VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

campanha

Cuiabá realiza primeiro mutirão de exames no Hospital São Benedito

Ação integra a campanha Outubro Rosa e oferece ultrassonografias de mama e transvaginais

Publicado em

Saúde

Crédito: Prefeitura de Cuiabá

Aos 40 anos e com histórico familiar de câncer de mama, Cristiane Figueiredo da Silva Guimarães, moradora do bairro Jardim Paraná, foi uma das mulheres atendidas no primeiro mutirão de exames realizado neste sábado (4) pela Prefeitura de Cuiabá, no Hospital São Benedito. Ela está entre as 20 pacientes que realizaram ultrassonografia de mama na unidade administrada pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP).

Na minha família já houve casos de câncer de mama, da minha avó. Então insisti muito para conseguir fazer. É importante a gente se cuidar, buscar informações e realizar os exames. Muitos pensam que, ao procurar um médico, só vão descobrir doenças, mas não é assim. O importante é cuidar da saúde, e isso deve ser prioridade. Sou grata pela oportunidade de estar aqui hoje”, afirmou Cristiane, paciente encaminhada pela Unidade de Saúde da Família (USF) do Três Barras.

O mutirão de ultrassonografia de mama e transvaginal faz parte da programação do Outubro Rosa 2025, campanha mundial voltada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Segundo o diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Israel Paniago, neste primeiro dia foram agendados 35 pacientes, mas 20 mulheres compareceram para realizar os exames. Ele destacou que o formato do atendimento foi pensado especialmente para atender mulheres que trabalham.

Os atendimentos estão sendo realizados aos sábados, a partir das 7h30, e durante a semana, nas terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 17h. Esse formato foi pensado para atender mulheres que não conseguem vir em horário comercial. O Outubro Rosa é um mês de conscientização da saúde da mulher, e a Prefeitura está ampliando os serviços para atender essa demanda”, afirmou.

O médico radiologista Gabriel Chemin, responsável pelos atendimentos no mutirão, ressaltou que os exames são rápidos, seguros e entregues imediatamente às pacientes. Ele orienta que as mulheres levem exames anteriores para facilitar a comparação dos laudos.

O ultrassom de mama é complementar à mamografia, que deve ser feita a partir dos 40 anos. Aqui no mutirão, a paciente sai no mesmo dia já com o laudo em mãos para levar ao médico. Nosso objetivo é ampliar o acesso e reforçar a importância da prevenção. Temos visto cada vez mais casos em mulheres jovens, e por isso essas campanhas são fundamentais”, explicou o médico.

O mutirão seguirá durante os quatro sábados de outubro, com capacidade para atender 30 a 35 pacientes por dia. Além disso, o Hospital São Benedito manterá a oferta de exames durante a semana, nos períodos matutino e noturno, ampliando o acesso para mulheres que não conseguem comparecer em horário comercial.

Ao todo, estão previstos 510 exames ao longo do mês, sendo 320 de ultrassonografia de mama e 190 transvaginais, reforçando o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a saúde preventiva e o cuidado integral da mulher.

 

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Vandalismo em Cuiabá provoca vazamento e obriga transferência de pacientes no PS

As equipes trabalham para garantir a normalização dos atendimentos e a entrega do novo Centro Médico Infantil dentro do prazo

Publicados

em

Crédito: Montagem

Pacientes do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá precisaram ser remanejados na manhã desta quarta-feira (8) após um vazamento provocado por atos de vandalismo nas instalações hidráulicas da unidade. A diretoria registrou boletim de ocorrência e o caso será investigado pela Polícia Civil de Mato Grosso.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, os danos foram identificados em encanamentos e ralos recém-instalados no Centro Médico Infantil de Cuiabá e no pronto-socorro. A ação intencional comprometeu parte do sistema hidráulico que também atende a estrutura do antigo pronto-socorro, levando ao reagendamento de cirurgias e à transferência emergencial de pacientes.

No total, 14 pacientes da enfermaria 3 foram transferidos para leitos de reserva cirúrgica, o que resultou na suspensão temporária de internações eletivas. Outro vazamento na enfermaria 2 obrigou a transferência de 13 pacientes para a enfermaria 3, que foi rapidamente recuperada para manter os atendimentos.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, classificou o episódio como grave e lamentável.

Vamos identificar quem danificou os encanamentos. Essa ação é vista com muita preocupação, porque impactou diretamente os pacientes e interrompeu até cirurgias. Não compactuamos com qualquer atitude que coloque em risco a saúde pública”, afirmou.

O prefeito Abilio Brunini também se manifestou, destacando que todas as medidas legais serão tomadas.

Estamos tratando esse episódio com total seriedade. A Prefeitura não vai tolerar sabotagem ou vandalismo dentro de unidades de saúde. Vamos identificar os responsáveis e responsabilizá-los conforme a lei”, declarou.

A Prefeitura informou ainda que determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar eventual participação de servidores públicos. As equipes trabalham para garantir a normalização dos atendimentos e a entrega do novo Centro Médico Infantil dentro do prazo.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA