VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

MEDIDAS IMPOPULARES

Decretos de Abilio na área de saúde geram críticas do Sindimed e CRM/MT

Instituição que representa a categoria médica pede que MPF apure essa medida de Abílio, considerada arbitrária

Publicado em

Saúde

Foto: Davi Valle - Secom-Cuiabá

Medidas baixadas recentemente pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), na área de saúde, mereceram pronto repúdio do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT). Conforme a instituição sindical, são decretos prejudiciais ao bom andamento da saúde, e efetivamente prejudicam o usuário SUS. Um deles, cita, é o decreto de Situação de Emergência. 

O Sindimed explica que fará recomendações aos clínicos referentes a essas medidas claramente arbitrárias. Eles já foram orientados para a vigilância que podem vir a sofrer constrangimentos, via filmagens por parte de assessores do prefeito. Ao Ministério Público Federal, é solicitado abertura de investigações para apurar tal conduta e, também, a aplicação dos recursos públicos nessa área.

Abilio justifica que as medidas baixadas vêm ao encontro das demandas detectadas na saúde. Citou ter instituído decreto de Situação de Emergência em face do surto de arboviroses – dengue e chikungunya.

“Esses casos aumentaram de forma fenomenal. Somente em 20 dias, por exemplo, houve acréscimo de 204,5% e 1.913,3%. Diante de tal situação, fomos obrigados a adotar medidas administrativas compatíveis à gravidade desse quadro geral”. Também foram adquiridos medicamentos e insumos para tratamento dos surtos.

Uma outra medida do prefeito se estendeu às UBS da capital – Unidades Básicas de Saúde, para que recebam pacientes. O objetivo, argumenta, é desafogar as UPA(s), Unidades de Pronto Atendimento.

Porém, segundo o sindicato, houve intimidação do Executivo para que os servidores acatassem tais determinações, sob pena de serem penalizados. Além do Sindimed, essa decisão foi igualmente desaprovada pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso.

Na prática, é o alerta conjunto do Sindicato dos Médicos e do Conselho Regional de Medicina/MT, esse decreto municipal é realmente preocupante, e pode prejudicar pacientes catalogados como crônicos. Ambas as instituições instruem para que os servidores da área registrem os atendimentos e cumpram a carga horária definida. E se forem  filmados por membros da equipe de Abilio, devem registrar isso com idênticas gravações.

O Conselho divulgou uma nota em que repudia veementemente esse procedimento adotado pelo prefeito para com os profissionais da área de saúde. Segundo a nota, há claro intuito do prefeito em criminalizar e responsabilizar os médicos pelo caos na saúde da capital. Postura que incentiva negativamente a população para visualizar os médicos na condição de vilões do processo de atendimento, gerando violência verbal e mesmo física contra esses profissionais.

É detalhado, na mesma nota do CRM/MT, a falta de infraestrutura das UPAs e UBAs em relação a atendimentos de urgência e emergência, ao contrário das UPAs. Essas primeiras não foram criadas para tal função, é frisado pelas instituições que representam a categoria médica. É notório que o prefeito insiste em atribuir aos médicos as deficiências que a saúde pública do município registra há anos, diz o CRM/MT.

Na interpretação dos conselheiros, há forçoso intuito de se criar ilusória cortina de fumaça sobre a precariedade da saúde, como se as soluções fossem fáceis, ao alcance geral, e só não acontecem porque os médicos simplesmente não querem.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Hospital Estadual Santa Casa prestou 396 atendimentos em oncologia infantil

Neste sábado (15), é Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, alerta para que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas

Publicados

em

Foto: Secom-MT

O Hospital Estadual Santa Casa, unidade mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Cuiabá, realizou 396 atendimentos na área da oncologia infantil em 2024. A unidade atua como referência no atendimento a pacientes com câncer infanto-juvenil em Mato Grosso.

Neste sábado (15), Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, o diretor do Hospital Estadual Santa Casa, Rodrigo Guimarães, alerta para que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas e mantenham as consultas pediátricas em dia.

“Por serem sintomas comuns de doenças que acometem crianças, é necessário que as consultas estejam em dia e que os pais ou responsáveis fiquem atentos aos sinais, a fim de ter um diagnóstico precoce”, disse.

“O Hospital Estadual Santa Casa é referência em pediatria para todo o Estado e faz um trabalho excepcional junto aos pacientes oncológicos infanto-juvenis. A unidade reúne uma equipe humanizada para realizar os atendimentos, o que faz toda a diferença no tratamento”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Os sintomas mais comuns do câncer infantil são: palidez, hematomas ou sangramento e dor óssea; caroços ou inchaços, principalmente aqueles indolores e sem febre; perda de peso inexplicada, tosse persistente, sudorese noturna e falta de ar; alterações nos olhos, como estrabismo; inchaço abdominal; dores de cabeça persistentes ou graves, vômitos pela manhã com piora ao longo do dia; dor em membros e inchaço sem traumas.

O Hospital Estadual Santa Casa presta diferentes tratamentos quimioterápicos, consultas de acompanhamento, exames e dá suporte ao paciente em tratamento oncológico que está internado na unidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA