Saúde
De janeiro a março, Estado pactuou 129 novos leitos de UTI pelo SUS
Saúde

Mesmo com o aumento no número de leitos de UTI, a taxa de ocupação é de 96%, conforme boletim epidemiológico de segunda-feira (29)
Da Redação
Mato Grosso tem 547 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para tratamento da Covid-19, neste mês de março. O número é 30,8% maior em comparação com o mês de dezembro de 2020, em que eram 418 UTIs Covid-19, quando a pandemia estava mais controlada.
“De abril de 2020 até agora, o número de leitos abertos cresceu exponencialmente, pois todos os esforços foram empenhados para o enfrentamento da doença. O atual problema não é apenas abrir leitos, pois só em 2021 foram abertos 129: a população precisa ter consciência da urgência do isolamento social e das medidas de biossegurança, caso contrário, não teremos leitos suficientes nunca”, destacou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Para ele, o índice de isolamento social, que em Mato Grosso está em torno de apenas 30%, deveria ser de ao menos 50% para reduzir o contágio da Covid-19 entre as pessoas. Conforme a comunidade internacional, o isolamento social é uma das medidas mais eficazes para a redução da transmissão da doença, permitindo também a redução do número de casos e óbitos, além da necessidade de internações.
“Apesar de continuarmos o trabalho para abertura de leitos, a taxa de ocupação das UTIs permanece acima de 90%. Na segunda-feira, dia 29 de março, foi de 96%. Então, é preciso que toda a população tenha consciência e adote as medidas de segurança em saúde, e principalmente, pratique o isolamento social, saindo apenas quando for realmente necessário”, afirmou Gilberto.
O secretário pontuou que outra dificuldade se dá em relação a falta de profissionais intensivistas para atuar nas unidades de saúde. “Temos recursos, temos equipamentos, porém, a falta de médicos especializados é que mais nos preocupa, pois impede a abertura dos leitos de UTI na velocidade necessária”.

Saúde
SES apoia mostra que valoriza boas práticas em amamentação nos municípios de MT
Evento será realizado em agosto de 2025 pela UFMT e parceiros. Iniciativas das prefeituras serão avaliadas por critérios como impacto, originalidade e potencial de replicação.é

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso está apoiando a Mostra de Experiências Bem-sucedidas em Amamentação, organizada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio das Faculdades de Enfermagem e Nutrição, do Hospital Universitário Júlio Muller e do Programa Ninho do Cuidado.
O objetivo da iniciativa é reconhecer e premiar projetos desenvolvidos por municípios que atuam na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As inscrições estão abertas até o dia 28 de julho e a mostra será realizada no dia 20 de agosto de 2025, no auditório do Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá.
Os projetos podem ser inscritos em dois eixos temáticos:
-
Experiências em serviço, voltadas ao atendimento de usuários ou profissionais da saúde, assistência social e educação.
-
Atividades comunitárias, realizadas por associações ou grupos locais.
Entre os critérios de avaliação estão a relevância da proposta, originalidade, inovação, impacto na saúde materno-infantil, clareza na apresentação, detalhamento das ações e viabilidade de replicação em outras realidades. Os interessados podem participar clicando aqui.
*Sob supervisão de Gene Lannes
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário7 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia7 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Variedades4 dias atrás
Detran-MT leva ações de trânsito a 25 cidades
-
Polícia6 dias atrás
Bombeiros de MT auxiliam expedição internacional em caverna submersa
Você precisa estar logado para postar um comentário Login