mês da mulher
Cuiabá intensifica coleta de exame de Papanicolau durante Outubro Rosa
A prevenção é o melhor caminho para a saúde da mulher
Saúde

Durante o Outubro Rosa, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cuiabá intensificam a coleta do exame de Papanicolau (CCO), essencial para a prevenção e rastreamento do câncer do colo do útero. A ação faz parte da programação do mês dedicado à conscientização sobre a saúde da mulher.
A UBS Ilza Terezinha Picolli realizará, nesta terça-feira (7), a partir das 8h, atividades alusivas ao Outubro Rosa, com oferta do exame. Os dias de coleta foram ampliados para melhor atender a população feminina durante consultas de enfermagem voltadas à saúde da mulher.
Segundo a secretária-adjunta de Atenção Primária, Cinara Thais Silva de Brito Sobrinho, o exame de Papanicolau é simples, rápido, indolor e aumenta significativamente as chances de cura.
“O exame oferece informações cruciais para a saúde da mulher e está disponível para todas, especialmente na faixa etária entre 25 e 59 anos”, afirmou Cinara.
Ao todo, 42 unidades de saúde funcionam em horário comercial até às 17h, 24 unidades atendem até às 19h e 5 unidades até às 21h.
Dia D de Saúde da Mulher – 18 de outubro
No dia 18 de outubro, haverá uma grande mobilização em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), com oferta de:
-
Exames de Papanicolau
-
Solicitação de mamografias
-
Práticas integrativas voltadas ao bem-estar físico, mental e emocional
Simultaneamente, será realizado o Dia D de vacinação, voltado para crianças e adolescentes de até 15 anos, com foco na atualização da caderneta vacinal.
Unidades de Saúde com horário de atendimento estendido
-
Clínica da Família CPA I: 7h às 21h
-
USF CPA III e IV: 7h às 19h
-
USF Ilza Terezinha Picolli: 7h às 21h
-
USF Jardim Vitória 1, Paiaguas, Dom Aquino, Pico do Amor, Jardim Imperial, Bela Vista/Carumbé, Terra Nova/Canjica, Eldorado, Jd Fortaleza/Santa Laura, etc.: 7h às 19h
-
USFs com horário parcial: das 7h às 11h e das 13h às 17h
(A lista completa com todas as unidades está disponível junto à Secretaria Municipal de Saúde.)
A Prefeitura de Cuiabá reforça que a prevenção é o melhor caminho para a saúde da mulher e incentiva que todas aproveitem a oportunidade para realizar os exames preventivos.
*Sob supervisão de Daniel Costa

Saúde
Vandalismo em Cuiabá provoca vazamento e obriga transferência de pacientes no PS
As equipes trabalham para garantir a normalização dos atendimentos e a entrega do novo Centro Médico Infantil dentro do prazo

Pacientes do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá precisaram ser remanejados na manhã desta quarta-feira (8) após um vazamento provocado por atos de vandalismo nas instalações hidráulicas da unidade. A diretoria registrou boletim de ocorrência e o caso será investigado pela Polícia Civil de Mato Grosso.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, os danos foram identificados em encanamentos e ralos recém-instalados no Centro Médico Infantil de Cuiabá e no pronto-socorro. A ação intencional comprometeu parte do sistema hidráulico que também atende a estrutura do antigo pronto-socorro, levando ao reagendamento de cirurgias e à transferência emergencial de pacientes.
No total, 14 pacientes da enfermaria 3 foram transferidos para leitos de reserva cirúrgica, o que resultou na suspensão temporária de internações eletivas. Outro vazamento na enfermaria 2 obrigou a transferência de 13 pacientes para a enfermaria 3, que foi rapidamente recuperada para manter os atendimentos.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, classificou o episódio como grave e lamentável.
“Vamos identificar quem danificou os encanamentos. Essa ação é vista com muita preocupação, porque impactou diretamente os pacientes e interrompeu até cirurgias. Não compactuamos com qualquer atitude que coloque em risco a saúde pública”, afirmou.
O prefeito Abilio Brunini também se manifestou, destacando que todas as medidas legais serão tomadas.
“Estamos tratando esse episódio com total seriedade. A Prefeitura não vai tolerar sabotagem ou vandalismo dentro de unidades de saúde. Vamos identificar os responsáveis e responsabilizá-los conforme a lei”, declarou.
A Prefeitura informou ainda que determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar eventual participação de servidores públicos. As equipes trabalham para garantir a normalização dos atendimentos e a entrega do novo Centro Médico Infantil dentro do prazo.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Educação6 dias atrás
Mais de 15 mil estudantes fazem prova para escolas militares de MT neste domingo
-
Judiciário7 dias atrás
MP alerta bares e restaurantes de MT sobre bebidas adulteradas
-
Polícia4 dias atrás
Mulher é baleada na cabeça dentro de condomínio em Várzea Grande
-
Política7 dias atrás
Deputado Dr. João cobra melhorias da Energisa em audiência da ALMT em Tangará
-
Polícia2 dias atrás
Homem é atropelado por motociclista e morre na Avenida da FEB, em VG
-
Claro e Escuro3 dias atrás
Um ano sem investimentos será um ano sem água em Várzea Grande?
-
Política7 dias atrás
Mendes diz que declarações sobre delegacia da mulher foram mal interpretadas
-
Economia4 dias atrás
Dia das Crianças deve movimentar R$ 331 milhões no comércio de MT