeza que hoje mesmo já vou entrar em contato com a secretária de Saúde, Deisi, para marcar uma reunião com os representantes da categoria. Queremos discutir melhor a faixa salarial, colocar a psicologia na atenção primária para prevenção de doenças mentais e, assim, reduzir custos na atenção secundária”, afirmou Dr. Miguel Júnior.

Gil agradeceu o acolhimento e destacou a importância do diálogo. “Hoje é um dia muito especial. Falamos sobre salário, prêmio de saúde e as 30 horas, que são pautas não só de Mato Grosso, mas nacionais. Agradeço demais por olhar para nossa categoria e para os profissionais que atuam na saúde mental”, disse.

A reunião deve ocorrer nos próximos dias, reunindo representantes da categoria, a Secretaria de Saúde e o parlamentar para avançar nas negociações.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Mato Grosso realiza captação de fígado no Hospital Santa Casa, em Cuiabá

Oito captações de múltiplos órgãos já foram realizadas em 2025; ação envolve equipes do SNT e da CET

Publicados

em

Crédito: SES-MT

A Central Estadual de Transplantes (CET), administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou na tarde desta quinta-feira (2) a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. O procedimento começou às 12h18 e foi concluído às 14h56, com participação de equipes vindas de Brasília (DF) e suporte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Essa foi a oitava captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso em 2025. Em 2024, o estado registrou 13 captações, resultando em 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância do gesto da família doadora. “A captação e o transplante de órgãos demonstram a grandeza do SUS. Parabenizo a família que aceitou doar esse órgão mesmo em um momento de dor. Essa é a chance de vida para alguém que precisa”, afirmou.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, ressaltou os esforços do governo estadual em conscientizar profissionais e familiares sobre a doação. “Trabalhamos para que todos sejam sensíveis na abordagem das famílias. Além disso, a SES retomou o transplante de rim no estado, o que é muito positivo para a população”, disse.

A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, também destacou os investimentos em capacitação. “Em 2024 realizamos dez turmas de treinamento junto aos hospitais notificadores. Em 2025, promovemos diversas capacitações durante o Setembro Verde, mês voltado à conscientização sobre transplante de órgãos”, explicou.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA