Saúde
Dia D contra pólio terá 471 unidades básicas de saúde abertas em SP
Saúde
[ad_1]
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo promove neste sábado (8) o Dia D da campanha contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, para crianças menores de 5 anos de idade. Para isso, estarão abertas 471 unidades básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Nas UBSs que são integradas às assistências médicas ambulatoriais (AMAs) e que já abrem aos sábados para vacinação, o funcionamento será das 7h às 19h.
A campanha de vacinação contra a poliomielite na cidade de São Paulo teve início no dia 27 de maio e faz parte da Estratégia Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que se estende até o dia 14 de junho, com o objetivo de reduzir o risco da reintrodução da doença no país e aumentar a cobertura vacinal. Segundo a SMS, são utilizadas as vacinas inativada poliomielite (VIP), para menores de 1 ano, e a oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, para crianças entre 1 a menores de 5 anos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“O público-alvo da campanha é de 588.307 crianças, sendo 128.490 menores de 1 ano, e 459.817 crianças de 1 a menores de 5 anos. As crianças menores de 1 ano são imunizadas com a VIP, conforme a situação vacinal para o esquema primário – que consiste em três doses aos dois, quatro e seis meses de idade”, explica a SMS.
Nesta campanha, até quarta-feira (5), foram aplicadas 37.881 doses da vacina. Na capital paulista, a cobertura vacinal contra a pólio em 2023 foi de 90,67%. A vacinação é a única forma de prevenção e redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, que está eliminado no país desde 1994.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, caracterizada pela contaminação pelo poliovírus, que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir para a morte. A vacina é a principal forma de prevenção.
Multivacinação
Além da vacina contra a pólio, serão ofertados os imunizantes do calendário do PNI para atualização de carteirinhas. As UBSs fornecerão aos estudantes que forem se vacinar, ou aos pais e responsáveis, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para ser entregue preenchida nas unidades educacionais.
Também serão ofertadas as vacinas contra a influenza (ampliada para toda população acima de 6 meses de idade) e contra a covid-19 para o público prioritário. Na data, haverá vacinação de idosos acamados ou residentes em instituições de Longa Permanência, além da busca ativa de faltosos de vacinação de rotina.
Fonte: EBC SAÚDE

Saúde
Prefeitura orienta por boas práticas sanitárias em supermercados
O gerente de vigilância em produtos e serviços da Vigilância Sanitária, Victor Pagnosi Pacheco, avaliou o evento como uma oportunidade de diálogo da Secretaria Municipal de Saúde com o empresariado

A Vigilância Sanitária de Cuiabá, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira (24) o 1º “Workshop de Resultados da Operação de Monitoramentos em Supermercados”. Participaram empresários e representantes comerciais de supermercados. O evento ocorreu na sede do auditório da Procuradoria Geral de Justiça, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
As fiscalizações, iniciadas em abril de 2024 e concluídas em fevereiro, avaliaram as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos. Aqueles com irregularidades, receberam prazos para se adequar às normas sanitárias.
Durante o evento, fiscais da Vigilância Sanitária abordaram temas relacionados a boas práticas em alimentos para evitar contaminações, ações para controle de vetores e pragas urbanas, a segurança alimentar e a política nacional de resíduos sólidos.
O gerente de vigilância em produtos e serviços da Vigilância Sanitária, Victor Pagnosi Pacheco, avaliou o evento como uma oportunidade de diálogo da Secretaria Municipal de Saúde com o empresariado. “A nossa missão é prevenir riscos para a saúde do trabalhador e do meio ambiente. Esse trabalho identifica quais são as soluções para a prestação destes serviços de produtos alimentícios tão essenciais a economia”.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de Cuiabá, Marilena Aburad de França Nunes, destaca a importância da colaboração dos supermercados para garantir um ambiente seguro aos consumidores, conforme estabelecido pela RDC (Regulamento Técnico de Boas Práticas 216/2004 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), Alessandro Morbeck, elogiou a realização do evento e a iniciativa da Vigilância Sanitária de Cuiabá em proceder com orientações de boas práticas aos proprietários de supermercados.
“Nosso objetivo é assegurar que os estabelecimentos operem de maneira segura e higiênica, protegendo a saúde e o bem-estar da população. A fiscalização desempenha um papel educativo e preventivo, e este evento será uma oportunidade para dialogarmos com os supermercadistas sobre as melhorias necessárias”, pontua.
-
Polícia3 dias atrás
Facção é desarticulada por lavar R$ 13 milhões com fachada de empresas
-
Polícia4 dias atrás
Justiça reduz pena de Marcola pelo roubo milionário de 1999 em Cuiabá
-
Variedades3 dias atrás
Veículos com placa final 4 devem quitar o Licenciamento 2025 até 30 de abril
-
Esporte4 dias atrás
Mixto estreia com vitória em jogo eletrizante contra o Porto Velho na Série D
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça mantém obras no Morro de Santo Antônio e reconhece legalidade do projeto
-
Saúde4 dias atrás
Apenas 7% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Cuiabá
-
Judiciário4 dias atrás
Conciliação ambiental: Sema promove nova edição de mutirão para regularização de infrações
-
Judiciário2 dias atrás
Recurso de Moretti é negado e multa por fake news é mantida pelo TSE