NOVEMBRO AZUL
“Dor na coluna também é um dos sintomas de câncer de próstata”, alerta especialista
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais estimado entre os homens em Mato Grosso, representando 57,7% dos casos
Saúde

O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil. Durante este período, a importância de diagnosticar a doença precocemente é destacada, já que, quando tratada em estágios iniciais, as chances de cura são muito maiores. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo de câncer mais estimado entre os homens em Mato Grosso, representando 57,7% dos casos novos.
A doença acomete principalmente os homens com idade entre 45 e 50 anos e se não tratada a tempo, pode levar o paciente a óbito. Os exames para diagnóstico e orientações para o tratamento são realizados por médicos urologistas. No entanto, o médico ortopedista e cirurgião de coluna vertebral, Fábio Mendonça, faz um alerta importante quanto a um dos sintomas iniciais que não deve ser descartado: a dor na coluna.
Segundo ele, este tipo de câncer é silencioso, não raro e o fator genético também pode interferir para que pessoas de uma mesma família tenham o diagnóstico. Embora o câncer de próstata em estágios iniciais possa não apresentar sintomas evidentes, a detecção precoce através de exames regulares, como o toque retal e o exame de PSA (antígeno prostático específico), pode salvar vidas.
“Na minha área [coluna], é bem comum pacientes com dor nas costas, que não melhoram e que pode ser um sinal de câncer de próstata. Devido à proximidade da circulação, entre a próstata e a coluna, células cancerígenas podem se disseminar e se alojar na coluna levando a metástase. É muito comum um homem ter o tumor na próstata e nem saber que tem”, explicou o médico, que também é presidente do presidente do Grupo Hospitalar HBento.
Paciente com dor lombar, intensa, que não melhora com analgesia, e sente piora com atividade física, também pode ser um sinal da doença.
“O tumor às vezes pode estar lá há um tempo e somente depois que a célula do câncer entra nas vértebras do osso da coluna, começa a crescer dentro da coluna do paciente, gerando dor. À medida que o tumor cresce, causa compressão do nervo ciático e a pessoa até pensa que é hérnia de disco, descartando ser um problema grave. Já descobrimos casos de pacientes que estavam com o câncer de próstata durante a ressonância na coluna”.
A prevenção e o diagnóstico precoce devem ser os principais aliados na busca pela cura.
“Esta é uma doença especificamente masculina, mas sabemos que os homens são um pouco resistentes quanto ao autocuidado. Este alerta e mobilização para que se cuidem é um trabalho que pode ser feito pelos, filhos, parceiras, colegas”, concluiu o médico.

Saúde
Número de leitos em hospitais estaduais é dobrado por governo de MT
Técnicos apresentam balanço do terceiro quadrimestre de 2024 em audiência pública

O número de leitos clínicos nos hospitais estaduais dobrou nos últimos seis anos. A informação foi compartilhada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nesta terça-feira (25-03), durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Na ocasião, foi apresentado o relatório financeiro do terceiro quadrimestre de 2024, além dos dados do Relatório Anual de Gestão da SES. Ivone Rosset, secretária adjunta de Orçamento e Finanças da SES, ressaltou que a quantidade de leitos na rede estadual cresceu consideravelmente entre 2019 e 2024.
Ela ainda mencionou que, com a construção de quatro novos Hospitais Regionais no interior do estado, serão adicionados mais 600 leitos, sem contar os leitos do Hospital Júlio Muller e do Hospital Central de Cuiabá, cujas obras estão 98% concluídas e que devem contar com 287 leitos de internação.
A assessora responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER) da SES, Claudete de Souza, também apresentou um panorama do orçamento executado pela Secretaria em 2024, as principais fontes de recursos, o percentual de aplicação exigido pela Emenda Constitucional 29 e as ações mais relevantes realizadas pelas diversas áreas da pasta.
Estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Lúdio Cabral, Dr. João, Marildes Ferreira, e, de forma remota, Sebastião Rezende.
-
Saúde4 dias atrás
Mato Grosso enfrenta crise de chikungunya: Secretário de saúde cobra ação da população
-
Polícia6 dias atrás
Alvos de operação resistem à chegada do Gaeco e são mortos
-
Claro e Escuro6 dias atrás
Vereador Assume Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Federal prende maníaco com imagens de abuso sexual infantil em Várzea Grande
-
Economia5 dias atrás
9ª Edição da Farm Show MT destaca o papel de Mato Grosso no desenvolvimento do agronegócio
-
Judiciário6 dias atrás
Ex-PM recebe sentença de mais de 25 anos pela morte da ex-diretora do Sanear
-
Polícia6 dias atrás
Gaeco combate extorsão de comerciantes de água em Cuiabá, VG, Nobres e Sinop
-
Economia6 dias atrás
Com apoio da Sedec, Farm Show iniciou nesta terça-feira com expositores de 60 países