alarmantes
Dengue: quase 40% dos brasileiros tiveram a doença em algum momento da vida
Penúltimo sábado de novembro é o Dia Nacional de Combate à Dengue; Brasil registrou mais de 6,5 milhões de casos este ano
Saúde

Mais de 6,5 milhões de brasileiros tiveram dengue só em 2024. O número é o maior da série histórica de 20 anos do Ministério da Saúde e corresponde quase à população do Maranhão. Apesar de alarmantes, os valores deste ano não refletem todo o cenário endêmico da doença. Segundo pesquisa divulgada pelo laboratório Takeda — responsável por desenvolver a vacina contra dengue —, 39% da população já teve a doença durante a vida. Os dados foram divulgados dias antes do Dia Nacional de Combate à Dengue, instituído por lei para ser no último sábado de novembro.
A pesquisa mostra que 91% da população considera a doença como “grave”. Além disso, 85% das pessoas conhecem alguém que já contraiu a doença, e quase uma em cada quatro conhece alguém que faleceu por causa dela. Em 2024, mais de sete mil pessoas morreram de dengue, entre os óbitos confirmados e ainda em investigação pelo ministério.
Sobre a vacina da dengue, 88% afirmam que o imunizante é uma forma efetiva para a prevenção contra a doença, e 76% consideram como importante que ela esteja disponível de forma gratuita. O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza a vacina para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
São Paulo é a unidade da federação com mais mortes registradas em 2024, com 1.920, seguido por Minas Gerais (1.099), Paraná (732), Distrito Federal (440) e Goiás (408). Somados, os quatro estados e o DF acumulam 78% do total de óbitos.
O Distrito Federal é a unidade da federação com maior taxa de incidência de casos prováveis, com 9.850,9 casos por 100 mil habitantes. Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Goiás aparecem em seguida, somando 77% do número absoluto de casos.
A faixa etária que mais registra casos de dengue é de 20 a 29 anos, com 1,2 milhão de casos, o que representa quase um em cada cinco casos. Na separação por gênero, as mulheres são a maioria a contrair a doença (55%).
Fonte: R7 – https://noticias.r7.com/saude/dengue-quase-40-dos-brasileiros-tiveram-a-doenca-em-algum-momento-da-vida-23112024/

Saúde
Mato Grosso descarta suspeitas de gripe aviária em humanos após exames
Mesmo com o descarte, os pacientes continuam sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) comunicou que os dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos, registrados no município de Campinápolis, foram descartados. A conclusão foi confirmada após análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Com a exclusão desses casos, o estado não apresenta atualmente suspeitas ou confirmações da doença em pessoas.
Mesmo com o descarte, os pacientes continuam sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis até o dia 17 de junho, como medida de segurança e prevenção.
-
Judiciário7 dias atrás
Sindicato pede ao CNJ suspensão de contrato temporário e convocação de aprovados no concurso do TJMT
-
Judiciário7 dias atrás
Justiça prorroga prisão temporária de casal acusado de ser mandante da morte do advogado Renato Nery
-
Cidades5 dias atrás
Motoristas de aplicativos em Cuiabá e VG aderem à campanha ‘Fique Off’
-
Esporte7 dias atrás
Lucas Mineiro brilha e garante vitória do Cuiabá sobre o Paysandu na Arena Pantanal
-
Judiciário4 dias atrás
Mauro Cid admite interferência de Bolsonaro em minuta golpista
-
Economia6 dias atrás
Governo de MT apresenta LDO e projeta orçamento de R$ 39,8 bilhões para 2026
-
Judiciário5 dias atrás
TCE suspende concorrência de R$ 2,6 bilhões da Sinfra após denúncia de irregularidades
-
Saúde6 dias atrás
SES reforça importância do Teste do Pezinho e debate ampliação do programa em encontro estadual